13 de março de 2018

Dons de Poder: Fé, Curar e Operação de Maravilhas- Uma perspectiva Pentecostal



Por Everton Edvaldo.

Leitura bíblica: (1 Coríntios 12.9,10)

Introdução: Quando estudamos as Escrituras, observamos que existem muitos assuntos para serem compreendidos. Entre eles, encontramos a temática que trata acerca da atuação do Espírito Santo. Entender à luz da Bíblia, como o Espírito de Deus atua, é crucial para nossa vida, haja vista que uma má compreensão resulta em conclusões erradas ou desfocadas e esses resultados geram implicações práticas erradas para nós. Por isso, estudar esse assunto é bastante importante! Hoje falaremos um pouco da atuação do Espírito Santo por meio de crentes, todavia, no presente texto, nos limitaremos a falar apenas a respeito do tema proposto pelo título.

Vejamos um quadro informativo afim de nos situarmos dentro dos Estudos Teológicos. 

Teologia Sistemática > Pneumatologia/
Paracletologia > Dons do Espírito Santo > Dons Espirituais > Dons de Poder

Pois bem, falaremos sobre os dons espirituais, especificamente sobre os dons de poder, isto é, dom da Fé, dons de curar e dom de operação de maravilhas.

Questões que serão abordadas sobre o tema:

• O que são dons de poder?
• Quais são eles? 
• Como funcionam? 
• A quem são dados?  
• Para que servem? 
• De onde eles vem? 
• Porque devemos buscá-los?  
• Quais cuidados devemos ter?

I- O que são dons de poder e quais são eles?

São dádivas divinas concedidas aos crentes com o objetivo de manifestar a glória e o poder de Deus entre os homens. 

Segundo o pastor e escritor Elienai Cabral, os dons de poder “são capacitações extraordinárias concedidas à Igreja de Cristo para a realização da missão proclamadora do evangelho da graça.” (CABRAL, p. 49). E diz mais:

“Sem dúvida, por meio desses dons, a Igreja de Cristo habilita-se a realizar o sobrenatural no reino natural, levando os pecadores a aceitar o evangelho e demonstrar ao mundo o poder de Deus.” (CABRAL, p. 50).

São eles: dom da Fé, dons de curar e dom de operação de maravilhas. 

II- O dom da fé. 

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a fé como dom, se distingue da fé salvífica e da fé como fruto do Espírito. Segundo a declaração de fé das Assembleias de Deus: “trata-se de uma fé especial usada num momento específico.” (SILVA, p. 174). O pastor Enaldo Brito acrescenta que além dos outros dois tipos de fé citados pela declaração de fé, também “não deve ser confundida com a fé humana comum.” (BRITO, p. 73). Ou seja, o dom da fé não é nem a fé salvadora, nem a fé comum, nem a fé como Fruto do Espírito.

Em segundo lugar, esse dom nos serve como equipamento espiritual para sobreviver às mais cruéis tempestades malignas. Segundo Gordon Chown, “é o equipamento espiritual e sobrenatural do crente, para lhe conceder o poder sobrenatural de confiar em Deus nas ocasiões nas quais só um milagre glorioso poderia alterar a situação. (Apud CABRAL, p. 51).

De acordo com David Lim, na Teologia Sistemática- Uma perspectiva Pentecostal, esse dom é acompanhado de “oração fervorosa, alegria extraordinária e coragem incomum.” (HORTON, p. 474).

Em terceiro lugar, nem todos os crentes possuem tal dom. Para o pastor Elienai Cabral: “Deus não discrimina nenhum crente, mas concede um dom que possa ser exercitado para a sua glória e para o crescimento espiritual da igreja. (...) Esse dom permitiu que os cristãos primitivos se tornassem testemunhas desinibidas e mártires destemidos.” (CABRAL, p. 50). 

“Alguns o definem como 'a fé que remove montanhas' trazendo manifestações incomuns ou extraordinárias do poder de Deus.” (apud LIMA, p. 45). 

Exemplos bíblicos: 

• Moisés perante o mar vermelho (Êx 14.13 14).

• Daniel quando ameaçado de ser jogado na cova dos leões (Dn 6.16,23).

• Elias quando propôs um desafio aos profetas de Baal (1 Rs 18. 22-39). 

• Paulo quando foi vítima de um grande naufrágio (Até 28. 1-6). 

Hoje mais do que nunca precisamos do dom da fé. Na nossa era, muitos crentes vivem desanimados, desencorajados e sensíveis a qualquer tipo de adversidade. Infelizmente, boa parta da geração de hoje é uma geração frouxa. Deus está disposto a derramar do dom da fé sobre aqueles que buscarem. Esse dom irá se manifestar no momento certo, podendo ser instrumento de uma intervenção divina para te livrar de algo ameaçador. Através do dom da fé, e depressão não tem vez e a tristeza crônica e constante não cria raízes mas bate em retirada. 

III- Os dons de curar. 

Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “Quanto aos dons de curas, são manifestações do poder do Espírito Santo que operam de maneira multiforme para cura de doenças e enfermidades do corpo, da alma ou psicossomáticas, sempre concedidas pelo Espírito Santo à pessoa que irá ministrá-la, pois é Deus quem cura e somente a seleção pertence a glória.” (SILVA, p. 174). 

O ministério de Jesus foi repleto de manifestações de curas! O Senhor livrou muitas pessoas de moléstias e enfermidades. Quando enviou seus discípulos para pregarem o evangelho, ele disse: 

“E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". (Marcos 16:15-18).

Ou seja, o Senhor quis usar seus servos para manifestar seu poder entre as pessoas que vivem escravizadas com o pecado. Por isso, os dons de curar são tão importantes. 

Como diz o pastor Elinaldo Renovato: “É interessante notar que todos os outros dons estão no singular. Mas os dons de curar estão no plural. Não há, portanto, um ‘dom de curar', mas uma variedade deles.” (LIMA, p. 47). Para David Lim, “muitos dons de cura estão à disposição para satisfazer as necessidades de casos específicos em ocasiões específicas.” (HORTON, p. 474). Elienai Cabral afirma: “A palavra 'curas' no plural indica que a pessoa dotada de dons de curas tem a graça do Espírito para orar pela cura de tipos distintos de enfermidades em todos o tempo em que a Igreja estiver na terra.” (CABRAL, p. 52). 

Curiosidades sobre os dons de curar:

• Os dons de curar não ficaram restritos aos dias apostólicos. (Segundo a Bíblia e segundo a história). 

• Os dons de curar fazem parte das dádivas de Deus concedidas à igreja. 

• É uma ação especial do Espírito Santo.

• Tem o objetivo de amenizar o sofrimento humano. 

• Mostra o poder de Deus aos incrédulos de modo que muitos se quebrantam e creem em Jesus. 

Cuidados:

• Não devem ser usados para auto-promoção humana, mas divina.

• Deve ser exercido com moderação e conforme os parâmetros bíblicos. 

• Deve ser exercido com discernimento. 

• Não se deve desprezar o auxílio da medicina por conta deste recurso espiritual. 

IV- Dons de Operações de Maravilhas. 

Do grego energemata dunameõn, operação de maravilhas são  da parte de intervenções extraordináriasDeus na esfera espiritual e física. 

David Lim, explica que esse dom “consiste em dois plurais: de dunamis (façanhas de grande poder sobrenatural) e energêma (resultados eficazes). Esse dom pode estar relacionado à proteção, provisão, expulsão de demônios, alteração de circunstâncias ou juízo.” (HORTON, p. 474).

 Segundo Elinaldo Renovato: “ Desses termos gregos derivam as palavras 'energia' é ‘dinamite’. (...) Assim como a dinamite explode rochas consideradas impenetráveis, o dom de milagres anula a ordem natural das coisas. Muitas vezes, é uma verdadeira explosão do poder de Deus, no mundo natural ou na esfera natural.” (LIMA, p. 48, 49).

A declaração de fé das Assembleias de Deus afirma:
“A expressão 'operação de maravilhas' está no plural em grego e significa 'obras poderosas' ou 'de poder', o que sugere grande variedade de milagres.” (SILVA, p. 174).

É quando os recursos do homem acabam, que os de Deus entram em ação.

Vale ressaltar que é um dom muito próximo dos dons de curar, mas diferem na demonstração, os dons de curar são intervenções divinas no corpo físico das pessoas doentes, enquanto que o dom de operação de maravilhas podem extrapolar a esfera física, para a esfera espiritual, natural, (isto é, da natureza), etc. 

Exemplos: A sombra de Pedro “curava” as pessoas (At 15.15). A imunidade de Paulo ao ser picado por uma víbora (At 28.3-6), A vara de Arão se transformando em serpente na presença de Faraó (Ex 7.12). Outros exemplos: expulsão de demônios e ressurreições.  

V- Porque devemos buscar esses dons? 

Poderia enumerar várias razões para isso, todavia falarei apenas de algumas:

• Porque são úteis.

• Porque não devemos nos acomodar com os dons que já possuímos. 

• Porque Deus tem um arsenal celestial aberto para nós. 

• Porque Deus quer nos usar para a edificação da sua igreja e o poder de Deus na proclamação do evangelho. 

VI- Verdades práticas:

• Os dons de poder devem ser exercidos com amor.

• Os portadores dos dons de Poder não são superiores aos que não os possuem.

• A manifestação destes dons não é termômetro para medir a espiritualidade de um crente. 

Conclusão:  Sem dúvida, é da vontade de Deus derramar dons de poder na vida dos crentes. Hoje mais do que nunca, precisamos do poder de Deus para vencer as barreiras que nos sobrevém. Poder! Poder para vencer, poder para perseverar, poder para ter coragem! Por isso, precisamos buscar os dons de poder para nossa vida, afim de que Deus nos use para sua glória, amém! 

Bibliografia:

BRITO, Enaldo. Espírito Santo- lições bíblicas. 

CABRAL, Elienai. Movimento Pentecostal- As doutrinas da nossa fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

HORTON, STANLEY. Teologia Sistemática- Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

LIMA, Elinaldo Renovato de. Dons Espirituais e Ministeriais. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

SILVA, Ezequias Soares da. Declaração de Faturamento das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

20 comentários:

  1. ótimo me tirou muitas duvidas a respeito do dom de maravilha.

    ResponderExcluir
  2. É forte. dom d maravilhas algumas coisas esclarecidas Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu amor obra de Cristo,dou minha vida material e espiritual,pra obra de Cristo 100%.

    ResponderExcluir
  4. Eu dou minha vida espiritual e material 100% pra obra de Cristo

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa causa angustia em meu coração: Porque vejo tão pouco destes dons hoje em dia? E também: Isto está disponivel a qualquer um que buscar a Deus ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão paz. Creio que você vê pouco pelo meio que você vive. Posso lhe dizer que conheço vários pastores que exercem este dom. Pastor Jerónimo Onofre da Silveira, templo dos anjos BH. Pastor Roberto Ruiz, comunidade Maranata, salto SP. Pastor Leonardo sale, igreja pentecostal tempo de milagres, baixada fluminense RJ, e osiel. Fora este servi que te escreve. Veja na internet e verá que Deus não nos deixou órfãos não. Paz.

      Excluir
    2. Porque muitos não o buscam temos que buscar pra receber Deus da dons para aquele que quiser usar em sua oBra

      Excluir
    3. Talvez essa angústia. Seja DEUS querendo te usar nessa área.

      Excluir
  6. Esclarecedor,tirou muitas dúvidas que eu tinha.

    ResponderExcluir
  7. muito gratificante aprender sobre os dons espirituais.

    ResponderExcluir
  8. E benção de Deus
    Deus e bom
    Eli e maravilhoso
    Amém

    ResponderExcluir
  9. É importante aprender e sempre falar corretamente !!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado muito importe esse conteúdo de ensino...Obrigado aprendi muito

    ResponderExcluir
  11. HORTON, p. 474).
    Oq seria essas observações??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro no qual esse Horton é o autor .
      Esse 'P' quer dizer página. Da qual foi extraída alguma citação. A página foi 474.

      Excluir
  12. Wau muito obrigado pelo esclarecimento das minhas duvidas, Deus abencoe

    ResponderExcluir
  13. Nossa que estudo maravilhoso que Deus te abençoe irmão

    ResponderExcluir
  14. Estudo maravilhoso 🙏🙏🙏 glória Deus 🤚

    ResponderExcluir
  15. Assim pelo que eu percebi sobre o dom da Fé ele é exercido em um caso de vida ou morte

    ResponderExcluir