24 de junho de 2019

O Sínodo de Dort não tem autoridade sobre a Bíblia




Por Everton Edvaldo 

Is,to mesmo! É um erro "divinizar" ou "canonizar" esse Sínodo. As pessoas que fazem isso, deveriam repensar sobre suas colocações pessoais.É comum nos diálogos entre calvinistas e arminianos, encontrar frases de pessoas desinformadas. Muitas delas, negligenciando o estudo histórico e sensato dos fatos, afirmam: 

"Os arminianos foram refutados em Dort."
"Os arminianos são hereges". "Arminianismo foi declarado heresia em Dort."

Mal sabem eles que esse Sínodo foi uma grande  jogada política, por demais estratégica. Se soubessem disso, não tratariam esse Sínodo como inerrante.

Como cristãos, devemos entender que a inerrância só deve ser atribuída à Bíblia. É ela que tem autoridade suprema sobre tudo e todos!

Aos calvinistas digo eu: não adianta apelar para Dort, catecismos ou confissões  quando se trata da autoridade divina! É importante ressaltar que esse erro não é moderno. Enquanto vivia, Armínio já enfrentava esses problemas.

Certa vez, o calvinista John Bogerman (1576-1637) participou de uma conferência com Gomaro, Uytenbogaert e  Armínio. Nela, ele afirmou que "as Escrituras devem ser interpretadas de acordo com o catecismo e a confissão." 

Ora, onde fica a "Sola Scriptura"? Anos mais tarde, esse homem foi eleito como presidente do Sínodo de Dort.  A ele, Jacó  Armínio perguntou:

"Como alguém poderia afirmar mais claramente que eles estavam decididos a canonizar estes dois documentos humanos, e instituí-los como os dois bezerros idólatras em Dã e Berseba?"

A Bíblia não precisa de muletas! No que se refere à interpretação de qualquer doutrina, é ela que ilumina.

Se o Presidente do Sínodo, tinha um pensamento desse, imagina os demais representantes? 

Espero que isso seja observado e levado em consideração nos debates.  Qualquer  calvinista que afirmar que o arminianismo foi refutado em Dort,  deixa claro, que não passa de um dado viciado.


3 comentários:

  1. A Paz do SENHOR Jesus! Ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, falta ao irmão apenas apresentar um solido referencial bibliográfico. Estive Olhando seu Blog e gostei bastante. Continue se dedicando. Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom meu amigo! Seja sempre incansável nesta batalha em nome de Jesus!

    ResponderExcluir