9 de novembro de 2018

10 dicas para estudar a Bíblia com eficácia



1. Ore antes de abrir a Bíblia. Na oração você pode agradecer pela oportunidade e pedir direção a Deus para que possa estar lendo, entendendo e colocando em prática.



2- Leia o texto/passagem que você deseja estudar, várias vezes, devagar e meditando. Ler um texto mais de uma vez, além de te ajudar a gravar (assimilar o conteúdo de forma mais efetiva), fará com que você perceba detalhes que numa leitura mais rápida não identificaria. Se possível, leia o mesmo texto em várias traduções da Bíblia (ex: ARA, ARC, A21, ACF, NVI, NVT). Faça isso sem pressa, meditando e refletindo.



3- Leia o contexto (o que vem antes e depois da passagem). Se necessário, leia o livro de todo. Nunca estude um versículo de maneira isolada. Essa terceira dica nos previne, por exemplo, de cair no grave erro de isolar uma passagem inteira ou um versículo do seu contexto. Nós temos que ter em mente que aquela passagem que estamos estudando é apenas parte de um todo, e muitas vezes, para entendê-la, precisaremos recorrer ao todo. A princípio, consultar o contexto literário (o que vem antes e depois da passagem) já é um avanço, mas haverá casos em que você terá de ler o livro inteiro para o compreender melhor a passagem.



4. Faça perguntas ao texto do tipo: Quem escreveu? Para quem escreveu? Quando escreveu? Porque escreveu? Onde escreveu? Isso vai te ajudar a entender  contexto histórico. Além do contexto literário, temos que estudar o contexto histórico. Várias perguntas podem ser feitas ao texto, todavia, essas dai são cruciais porque localizarão a passagem no espaço/tempo e dará luz na compreensão da mesma. Nesta etapa, alguns desafios surgirão. Por exemplo, nem sempre vai ser fácil identificar a data em que o documento foi escrito ou autor (ex. Epístola aos Hebreus), porém, lembre-se que seu trabalho é de um pesquisador, por isso, procure obter o máximo de informações possíveis.  (Obs: essas perguntas não são feitas para descredibilizar a Bíblia, mas para obter respostas).


5. Faça um pequeno panorama da passagem. Estude a geografia, arqueologia, contexto histórico/cultural, os costumes, a economia, o império que governava o mundo na época, como eram as famílias, a vida social e política. Se você conseguir fazer a 4° dica, já terá "em mãos", uma direção para a 5° e a fará com mais propriedade. Nesta etapa, você estará submetendo o texto à crítica, ou será, à uma análise mais amplificada e holística.




6. Pesquise sobre os personagens da passagem. Recorra a textos bíblicos e extra-bíblicos (livros) para esclarecer. Você precisa conhecer os personagens que estão envolvidos na passagem. Também é uma tarefa difícil, no entanto, você pode fazer da seguinte forma: primeiro identifique os personagens protagonistas. Feito isso, pesquise profundidamente sobre eles. Há passagens que encontramos personagens fictícios (por exemplo, os das parábolas) ou coadjuvantes. Com estes, você pode fazer um breve resumo sobre sua vida e papel que desempenham em dado episódio. Na Bíblia, há um vasto material com informações sobre quase todos os personagens protagonistas das narrativas. Contudo, se você quiser expandir e saber o que os outros pensavam sobre eles, é bom verificar o que a literatura judaica ensina sobre eles (Talmude, Midrash, os Pseudoepígrafos), e a literatura cristã (Patrística, Reformadores, Avivalistas). 




7. Identifique o gênero do livro que você está estudando. Exemplo: se é profético sapiencial, doutrinário, histórico etc.  Identificar o gênero do livro pode te ajudar a saber se aquele texto é descritivo, normativo ou prescritivo. Geralmente, isso acontece, mas nem sempre. No entanto, saber o gênero do livro é importante do ponto de vista didático, pois dá uma luz na hora de perceber o que o "texto disse e o que ele quer dizer.''



8. Identifique palavras-chave na passagem e pesquise no idioma original (ex: hebraico, grego ou aramaico).  Você pode fazer isso com o auxílio de um dicionário, porém, o contexto é que vai determinar qual significado mais próximo daquela palavra para o texto.




9. Faça um rascunho para si com todas essas informações. No rascunho, tente organizar as ideias. Você pode agrupar os dados de várias maneiras: biográfica, panorâmica, histórica, devocional, lógica, cronológica ou expositiva. 




10. Depois de entendido o texto, extraia o que você aprendeu, creia e coloque em prática. Depois de ter feito esse trabalho esplêndido e localizado as verdades centrais, creia no que Deus está falando para você e coloque em prática. Isso vai causar impacto na sua vida espiritual, social, familiar e profissional.




Autor: Everton Edvaldo.

2 comentários:

  1. Deus abençoe estou maravilhado com esse material

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela ajuda meu querido irmão e irmã de Cristo Jesus.Deus abençoe vocês infinitamente e que a unção e a graça caim sobre vocês , desde agora e para sempre . Amém

    ResponderExcluir