23 de novembro de 2016

Série: Tesouros do Jardim do Éden



 Por Everton  Edvaldo 


É incrível como somos abençoados quando meditamos nas Escrituras. Não é à toa que cada narrativa bíblica tenha tanta coisa para nos ensinar. O jardim do Éden é um desses casos. Lá aconteceram episódios marcantes que muitas vezes deixamos de notar por negligenciar o estudo e a meditação bíblica. É verdade que a Bíblia não revela muita coisa que aconteceu no jardim do Éden, porém aquilo que foi registrado já é suficiente para nossa edificação. A Bíblia pode até não satisfazer todas as nossas curiosidades, mas certamente, dará pistas para nossas indagações. Nesse artigo, vamos meditar sobre um dos tesouros desfrutados por Adão no Jardim do Éden, a saber: a voz de Deus! Espero graciosamente que você seja edificado por Deus através desse artigo. Boa leitura!

Ao criar o homem, Deus lhe deu condições físicas e espirituais afim de relacionar-se com a humanidade. Podemos constatar essa verdade logo nos primeiros capítulos do livro de Gênesis.

Porém, antes disso, Deus traz à existência (pelo poder da sua palavra), o universo, nosso planeta e tudo quanto existe nele. No momento em que fez o homem do pó da terra, soprou em suas narinas, o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (Gênesis 2.7).

É interessante a forma como Deus faz as coisas. Ele poderia ter colocado Adão em qualquer outro lugar, porém decidiu fazer algo ainda mais glorioso, isto é, o jardim do Éden! É lá que Deus põe o homem  que havia formado (Gênesis 2.8). Colocou Adão ali para cultivar e guardar este lugar tão belo. Esta era a missão de Adão!

Prosseguindo com a leitura bíblica de Gênesis 2.16,17 Deus fala com Adão as seguintes palavras: "De toda árvore do Jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque, no dia em que dela comerdes, certamente, morrerás."

Que cena gloriosa, a criatura ouvindo a voz do seu Criador!  Embora não saibamos exatamente em que lugar do Jardim, Adão estava, muito menos a distância entre ele e Deus, uma coisa é certa: ele ouviu a voz de Deus e a compreendeu.

Desconhecemos a reação que Adão teve com tal experiência, porém cremos que lhe marcou por todos os dias da sua vida.

Existem boas razões para afirmar que Deus falava constantemente com Adão. A Bíblia não revela quantas vezes foram, nem o conteúdo dessas conversas. Entretanto, isso não significa que aquilo que Deus disse a Adão se limitou apenas ao que foi escrito por Moisés. Temos que entender que o autor do Gênesis não tinha como objetivo relatar todos os detalhes do dia a dia de Adão.

Por outro lado, podemos depreender a partir de Gênesis 3.8 que Deus falava frequentemente com Adão pela viração do dia. Era dessa forma que a voz de Deus ecoava no jardim! As Escrituras nos permite concluir que a voz de Deus é algo majestoso! Imagine conversar com Deus sem nenhuma barreira? Isso não é fantástico? 

É provável que Deus tenha revelado coisas gloriosas para Adão, como por exemplo, a criação dos céus e da terra. A pergunta que devemos fazer é: quem contou a Moisés que os céus e a terra foram criados por Deus? Alguém dirá: "foi pura revelação." Bem, os que creem dessa forma não apresentam bons argumentos para fundamentar tal visão. O livro de Gênesis é um documento histórico e bem formulado. Acredito particularmente que Moisés recebeu tais informações a partir de uma fonte segura em sua época. Se ela foi escrita, oral ou até mesmo as duas, é um assunto digno de investigação. Antes mesmo de Moisés existir, seus ancestrais e parentes conservavam vivos a crença de que Deus é o criador dos céus e a terra. Isto significa que Moisés não foi o primeiro a saber disso. Antes dele, outros já acreditavam nessa verdade. Mas, quem revelou aos seus ancestrais que Deus é o criador dos céus e da terra? Retrocedendo no tempo, a família piedosa que viveu antes de Moisés, também mantinha acesa o conhecimento das coisa Deus, a saber: os descendentes de Abraão. José aprendeu com seu pai Jacó. Jacó aprendeu com Isaque. Isaque  com Abraão e Abraão com os descendentes de Noé. Noé aprendeu com a descendência de Sete e Sete com Adão. Sim, enquanto viveu, Adão ensinou aos seus descendentes que Deus é o criador dos céus e da terra. Novamente deve-se fazer a pergunta: quem revelou isso a Adão? Quem lhe relatou os acontecimentos registrados em Gênesis capítulo 1? Ele estava lá?  Não!  Será que ele inventou tudo isso? Também não!  E quem lhe contou? Quem mais poderia lhe contar a não ser o próprio Deus? Creio que Deus não escondeu de Adão  esse acontecimento tão incrível. Deve ter sido uma cena magnífica ouvir a voz de Deus contando como criou todas as coisas através da sua Palavra.

Bem, diversas coisas aconteceram no jardim do Éden e entre elas, o hábito de ouvir a voz de Deus. Adão não ouvia qualquer voz! Era a voz do Todo-Poderoso!  Em qual idioma eles conversavam?  Não sabemos! Eles mantinham um tipo de diálogo peculiar e pelo que entendemos,  Deus se agradava muito. Sim, Deus se agradava de conversar com Adão. Provavelmente lhe dava instruções de como cuidar do jardim, dos animais, das árvores, o clima, e etc.

Refletindo sobre as coisas que vimos acima, aprendemos que a voz de Deus é algo essencial para quem depende totalmente Dele. O SENHOR procura homens e mulheres para ter um relacionamento especial e íntimo. Será que somos sensíveis à voz de Deus? Bem sabemos que Deus fala de diversas formas e de várias maneiras e nestes últimos dias, ele tem nos falado através do seu filho, Jesus Cristo. Através do verbo, o Pai tem feito uma grande obra entre nós.

Por fim, embora não tenha sido o único, o jardim do Éden era um lugar propício para que Deus falasse com o homem. Na atualidade, será que Deus tem encontrado lugares propícios para ouvir a sua voz?  Infelizmente, até mesmo algumas igrejas já fecharam os ouvidos para a voz de Deus.  Ali, há tempo e espaço para tudo, menos para a voz do Criador. No lugar onde estamos, há espaço para a voz de Deus? Muitas vezes, existem determinados lugares que nos impedem de ouvir o Senhor e de ter um relacionamento com Ele. São coisas que roubam nossa atenção, trazem entretenimento e que são nocivas à nossa sensibilidade espiritual.

Sendo assim, não podemos deixar que isso venha acontecer. Que estejamos sempre atentos à voz do SENHOR!

Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário