19 de agosto de 2019

Um alerta sobre a "Theomania" nas igrejas Pentecostais e Carismáticas



Por Everton Edvaldo

Etimologicamente, theomania seria melhor traduzido literalmente como "mania de Deus." Alguns dicionários definem como sendo loucura religiosa, especialmente quando a pessoa acreditar ser um deus. No passado, muitas pessoas eram confundidas com a divindade ou se auto-proclamavam "deus" e gostavam de ser ovacionadas, honradas e adoradas. Bem, associado ao universo cristão, a theomania está ligada ao ato da pessoa se passar por Deus ou transmitir algo como se fosse Deus quem estivesse transmitindo, sem ser. Atualmente, a maioria dessas pessoas, frequentam igrejas Pentecostais e Carismáticas. O perfil delas carrega algumas características como:

São pessoas estritamente devotas, religiosas, espirituosas, ativas, legalistas e personalistas. As motivações por trás dessas motivações são várias, entre elas, psíquicas, emocionais e até mesmo demoníacas. 

Elas estão nas igrejas e se levantam como profetas dizendo ter uma mensagem da parte de Deus, sem ter. Às vezes, o conteúdo da mensagem transmitido por ela, é até verdadeiro, mas o gatilho que a impulsionou a fazer isso, não foi o Espírito Santo (como acontece nos dons de elocução, por exemplo: Profecia, Línguas e Interpretação das línguas). Tais pessoas conseguem facilmente a aprovação e admiração de muitos da igreja, por conta dessas manifestações e nós, devemos ficarmos atentos e julgar suas profecias, como nos ensina a Bíblia. 

Outra característica dessas pessoas, é elas dizem ouvir a todo momento a voz de Deus, possuem profundas revelações, visões e vivem profetizando sobre a vida de outrem: casamento, casa, emprego, etc. 

Perceba que o falso não tira o valor do verdadeiro. Não é porque existem essas falsas manifestações na igreja, que devemos ignorar, rejeitar ou desacreditar das manifestações autênticas. 

Por último, cuidado com quem você chama de profeta ou considera como sendo uma pessoa cheia de Deus. Talvez você esteja enganado... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário