1 de abril de 2019

Daniel na cova dos leões



Por Deyzi Silva.

Leitura Bíblica: (Daniel 6).

Autoria do livro: Daniel, contemporâneo de Jeremias e Ezequiel, que foi exilado na babilônia junto com outros jovens de linhagem real.

Data : Estudiosos da Bíblia postularam que Daniel escreve este livro durante sua vida. Os eventos retratados na Bíblia se estendem por um período entre (605 e 536 a.C) provavelmente, foi concluído no ano 530 a.C.

Propósito: Os eventos registrados e profetizados no livro de Daniel incentivavam e consolavam os judeus da época de Daniel. Embora estivessem derrotados e espalhados no exílio, seu Deus permanecia no controle da história.

Gênero : apocalíptico.

No estudo a seguir , iremos nos concentrar e entender mais sobre o acontecimento retratado em Daniel capítulo 6.
Para compreendermos melhor a passagem descrita em (Dn 6), é necessário saber quem foram alguns personagens tratados naquela época.

Quem foi Dario? De acordo com a Bíblia, foi ele quem recebeu o império neobabilônico , após a morte de Belsazar. Ele é chamado de filho de Assuero. Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.

Quem foi Daniel? Daniel foi um profeta de Deus, que também trabalhou para os imperadores da Babilônia e da Pérsia. Ele era muito sábio e interpretava sonhos. Daniel ficou conhecido como um homem justo, que obedecia a Deus.

Porque o rei Dario constituiu 120 sátrapas? O rei Dario estava preocupado com o problema da corrupção, por isso, constituiu 120 sátrapas e 3 presidentes.

O que eram sátrapas, e qual sua função?Sátrapa era o nome dado aos governadores das províncias, chamadas satrapias, nos antigos impérios Aquemênida e Sassânida da Pérsia. Algumas de suas funções eram : governar todo o reino, prestar conta, evitar que o rei sofresse danos e cuidar da administração do reino.

Devocional:

A babilônia tinha caído, um novo império tinha se levantado , mas os homens que subiram ao poder continuavam corruptos. O rei Dario estava preocupado com o problema da corrupção, e por isso constituiu 120 sátrapas e 3 presidentes. Constituiu fiscais do erário público. Mas aqueles que deveriam vigiar e fiscalizar se corromperam. A corrupção estava instalada dentro do palácio, nas rodas mais altas do governo de Dario.

Em meio a este cenário de corrupção e caos , havia um lírio puro. Daniel, que naquela época tinha aproximadamente 85 a 90 anos. A Bíblia nos fala que Daniel tinha um espírito extraordinário. Daniel era um homem fiel, irrepreensível , íntegro, era querido do rei , se destacava entre os demais e era um homem de oração. A Bíblia nos fala que o rei Dario, pensava em estabelecer Daniel sobre todo o reino porque nele havia um espírito excelente.
Então, os presidentes e os sátrapas procuraram ocasião para acusar Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

Então os sátrapas e governadores por inveja ou medo de que Daniel governasse sobre todo o reino , armaram uma cilada contra Daniel. E sabendo eles que Daniel orava 3 vezes ao dia , foram juntos ao rei e o propuseram o seguinte decreto , que todo o homem que fizesse petição a algum deus ou a qualquer homem, se não a ele , seria lançado na cova dos leões.

Dn 6.6-8 diz assim:  "Então, o rei Dario assinou a escritura em que não se podia revogar. Daniel pois quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa , e em cima, no seu quarto , onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes a dia se punha a orar. Então aqueles homens foram juntos a casa de Daniel, e o acharam a orar e a suplicar o seu Deus . E o entregaram ao rei. E o rei ficou penalizado , e se empenhou em salvar a Daniel. Mas já era tarde pois o decreto já avia sido lançado. Então ordenou o rei que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. E pela manhã ao romper do dia o rei chamou por Daniel com voz triste. E Daniel o respondeu; ó rei, vive eternamente! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele ; também contra ti ,ó rei não cometi delito algum. E o rei se alegrou , e mandou tirar Daniel da cova. E ordenou o rei que jogasse na cova todos aqueles que tinham acusado Daniel, e foram jogados na cova dos leões seus filhos, suas mulheres e ainda não tinham chegado ao fundo da cova e já os leões de apoderaram deles. E lhe esmigalharam todos os ossos. Daniel pois prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro o persa ."

Meditação:

Deus não livrou Daniel da cova dos leões, mas livrou Daniel da boca dos leões!

O texto nos ensina que podemos ser fiéis a Deus em meio a corrupção!

O texto nos ensina que devemos orar a Deus, mesmo quando as adversidades baterem na nossa porta !

O texto nos ensina que Deus livra e honra , aqueles que são fiéis a ele !

Que Deus abençoe!


2 comentários:

  1. Excelente explanação, corroborada com as meditações expostas pela autora.Esta jovem moça da casa do Senhor. está de parabéns.Continue nos brindando com seus escritos.Vale ressaltar que esta jovem possui apenas 16 anos de idade e já demonstra qualidades para expor o seu conhecimento aos leitores desse blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, minha jovem! Continue na tua força, escrevendo e meditando constantemente nas escrituras divinas. Te convido a escrever um texto de teor bíblico na minha página no Instagram: @prosasingular
    Pode entrar em contato comigo! :) Paz!

    ResponderExcluir