20 de julho de 2017

Resenha do livro: O que é Teologia Arminiana? Wellington Mariano



MARIANO, Wellington. O que é Teologia Arminiana. São Paulo: Reflexão, 2014, 64 p.

Por Valdemir Pires Moreira [01]

Wellington Mariano especialista em Estudos Teológicos pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, especialista em Literatura pela PUC-SP, especializando em Ensino de Língua Inglesa pela Estácio de Sá e bacharel em Letras com habilitação em Tradução e Interpretação pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Tradutor das obras Teologia Arminiana: Mitos e Realidades e Contra o Calvinismo: ambas de Roger Olson, Por que não sou calvinista, de Jerry Walls e Joseph Dongell, Quem Criou Deus?, de Norman Geisler e Ravi Zacharias, dentre outras. Palestrante e pastor das Assembleias de Deus. Casado com Daniela Mariano e pai de Gustavo Henrique Mariano.

A igreja evangélica no Brasil por séculos ficou sem informações sólidas em sua língua materna sobre a mais bíblica linha soteriológica. Estamos falando do Arminianismo, sistema teológico oriundo do teólogo holandês Jacó Armínio, que pouco a pouco passa a ser conhecido pela igreja brasileira.

O Que é Teologia Arminiana? é uma obra com poucas páginas, porém com conteúdo acurado. O autor, pastor e teólogo Wellington Mariano, um dos pioneiros na divulgação do Arminianismo em solo brasileiro, introduz o assunto de maneira cativante e nos convida a aprofundarmos mais e mais nesta teologia da graça.

A obra é composta inicialmente de uma introdução à Teologia Arminiana, seguida por um relato a respeito da vida, formação e pastorado do teólogo holandês até o seu falecimento, e pela descrição dos seus primeiros seguidores que ficaram conhecidos como Remonstrantes. O autor prossegue com a apresentação daqueles que são chamados como os Cinco Artigos da Remonstrância, um resumo do que o teólogo holandês Jacó Armínio defendeu como a mais bíblica doutrina sobre a salvação. Após, ele descreve os Cinco Pontos do Arminianismo (em inglês FACTS) [02] e seus desdobramentos. 

A presente obra é excelente referência para aqueles que almejam conhecer a Teologia Arminiana, uma teologia durante séculos mal compreendida e injustamente criticada por conta da escassez de obras em língua portuguesa a respeito do tema. Aprouve a Deus permitir que a Editora Reflexão, de maneira destacada e ousada, colocasse à disposição de teólogos, seminaristas, estudiosos da Bíblia e da Igreja em geral esse valioso instrumento de estudo que certamente contribuirá também para corrigir os distorcidos e falsos ensinos a respeito da Teologia Arminiana e daquele que foi o seu precursor.

[01]- Valdemir Pires Moreira é diácono na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caucaia (CE), Casado com Elizangela Pires de Oliveira Moreira, Bacharelando em Teologia pelo IESTEC, Professor da Escola Bíblica Dominical e Administrador das páginas no Facebook Teologia Arminiana em Vídeos, Teologia Arminiana em Livros e Teologia Pentecostal em Vídeos.

[02]- Feitos Livres para Crer, A todos a Expiação, Condicional Eleição, Total Depravação e Segurança em Cristo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário