19 de dezembro de 2018

Passo a Passo de como estudar a Bíblia



Por Everton Edvaldo.

PORQUE PRECISO ESTUDAR A BÍBLIA?

Estudar a Bíblia nunca foi fácil e existem vários motivos que explicam o porquê disso. Entretanto, eu queria destacar apenas alguns aqui:

1. O texto bíblico foi escrito no Oriente, fazendo com que a Bíblia seja um livro de cultura, costumes, tradições e linguagens bastante "estranhas" à nós. Isso acontece porque o pensamento Oriental não é o nosso.

2. Os valores dos 40 autores que escreveram a Bíblia não são os nossos. Hoje, vivemos numa cultura e sociedade totalmente relativista, racionalista, materialista fazendo com que fiquemos distantes dos valores que existiam há 2.000 anos. Isto significa que até mesmo as crenças que nós acreditamos ser verdadeiras, podem não estar em conformidade com as Escrituras. Já havia parado para pensar nisso antes?

3. O ambiente em que ela foi escrita não é o nosso. Por isso, precisamos nos familiarizar com o ambiente bíblico a fim de que possamos entendê-la com mais propriedade.

4. Além dessas coisas, a lógica do pensamento, os costumes e formas de pensar, eram muito diferentes da nossa.

5. A Bíblia é o livro de orientação para todos os aspectos da vida do cristão, isto é, o mais elevado padrão divino para nós.

6. Se sua mensagem for mal interpretada, seremos orientados de forma errada, o que é algo muito perigoso.

7. Se nós entendermos a Bíblia de forma errada, podemos ameaçar a verdade de Deus.

Além disso, interpretações erradas podem ser usadas para apoiar práticas absurdas, como: discriminação sexual e racial, legalismo, heresias, distorções, escravidão, teorias supostamente científicas, mitos, crenças populares e imoralidades.

Nunca se esqueça: INTERPRETAÇÕES INCORRETAS PODEM LEVAR A CONSEQUÊNCIAS TERRÍVEIS.

Portanto, há uma GRANDE necessidade de estudarmos BEM a Bíblia.

Pois então, SE VOCÊ DESEJA COMPREENDER MELHOR A BÍBLIA, PRECISA APRENDER A FAZER PERGUNTAS À ELA.  Para começar esse processo, primeiramente faça duas:

1. O que esse texto bíblico significou para os leitores a quem foi dirigido?

Através dessa pergunta, você vai ter noção DO QUE PESQUISAR, O QUE PESQUISAR E COMO PESQUISAR.

É o primeiro contato com o texto bíblico (linguagem, gramática, figuras de linguagem), com o destinatário e com o ambiente em que ele está envolvido.

Depois de descobrir isso, o próximo passo é tornar essas informações compreensíveis, atuais e práticas. A mensagem precisa falar conosco hoje. Portanto, a segunda pergunta que você fará é:

2. O que ele significa (mensagem) para nós hoje?

A mensagem precisa não só tocar e falar com quem a recebeu originalmente, mas também a nós e no nosso tempo, pois a Palavra de Deus é viva, dinâmica, atual e é a bússola divina para nós. Portanto, o que esse texto significa para nós hoje?

O QUE DEVO EVITAR NA HORA DE ESTUDAR A BÍBLIA?

Não existem fórmulas mágicas para se interpretar a Bíblia, entretanto, no momento em que se debruçamos sobre o texto bíblico, há erros que podem e devem ser evitados. Se eliminarmos esses erros, estaremos mais próximos da verdade. Exemplo:

1. Não fique preso a nenhum método. Isso mesmo, muito cuidado com os métodos que você usa. Não existe uma "técnica canônica" para se interpretar a Bíblia. Por exemplo, algumas pessoas querem usar o método científico para interpretar a Bíblia. Estes falham miseravelmente, pois embora a Bíblia tenha detalhes científicos, ela não se configura num livro de Ciência. Por isso, aplicar métodos como o científico para interpretá-la, é perigoso.

2. Não deixe que suas crenças pessoais, familiares e sociais prevaleçam na hora de ser confrontado com a verdadeira mensagem bíblica. Isto é, tentar ao máximo não deixar que as nossas ideias preconcebidas condicionem a maneira como interpretamos as Escrituras. Evite as conclusões precipitadas que você tem sobre o texto.

3. Não mude o que a Bíblia diz para que sua mensagem lhe agrade ou se encaixe em suas ideias já formadas.

4. Não tente interpretar a Bíblia sem a ajuda do Espírito Santo. Há pessoas que desprezam o valor da oração e a dependência do Espírito Santo na hora de estudar a Palavra de Deus. Não faça isso! Tire um tempo de oração com Deus, fale com ele! Expresse sua vontade de aprender a sua Palavra, peça forças para ler, entender e praticar.

ATENÇÃO: Em qualquer texto da Bíblia, só há uma mensagem (aquela que foi proposta pelo autor). Esta, é canônica e pode ter várias aplicações. No entanto, uma mensagem bíblica pode ser interpretada de várias maneiras, por várias pessoas. Isto significa que a sua interpretação é individual, pessoal e portanto, não canônica. Uma coisa é o texto, inspirado por Deus. Outra coisa é a compreensão que você tem acerca dele. São duas coisas distintas. Falo isso porque há pessoas que pensam que a sua interpretação, é em última instância, a verdade divina. O que nem sempre é verdade. Cuidado!

Além disso, tenha consciência de que estudar a Bíblia, é uma atividade, árdua, porém, empolgante, enriquecedora e transformadora.

DEPOIS DAS PERGUNTAS, QUAL O PRÓXIMO PASSO DEVO TOMAR?

-Os contextos. É o contexto que vai dar uma luz na hora de você interpretar a Bíblia. Através dele, você vai coletar as informações necessárias e estudá-las. Nenhum detalhe deve passar desapercebido!

Bem, existem vários tipos de contextos, mas vou falar apenas de alguns aqui:

Contexto literário.  Ele pode se dividir em dois:

• Imediato (O que vem antes e depois do texto).

• Remoto (Que pode englobar todo o livro/bloco literário/A.T/N.T/Toda a Bíblia).

Eles vão responder a perguntas do tipo: Quais objetivos/propósitos tinha o autor ao escrever esse texto ou livro? O que ele discute no contexto imediato? Quais os problemas que ele levanta nesse livro? Quais as soluções o autor propõe para esses problemas? Qual a lógica do seu pensamento? Que figuras de linguagem mais aparecem no livro em que o texto está inserido? Qual o gênero literário do livro?

Contexto histórico e cultural.

• Como era a vida na época em que o texto foi escrito?
• Quais eram as atividades e hábitos dos que viviam nesse período?
• Quais os costumes e tradições?
• Qual era o pano de fundo histórico e cultural?
• O que estava acontecendo na vida daqueles personagens a quem foi dirigido o texto?
• Há nesse período alguma guerra? Se sim, contra quem?
• Há alguma depressão econômica ou seca?

Para descobrir essas coisas, você precisará do auxílio de atlas, dicionários e comentários bíblicos.

O que pesquisar? Dicas:

• Conheça a geografia do mundo antigo.

• Entenda a situação política vigente na época. Quem governava? Qual sistema de governo estava presente? (Monarquia, Teocracia, Patriarcal, Tribal, etc).

• Conheça o máximo possível sobre a cultura dos povos bíblicos e isto inclui: hábitos, costumes, ferramentas do cotidiano, instituições, arte, música, literatura, o tipo de casa em que eles viviam, os instrumentos, as roupas, a comida, os meios de transporte, etc.

• Conheça os costumes socio-religiosos dos povos bíblicos, exemplo: religião, rituais, escritos sagrados e cerimônias.

• Tente estudar a economia dos povos bíblicos.

Porque é importante estudar tudo isso? Porque todas essas coisas influenciaram na linguagem e no pensamento do mundo antigo, portanto, se você quer entendê-lo, precisa entender tais coisas. Do contrário, determinados textos da Bíblia lhe parecerão estranhos e impossíveis de compreender.

Contexto geográfico.

Ele vai te ajudar e identificar lugares, ambientes, clima, rios, mares, etc. Essas informações clarearão a forma como você enxerga os textos bíblicos. Tendo ela em "mãos", a nitidez será maior.

Dicas de como estudar a geografia bíblica:

• Identifique as referências geográficas mais importantes do livro bíblico que você está estudando.

• Localize num mapa os lugares mencionados no texto que você está estudando.

• Consulte um mapa de relevo para conhecer a topografia.

•Desenhe seu próprio mapa.

• Pesquise sobre as informações geográficas que forem descritas no texto, por exemplo, rio, clima, árvores, plantas, etc.

FINALIZANDO O ESTUDO.

Durante esse processo, monte seu próprio material de estudo.

Aproveite para descobrir o sentido do texto (É literal ou figurado?).

Fique atento aos eufemismos, paralelismos, hipérboles e ironias que possam aparecer na passagem que você está estudando.

Estude os textos paralelos da Bíblia que agregam ao seu estudo. Ou seja, todos os textos que se referem a ele.(Obs: para isso, você pode usar uma Concordância, mas cuidado! Às vezes, o que parece paralelo, não é). Examine cada um, pois as palavras nem sempre têm o mesmo significado. O contexto é quem deve determinar o significado dos termos bíblicos.

Além dessas coisas, dê uma atenção especial aos personagens envolvidos na passagem. Faça uma mini-biografia, contendo as informações bíblicas e extra-bíblicas sobre eles (ex: idade, cidade natal, significado do nome, caráter, profissão, família, formação, etc).

Depois de organizar todo o seu material, compare sua pesquisa com outras, a fim de acrescentar ou até mesmo tirar algo.

Você também pode verificar como a História da Teologia Cristã entendeu a passagem que você está estudando, exemplo: Como a Patrística interpretou esse texto? Como os medievais o viam? E os pré-reformadores e reformadores, o que pensavam? E hoje, como os Teólogos veem esse texto?

Por último, extraia e aplique as lições que você aprendeu, primeiramente na sua vida e depois, na vida de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário