20 de junho de 2020

Dicas cruciais para quem deseja escrever artigos para as mídias sociais.


Por Everton Edvaldo


Introdução:  Várias pessoas me perguntam como faço para escrever artigos, se uso alguma metodologia e como organizo meu tempo. Bem... Confesso que não é uma tarefa fácil, muito menos que terá sucesso do dia para noite. Mas garanto: você terá muito tempo para crescer e amadurecer nessa área. Afim de estimular a produção escrita de alguns pentecostais que gostam de ler e escrever, resolvi escrever esse texto dando dicas de como vocês podem colocar todas as suas ideias num artigo e publicar na internet. Vamos lá?

I- A PREPARAÇÃO

1- Aproveite todos os recursos que estiverem disponíveis.

Já dizia o ditado: "tempo é dinheiro." Não é toda semana que a gente tem disponível aquelas 3 horinhas pra sentar, organizar as ideias e escrever, mas eu tenho uma boa notícia: você pode fazer isso por etapas. Como funciona? Durante a semana você vai montando seu script e escrevendo aos poucos através de várias ferramentas. Quando você finalmente sentar para se dedicar ao artigo, 80% do seu trabalho já estará feito. Eu por exemplo escrevo pelo bloco de notas do celular, em folhas de caderno soltas e no word do Notebook. Isso me dá mais liberdade para escrever, de modo que uso os espaços e intervalo de tempo no ônibus, trabalho e na minha própria casa. Às vezes, estou sem disposição para ligar o notebook, então pego o celular e começo a escrever.

2- Não escreva de uma vez. Vá aos poucos.

A pressa é inimiga da perfeição. Antigamente eu gastava menos tempo para escrever artigos, isso porque eu terminava um e já começava outro. Atualmente, eu raramente sento para escrever um artigo de uma única vez (só quando a inspiração tá muito grande) geralmente, vou montando os pedaços aos poucos até concluir tudo. É menos cansativo e mais proveitoso porque você tem um certo tempo para maturar as ideias e aperfeiçoar seu trabalho.

3. Seja interativo com seu público.

Ou seja, tente colocar a linguagem do seu artigo em contato com seu público. Isso facilita a comunicação. Por exemplo se seu público é mais jovem, a linguagem precisa ser mais acessível a eles. Se é mais leigo, não pode ser tão rebuscada. Se é direcionado a acadêmicos, não pode ser simplista e assim por diante. Outra dica que me ajuda bastante é que eu costumo fazer enquetes ou perguntas durante a produção do meu texto nas mídias sociais. Assim, surge uma ideia aqui, uma crítica ali, uma ajuda aqui e acolá. Lembro-me quando estava escrevendo meu artigo sobre o ministério feminino no Movimento Pentecostal, os seguidores interagiram tanto (negativamente e positivamente) que isso contribuiu para aprimorar minha escrita. Para ser mais efetivo na comunicação, descubra a faixa etária do seu público e gênero. Isso ajuda bastante na hora de preparar um artigo. Essas informações devem nortear todo o processo de escrita.
4. Organize as ideias antes de colocar no papel. Se você dividir seu artigo em tópicos ou partes, ficará melhor para escrever. Ninguém gosta de ler um texto com ideias desencontradas, principalmente na nossa época, onde as pessoas são cada vez mais metódicas e sistemáticas.

II- O CONTEÚDO

Eu considero três elementos cruciais para a escrita de um bom artigo nos dias de hoje.

1. Problemática. Em primeiro lugar, levantar a problemática é um bom ponto de partida. Aqui você vai identificar a demanda/necessidade e as deficiências acerca do acerto que você está falando. Por exemplo, se seu artigo tem por título: "Resgatando a identidade Pentecostal", você precisará mostrar o porquê é necessário falar nisso nos dias de hoje. O que tem feito com que se fale no resgate da identidade Pentecostal? Quais são os fatores? O que não é identidade Pentecostal? E por aí, vai...

2Provocação. É o momento onde você vai confrontar o assunto que você está falando com a realidade. Isso pode ser feito através do uso de um pensador, ou até mesmo de uma crítica. Quando você se dispõe a colocar um pensamento sob escrutínio, o seu texto, além de ficar mais interessante, coloca o autor em contato com outras vertentes sobre aquele assunto. Aqui você vai mostrar o porquê "você acredita no que acredita."

3. Resolução. Apontar os problemas sem mostrar possíveis alternativas não é legal para seu texto. Mesmo se seu texto for uma crítica, ele precisa acenar soluções. Afinal as pessoas precisam saber no que devem melhorar e ninguém melhor do que o problematizador para instrumentalizar esse percurso.

III- O TEXTO

-Estrutura. Seu texto precisa ter começo, meio e fim. A ordem a ser seguida é basicamente essa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Todas três precisam estar interligadas e bem distribuídas.

-Dados. Se quiser ter suas ideias aceitas com mais credibilidade, deixe seu texto recheado de boas referências bibliográficas, porcentagens, informações e dados concretos.

-Ortografia/Gramática. Certifique-se de que seu texto está em paz com a Língua-Portuguesa. Uma dica que sempre dou é: pegue seu texto e disponibilize para 5 ou mais amigos/pessoas. Elas irão ler e dar o feedback. Esse feedback pode incluir críticas, sugestões e correções. É maravilhoso! Verifique se há coesão e coerência no seu texto e faça os ajustes que for necessário fazendo uma revisão antes de publicar. Evite jargões, termos informais e coloquiais.

-Objetividade. Seu texto não precisa ser prolixo para ser profundo e impactante. Há pessoas que enchem linguiça no texto ou arrodeiam demais para dizer o óbvio ou coisas que qualquer um diria num dia ensolarado.  Você precisar ir direto ao ponto. Você pode criar interesse e expectativa no seu público dessa forma. Fazer o percurso contrário fará com que você corra o risco de o leitor não ler seu texto até o fim ou se cansar nos primeiros três parágrafos.

-Digressões. São desvios momentâneos do assunto sobre o qual se fala ou escreve. É muito importante que você tenha cuidado com as digressões. Há escritores que começam falando de um assunto, fogem do tema e nunca mais retornam. Devemos estar atentos a isso, pois, além de prejudicar nosso texto e imagem, acaba nãos satisfazendo o nosso público.

Conclusão: Espero que esse breve texto possa ter contribuído para aqueles que querem escrever, mas que não sabem como começar. Espero que tenha ajudado! Agora é só colocar a mão na massa! Lets go!

3 comentários:

  1. Sou pentecostal e discordo abertamente da evidência inicial das línguas e da crença APENAS do batismo subsequente à conversão. Creio na visão dimensional do batismo no Espírito a partir da conversão, quando Cristo nos batiza no corpo dele (I Co 12.13) como também no batismo santificador e empoderador, chamado "batismo de fogo", revestimento de poder, entre outros termos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Linguas estranhas não foi inventado pelo homem, é Deus que concede a quem ele escolhe. Linguas estranhas está na biblia, a palavra de Deus.

      Excluir