6 de março de 2017

O jovem cristão e o cuidado com as leituras.




Por Everton Edvaldo

Há algumas décadas passadas, estimava-se que 90% dos cristãos não tinham o hábito de ler a Bíblia nem de investir na literatura teológica. O estudo contínuo e sistemático da Bíblia era pouco incentivado e o anti-intelectualismo pairava sobre muitos.

Certamente, existia uma série de fatores que influenciavam esse desinteresse por estudar a Bíblia.

Primeiramente, o fator social. Grande parte dos cristãos que viveram em décadas passadas pertenciam à classe baixa da população, não tendo uma boa educação, sendo muitas vezes analfabetos funcionais.

Tais cristãos não se preocuparam em investir em cursos de teologia, compra de livros e leitura por causa da situação social em que se encontravam.

Um segundo fator que influenciou esse desinteresse pelo conhecimento bíblico deve-se as ocupações dos cristãos no passado.

A mulher era mais restrita ao lar e ficava responsável pelos afazeres da casa, assim como cuidar dos filhos. Os homens se dedicavam ao trabalho e se preocupavam em sustentar sua família. Isto fez com que o conhecimento deles dependesse basicamente daquilo que aprendiam nos cultos de ensino/doutrina, pregações e na Escola Dominical.

Um terceiro fator que gostaria de pontuar é o da disponibilidade e qualidade de livros no mercado. Antigamente, os livros não estavam disponíveis na mesma proporção que existem hoje.

Hoje, podemos comprá-los até mesmo pelas plataformas digitais e a quantidade de livrarias é bem maior. O marketing, a publicidade e a internet contribui bastante para a disponibilidade desses livros. Os seminários também não possuíam a qualidade atual.

Atualmente,  o quadro está positivamente diferente e eu louvo a Deus por isso. A nova geração de jovens cristãos é bombardeada diariamente com conteúdo bíblico.

Obviamente isso é uma boa notícia! Os jovens gostam de ler e estão lendo!  Entretanto, esse excesso de exposição à informação literária-teológica pode ser prejudicial à juventude cristã, quando feito de forma errada. Isso porque falta maturidade em alguns jovens para a leitura. 

O ponto chave da questão é que precisamos ler, mas sobretudo ler com qualidade e, para ler com qualidade, devemos ser seletivos.

Um dos principais erros cometidos por alguns jovens que se apaixonam pela leitura é a busca prioritária e desenfreada por livros de teologia sem o hábito de ler a Bíblia. Alguns conhecem mais o que os teólogos dizem sobre Deus do que a Bíblia.

Uma observação que gostaria de fazer é que não estou querendo reprimir a leitura de livros, mas sim encorajar a leitura prioritária da Bíblia, pois foi esse o conselho que o apóstolo Paulo deu a Timóteo:

"Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino." (1 Timóteo 4:13).

É ela que deve ser nosso objeto primário de estudo. Os livros nos servem como auxílio e boas ferramentas para que venhamos compreendê-la bem. 
 
Um dos perigos de ler livros sem ter o hábito constante de ler a Bíblia, é que o leitor terá sua construção de pensamento escriturística influenciada diretamente pelo livro. Bem, se essa influência for heterodoxa e herética, certamente será nociva à mente daquele jovem.

Só quando estivermos fundamentados na Palavra de Deus, teremos maturidade para lermos qualquer livro de teologia  e reter apenas aquilo que for bom, saudável e edificante. Infelizmente, há jovens que leem livros de teologia sem nunca terem lido a Bíblia toda.

A consequência disso, é que aquela visão teológica por trás desses livros é que será o óculos usado para enxergar as doutrinas cristãs. Claro, isso só acontece aqueles jovens que acreditam em tudo que leem sem ao menos examinarem as Escrituras.

Permita-me falar um pouco sobre minha experiência como estudante da Bíblia.

Quando comecei a ler a Bíblia, não me preocupei em estudá-la simplesmente para obter conhecimento. Eu a lia (como ainda faço), por necessidade, pois ela é o nosso alimento diário. Coloquei em meu coração o propósito de ler toda a Bíblia de Gênesis à Apocalipse e com a ajuda de Deus, a li toda por três vezes. Até então nunca tinha lido um livro de teologia. 

Nesse período, várias dúvidas surgiram na minha mente e eu orava a Deus em busca das respostas. Como prioridade, eu procurava ajuda na própria Bíblia e só depois (caso fosse um assunto intrigante) eu recorria aos professores que tinha na Escola Dominical. Tudo isso aconteceu durante dois anos.

Depois disso, lembro-me de criar o hábito de ler as lições da Escola Dominical e me apaixonar em pela leitura delas. Eu lia as lições da Escola Dominical da minha congregação e também comprava lições de outras denominações. Foi aí que tive o contato com a livraria evangélica e passei a comprar livros. Desde então, sou apaixonado por livros de teologia, apologética e outras categorias. Leio de tudo um pouco, e submeto esse conhecimento à Palavra de Deus.

Portanto caro jovem cristão, gostaria de dar algumas dicas para os que também  sentem desejo de estudar a Palavra de Deus:

1. Leia a Bíblia continuamente. Peça para que o Espírito Santo te ajude a compreender o que está sendo dito e te direcione a aplicar na sua vida diária. Leia meditando e com amor (cf Josué 1.8;  Salmo 119).

2. Não se deixe vencer pelas dificuldades que estão ao teu redor. Se você sente alguma dificuldade durante a leitura da Bíblia como: sono, problemas na visão ou no ambiente em que vive, te aconselho a buscar um lugar da casa, da escola ou da faculdade que tenha uma boa iluminação e que você sabe que poderá se concentrar ali. Durante a leitura, marque com uma caneta/lápis, as partes importantes do texto que está lendo.

3. Seja seletivo na compra de livros teológicos. Procure boas referências nas livrarias. Autores que tenham compromisso com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Também é bom busque conhecer o que sua igreja crê e ler livros e autores que esclareçam isso. Por exemplo, se você é um jovem pentecostal, busque conhecer quais são as bases desse movimento. Não desconheça suas raízes! Isso é bom, pois, não correrá o risco de criticar algo que desconhece.

4. Cuidado com as heresias. Há livros de teologias repletos de ensinos que são totalmente contrários à Palavra de Deus. Sendo assim, não deixe de examinar as Escrituras. (Mateus 22.29; João 5.39; At 17.11).

5. Reconheça a supremacia das Escrituras  (2 Timóteo 3:15-17). Saiba que ela é inerrante, poderosa, transformadora e é a Palavra de Deus. Por isso, nenhum outro livro humano pode ser equiparado com ela, mesmo que seja de natureza teológica. Tudo quanto você lê e ouve deve ser submetido à ela.

Seguindo esses conselhos, o jovem cristão estará fundamentado na verdade e apto para combater os falsos ensinos, cuidando de si mesmo e da doutrina (1 Timóteo 4.16).

Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário