20 de janeiro de 2018

3 Verdades Extraídas a partir de Genesis I



Por Everton Edvaldo.

Meditando em Gênesis 1, texto que relata a respeito a criação dos céus e da terra, percebi que existem expressões que se repetem com frequência em vários momentos do ato criacional de Deus. Por exemplo, a expressão "E disse Deus", aparece 10 vezes nesta passagem. Usada para indicar que Deus criou as coisas pelo poder da sua Palavra. A expressão "assim foi" se repete 4 vezes neste capítulo, indicando que tudo que Deus ia falando, vinha à tona. Já a expressão "Viu de Deus que era bom/muito bom" se repete 7 vezes neste capítulo. Sem dúvida, as repetições destas expressões quando analisadas mais profundamente tem algo a nos ensinar. A partir destas três expressões, vamos extrair três verdades que podem ser aplicadas na nossa vida.

I- DEUS FALA:

É o que concluímos a partir da expressão "E disse Deus." Gênesis nos fornece algumas pistas de como Deus fala, por exemplo.

1. Deus fala de modo inédito. A primeira vez que encontramos Deus falando algo na Bíblia é em Gênesis 1.3: "Haja luz e houve luz."

2. Deus fala de modo soberano. Não é qualquer pessoa quem está falando, é Deus. O próprio termo "Elohim" traduzido como Deus em Gênesis 1, implica nessa conclusão. Deus é soberano e sua fala também.

3. Deus fala de modo constante. Conforme já vimos nesta introdução, a expressão "E disse Deus" se repete 10 vezes no capítulo 1.

II- O DEUS QUE FALA É O MESMO DEUS QUE FAZ ACONTECER:

1. Ele faz acontecer para cumprir sua palavra. "E assim foi" é o cumprimento do que Deus havia dito. Deus cumpre tudo o que fala de modo soberano.

2. Ele faz acontecer coisas extraordinárias (v. 6). Isto é, coisas surpreendentes. Ele traz à existência aquilo que não existe. Todas as coisas que estão em Gênesis 1, não existiam antes.

3. Ele faz acontecer coisas grandes (v. 14). Por exemplo, quando criou o Sol e a Lua.

III- O QUE DEUS FAZ ACONTECER E SURGIR É BOM:

É o podemos concluir a partir da expressão: "E viu Deus que era bom." O que ele faz acontecer é:

1. Bom para Ele (v. 31). Ele se apraz nas coisas que realiza.

2. Bom para nós (v. 12). Todas as coisas que Deus criou na terra são para o nosso benefício.

3. Bom para as demais coisas (v. 18). As coisas que Deus criou funcionam de forma que toda a criação desfrute bondosamente deste poder maravilhoso. Isto é, tudo que Deus criou é bom para a sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário