5 de julho de 2018

Chegou o Pentecostes! (1 Parte)


A FÉ APOSTÓLICA

“Exorto-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Judas 3


Vol. I. N. 1 Los Angeles, Cal. , Setembro de 1906 - Assinatura Grátis



Chegou o Pentecostes.


A cidade de Los Angeles é visitada pelo avivamento da salvação bíblica e pelo Pentecoste, conforme registrado no livro de Atos




O poder de Deus agora tem agitado esta cidade como nunca antes. O Pentecostes certamente chegou e com ele, as evidências da Bíblia que o acompanham, muitos estão sendo convertidos, santificados e cheios do Espírito Santo, falando em línguas como fizeram no dia de Pentecostes. As cenas que são diariamente presenciadas no edifício da rua Azusa, nas Missões e em igrejas de outras partes da cidade estão além do que se pode descrever, e o verdadeiro avivamento está só começando, pois Deus tem trabalhado principalmente nos Seus filhos, conduzindo-os ao Pentecostes e lançando as bases para uma poderosa onda de salvação entre os que não são convertidos.

As reuniões são realizadas em uma antiga igreja metodista que foi transformada em parte em um cortiço, deixando um salão espaçoso, parecido com um celeiro, no térreo. Aqui, cerca de uma dúzia de pessoas se encontravam todos os dias, reunindo-se em Bonnie Brae à noite. O escritor assistiu algumas dessas reuniões e sendo tão diferente de qualquer coisa que ele tinha visto e não tendo ouvido ninguém falar em línguas, ele rotulou o ensino como heresia da terceira bênção, e achou que assim dava o assunto por encerrado. É desnecessário dizer que o escritor foi compelido a pedir desculpas e humilhar-se para se acertar com Deus.

Em pouco tempo, Deus começou a manifestar o Seu poder e logo o edifício não pôde conter o povo. Agora, as reuniões continuavam durante todo o dia e durante a noite e o fogo está aceso em toda a cidade e nas cidades vizinhas. Pregadores orgulhosos e bem vestidos chegam para "investigar". Logo seus altos olhares são substituídos por admiração, então a convicção vem, e muitas vezes você os encontrará em um curto espaço de tempo, retorcendo no chão sujo, pedindo a Deus para perdoá-los e torná-los como criancinhas.

Seria impossível afirmar quantos foram convertidos, santificados e cheios do Espírito Santo. Eles foram e estão diariamente indo para todas as direções da bússola para espalhar este maravilhoso evangelho.


O CHAMADO DO IRMÃO SEYMOUR

O irmão W. J Seymour tem o seguinte a dizer em relação ao seu chamado para esta cidade:

"Foi um chamado divino que me trouxe de Houston, Texas, para Los Angeles. O Senhor colocou no coração de alguns dos santos em Los Angeles o desejo de me escrever contando que sentiram que o Senhor queria que eu viesse até aqui. Então eu vim, pois senti que era a direção do Senhor. O Senhor enviou os recursos, e eu vim assumir a missão na Rua Santa Fé. Então uma noite eles trancaram a porta e não permitiram que eu entrasse. Depois chamaram o irmão Roberts, o presidente da Holiness Association (Associação da Santidade) para vir aqui e estabelecer que a doutrina do batismo do Espírito Santo era simplesmente santificação. Ele veio e com ele um bom número de pregadores de santidade, que declararam que santificação era o batismo do Espírito Santo. Porém, ainda não tinham a evidência do segundo capítulo de Atos; pois quando os discípulos ficaram completamente cheios do Espírito Santo, falaram em línguas conforme o Espírito falava por intermédio deles. Depois que o presidente me ouviu falar sobre o que era o verdadeiro batismo do Espírito Santo, ele disse que também gostaria de recebê-lo e pediu-me que lhe contasse quando eu recebesse o batismo. Então, quando fui batizado, contei-lhe. O início do Pentecoste começou numa reunião de oração na casa 214, Rua Bonnie Brae."

CARTA DO IRMÃO PARHAM


O irmão Chas. Parham, que é o líder de Deus no Movimento da Fé Apostólica, escreve em Tonganoxie, Kansas, que ele espera estar em Los Angeles em 15 de setembro. Ouvindo que o Pentecostes havia chegado a Los Angeles, ele escreve: "Eu me regozijo em Deus por causa de todos vocês, meus filhos, embora eu nunca os tenha visto, mas como vocês já conhecem o poder do Espírito Santo, nós somos batizados por um só Espírito em um só corpo. Permaneçam juntos em unidade até que eu chegue, então em uma grande reunião todos se preparem para os campos lá fora. Quando eu for, desejo, a menos que Deus dirija ao contrário, conhecer e ver todos os que têm o verdadeiro evangelho.

O PENTECOSTE DO TEMPO ANTIGO

Este trabalho começou há cerca de cinco anos, em janeiro passado, quando um grupo de pessoas sob a liderança de Chas. Parham, que estava estudando a Palavra de Deus, aguardava o Pentecostes em Topeka, Kansas. Depois de vasculhar o país por toda parte, eles foram incapazes de encontrar cristãos que tivessem o verdadeiro poder pentecostal. Então eles puseram de lado todos os comentários e anotações e esperaram no Senhor, estudando Sua palavra, e o que eles não entenderam, desceram diante do banco e pediram a Deus que tivesse operado em seus corações pelo Espírito Santo. Eles tinham uma torre de oração, pela qual as orações subiam noite e dia a Deus. Depois de três meses, uma irmã que ensinava a santificação para o batismo com o Espírito Santo, (alguém que tinha uma experiência doce e amorosa e toda a carnalidade extraída de seu coração) sentiu o Senhor impondo as mãos sobre ela para receber o Pentecostes. Então, quando eles oraram, o Espírito Santo veio em grande poder e ela começou a falar em uma língua desconhecida. Isso tornou toda a escola bíblica faminta e, três noites depois, doze alunos receberam o Espírito Santo e profetizaram, e línguas repartidas podiam ser vistas sobre suas cabeças. Eles então tiveram uma experiência que se assemelhava a do segundo capítulo de Atos, e podiam entender o primeiro capítulo de Efésios. e línguas cortadas podiam ser vistas sobre suas cabeças. Eles então tiveram uma experiência que mediu com o segundo capítulo de Atos, e podiam entender o primeiro capítulo de Efésios. 

Agora, depois de cinco anos, cerca de 13.000 pessoas receberam esse evangelho. Está se espalhando por toda parte, até as igrejas que não acreditam, abandonam suas crenças e perdem a experiência que tiveram. Aqueles que são mais velhos neste movimento são mais fortes, e maiores sinais e maravilhas estão seguindo-os.

As reuniões em Los Angeles começaram em uma reunião numa casa, e o Pentecostes caiu  ali por três noites. O povo não tinha nada a fazer além de esperar no Senhor e louvá-lo, e eles começaram a falar em línguas, como fizeram no Pentecostes, e o Espírito cantou canções através deles.

A reunião foi então transferida para a Rua Azusa, e desde então, multidões têm chegado. As reuniões começam por volta das dez horas da manhã e dificilmente podem parar antes das dez ou doze da noite, e às vezes duas ou três da manhã, porque muitos estão buscando, e alguns são refinados sob o poder de Deus. As pessoas o buscam três vezes por dia no altar e fileiras e mais filas de assentos têm que ser esvaziadas e cheias de pessoas que o buscam. Não podemos contar quantas pessoas foram salvas, santificadas e batizadas com o Espírito Santo e curadas de todas as formas de doenças. Muitos estão falando em novas línguas, e alguns estão a caminho de lugares estrangeiros, com o dom da língua. Nós continuamos em busca de receber mais do poder de Deus.


Muitos deixaram de lado seus óculos e tiveram sua visão perfeitamente restaurada. Os surdos tiveram sua audição restaurada.


Um homem que sofria há  vinte anos com asma, foi curado dela. Muitos foram curados de problemas cardíacos e pulmonares.


Muitos estão dizendo que Deus deu a mensagem de que Ele vai sacudie Los Angeles com um terremoto. Primeiro, haverá um reavivamento para dar a todos a oportunidade de serem salvos. O avivamento está agora em progresso.


O Senhor deu o dom de escrever em línguas desconhecidas, também o dom de tocar instrumentos.


Uma garotinha que andava com muletas e tinha tuberculose nos ossos, como declararam os médicos, foi curada e largou as muletas e começou a pular pelo pátio.


Em toda esta cidade, Deus tem incendiado lares. Ele vem descendo, amolecendo salvando, santificando e batizando com o Espírito Santo.


Muitas igrejas têm orado pelo Pentecostes e o Pentecostes chegou. A questão agora é: Será que vão aceita-lo? Deus respondeu de uma maneira que eles não esperavam. Ele veio de maneira humilde como antigamente, nascido numa manjedoura.


Os jornais seculares ficaram agitados e publicaram relatórios contra o movimento, mas isso só resultou em atrair almas famintas que entendiam que o diabo não lutaria contra uma coisa a menos que Deus estivesse nela. Então eles vieram e descobriram que era de fato o poder de Deus.


Jesus era grande demais para as sinagogas. Ele pregou do lado de fora porque não havia espaço para ele dentro. Este movimento pentecostal é grande demais para ser confinado em qualquer denominação ou seita. Ele trabalha fora, reunindo todos juntos em um só laço de amor, uma só igreja e um só corpo de Cristo.


Um maometano sudanês de nascimento, que é intérprete e fala dezesseis idiomas, entrou nas reuniões da Rua Azusa e o Senhor lhe deu mensagens que só ele mesmo podia entender. Ele identificou, interpretou e escreveu em várias línguas.


Um irmão que tinha sido um médium espírita e que estava tão possuído por demônios que não teve descanso, e estava prestes a cometer suicídio, foi imediatamente liberto do poder demoníaco. Ele então buscou a Deus pelo perdão de seus pecados e santificação, e agora está cheio de um espírito diferente.


Uma menininha de cerca de doze anos de idade foi santificada em uma reunião de crianças na tarde de domingo, e na reunião da noite ela foi batizada com o Espírito Santo. Quando ela estava cheia, os que estavam perto comentaram: "Quem pode duvidar de um caso tão claro do poder de Deus?"


Em aproximadamente uma hora e meia, um jovem foi convertido, santificado e batizado com o Espírito Santo, falou em línguas. Ele também foi curado da tuberculose, de modo que quando ele visitou o médico, ele pronunciou que seus pulmões  estavam sadios. Ele recebeu muitas línguas, também o dom da profecia, e escreveu em várias línguas estrangeiras, e tem um chamado para um lugar estrangeiro.


Muitas são as profecias faladas em línguas desconhecidas e muitas das visões que Deus está dando concernentes à Sua vinda em breve. Os pagãos devem primeiro receber o evangelho. Uma profecia dada em uma língua desconhecida foi interpretada: "O tempo é curto, e eu vou enviar um grande número no Espírito de Deus para pregar o evangelho completo no poder do Espírito."


Cerca de 150 pessoas em Los Angeles, mais do que no dia de Pentecostes, receberam o dom do Espírito Santo e as evidências bíblicas, o dom de línguas, e muitos foram salvos e santificados, ninguém sabe quantos. As pessoas procuram o altar três vezes por dia e é difícil fechar à noite por causa dos que buscam e daqueles que estão sob o poder de Deus.


As doações pentecostais começam quando medimos a nós mesmos com base nos padrões Pentecostais. Centenas de dólares foram depositados para o envio de missionários e milhares serão doados. Não são coletadas ofertas para o aluguel, não imploramos por dinheiro. Prata ou ouro de ninguém é cobiçado. A prata e o ouro são de Deus para continuar Seu próprio trabalho. Ele também pode publicar seus próprios documentos sem pedir dinheiro ou preço de assinatura.


Nas reuniões, é perceptível que enquanto alguns na retaguarda se opõem e discutem, outros estão no altar caindo sob o poder de Deus e festejando nas boas coisas de Deus. Os dois espíritos são constantemente manifestos, mas nenhuma oposição pode matar, nenhum poder na terra ou no inferno pode impedir a obra de Deus, à medida que Ele consagrou instrumentos para trabalhar.


Muitos receberam o dom de cantar e também de falar na inspiração do Espírito. O Senhor está dando novas vozes, Ele têm traduzido canções antigas em novas línguas, Ele tem dado canções que estão sendo cantadas pelos anjos e tem um coro celestial cantando a mesma canção celestial em harmonia. É uma música linda! Não são necessários instrumentos nas reuniões.


Um irmão nazareno que recebeu o batismo com o Espírito Santo em seu próprio lar no culto da família, ao tentar contar sobre isso, disse: "Foi um batismo de amor. Amor tão abundante! Essa compaixão parecia quase me matar com sua doçura". "As pessoas não sabem o que estão fazendo quando se opõem contra isso. O diabo nunca me deu uma coisa doce; ele estava sempre tentando me levar a censurar as pessoas. Esse batismo nos enche de amor divino".


O dom das línguas é dado com a comissão: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". O Senhor tem dado idiomas para aqueles que não sabem, grego, latim, hebraico, francês, alemão, italiano, chinês, japonês, zulu e línguas da África, hindu e bengali e dialetos da Índia, Chippewa e outras línguas dos índios, Esquimó, a língua dos surdo e mudos e, de fato, o Espírito Santo fala todas as línguas do mundo através de Seus filhos.


Um ministro diz que Deus lhe mostrou há vinte anos que o plano divino para os missionários era que eles pudessem receber o dom de línguas antes de irem para o campo estrangeiro ou pelo caminho. Deve ser um sinal para os pagãos que a mensagem é de Deus. O dom de línguas só pode ser usado quando o Espírito as fala. Não pode ser aprendido como as línguas nativas, mas o Senhor toma o controle dos órgãos da fala de acordo com Seu querer. É enfaticamente a mensagem de Deus.


Durante uma reunião na Monróvia, um pregador que num tempo tinha sido usado por Deus nos grupos de Pentecostes debaixo da liderança de Vivian Dake, mas que havia esfriado, foi recuperado, santificado e cheio do Espírito Santo. Quando o poder de Deus veio sobre ele, seu filho de oito anos estava ajoelhado atrás dele. O menino já havia buscado e obtido um coraçãolimpo, e quando o Espírito Santo caiu sobre seu pai, Ele também caiu sobre ele e suas mãos começaram a tremer e ele cantou em línguas.


O irmão Campbell, um irmão nazareno de 83 anos de idade, que há 53 anos servia ao Senhor, recebeu o batismo com o Espírito Santo e o dom de línguas em sua própria casa. Seu filho, que era médico, foi chamado e veio para ver se estava doente, mas achou-o apenas feliz no Senhor. Não apenas homens velhos e mulheres velhas, mas meninos e meninas, estão recebendo seu Pentecostes. Viola Price, uma pequena menina de oito anos de idade, recebeu o dom de línguas.



Sra. Lucy F. Farrow, serva ungida de Deus, que veio há quatro meses de Houston, Texas, para Los Angeles, trazendo o Evangelho completo, e a quem Deus usou grandemente ao impor as mãos a muitos que receberam o Pentecostes e o dom de línguas retornou agora a Houston, a caminho de Norfolk, Virgínia. Esta é sua antiga casa que ela deixou quando era uma menina, sendo vendida como escrava no sul. O Senhor que ela sente, agora a está chamando de volta. Irmã Farrow, irmão. W. J Seymour e irmão J. A Warren foram os três que o Senhor enviou de Houston como mensageiros do evangelho completo.


Tradução: Everton Edvaldo.


Fonte: http://w
ww.azusabooks.org/af/LA01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário