18 de março de 2019

Princípios para escolher alguém para relaciona-se




Por Everton Edvaldo

Em sua velhice, Abraão pediu para que Eliezer (o homem que cuidava de todos os seus bens), fosse buscar em sua terra natal, uma moça para casar com seu filho, Isaque. A ordem de Abraão é bem clara: "... não buscarás mulher para meu filho entre as filhas de cananeus, no meio dos quais estou vivendo..." (Gn 24.3).

A Palavra de Deus diz que Eliezer na hora de buscar uma esposa pra Isaque, orou ao SENHOR (Gn 24.12), depois quando ele a encontrou, a observou atentamente (Gn 24.21) e depois foi à casa dos seus pais. (Gn 24.32).

Através desses textos, podemos extrair algumas implicações para alguém que deseja ter êxito na missão de encontrar alguém para relacionar-se:

1- Não procure relacionar-se com pessoas com crenças, costumes e valores mundanos. Assim viviam as filhas dos cananeus. Serviam a outros deuses e tinham práticas pagãs, estranhas às de Abraão. Por isso, ele pediu que Eliezer (seu servo) fosse à casa de seu pai, para de lá escolher a futura esposa de Isaque. Anos mais tarde, sua família sofreu as consequências de ter entre eles, mulheres pagãs. A Bíblia diz que Esaú escolheu duas mulheres hititas para casar. "Elas amargurada a vida de Isaque e de Rebeca." (Gn 26.35). Isaque, tinha a mesma preocupação de seu pai quando disse a Jacó, seu filho: "Não se case com mulher Cananéia." (Gn 28.1). A Bíblia também diz que "... Isaque não aprovava as mulheres cananeias." (Gn 28.8), entretanto, seu filho, Esaú escolheu não obedecê-lo. 

Contextualizando: Quem procura relacionar-se com pessoas cristãs, evita uma série de problemas. Analise bem a conduta daquela pessoa que você irá escolher para viver a vida inteira. 

2- Ore ao SENHOR! Isto é, peça direção a Ele, para que ele ilumine seus caminhos e abra seus olhos. Converse com Deus a respeito do seu futuro, das suas escolhas e seus investimentos. 

3. Observe atentamente a pessoa que você está de olho. Sim, como ela é? Como se comporta? Quais são seus valores? É de família? Quem são suas amizades? Como é seu caráter e personalidade? Onde ela quer chegar? Quais são seus objetivos? Você precisa observar atentamente seus passo, antes de consolidar esse relacionamento. 

4. "Vá à casa dos seus pais." Isto é, procure se envolver com a família. Tenha algo para oferecer. Quando digo isso, não falo simplesmente de bens materiais e dinheiro. A coisa é mais ampla: você tem condições de assumir esse relacionamento? Os pais dela estarão seguro de que sua filha estará em boas mãos? Eles podem confiar em você? 

Conclusão: Apesar de não ser exaustivo, creio que esses 4 passos são importantes para quem deseja fazer uma boa escolha da pessoa amada. Se você gostou desse texto, marque alguém nos comentários e compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário