20 de agosto de 2018

Envergonhado pelo sobrenatural?



Por Roger Olson
Há alguns anos, Stanley Hauerwas e William Willimon publicaram um artigo no Christian Century que alguns acreditam ter lançado o movimento “pós-liberal” na teologia cristã. O título do artigo foi “Envergonhado pela Presença de Deus” ( CC , 30 de janeiro de 1985). Hauerwas e Willimon acusaram as igrejas protestantes e as teologias principais de conduzir seus negócios como se Deus não existisse. Isso, é claro, era uma hipérbole e tinha o propósito de chamar a atenção, mas a essência da verdade elevou a consciência de muitos cristãos sobre a secularidade prevalecente do cristianismo ocidental moderno e suas adaptações à modernidade.
Minha preocupação atual, neste post do blog, é com os evangélicos ocidentais - aqueles cristãos que alegam resistir à acomodação ao Iluminismo, modernidade e secularidade e que afirmam acreditar e seguir a cosmovisão da Bíblia.
Eu ensino teologia moderna em um seminário evangélico. Eu ensinei teologia moderna em três universidades cristãs americanas durante trinta e três anos. Eu falei sobre teologia moderna em numerosas igrejas e instituições evangélicas americanas e escrevi vários livros sobre teologia moderna. (A mais recente é A Jornada da Teologia Moderna: Da Reconstrução à Desconstrução publicada pela InterVarsity Press.) Meus alunos rotineiramente reagem negativamente ao secularismo de grande parte da teologia moderna e de grande parte da acomodação da teologia moderna ao racionalismo, e ao naturalismo do Iluminismo. No entanto, eles também estão rotineiramente perplexos com minha afirmação de que, em geral, o cristianismo evangélico americano, incluindo a maioria dos batistas, também se acomodou ao racionalismo e ao naturalismo da modernidade.
Como assim? Eles perguntam corretamente. Minha afirmação é de que a maioria dos cristãos evangélicos americanos contemporâneos apenas fala da boca para fora sobre o sobrenatural, enquanto a Bíblia está saturada com isso. Em grande parte, os evangélicos e batistas americanos absorveram a visão de mundo da modernidade que relega o sobrenatural, os milagres, as intervenções cientificamente inexplicáveis ​​de Deus, ao passado (“tempos bíblicos”) e em outros lugares (“os campos missionários”).
Isso é notório na forma como reagimos à doença entre nós, por exemplo. Nós oramos pelos enfermos - para que Deus os conforte e “esteja com eles” em sua miséria. Oramos para que Deus dê aos seus médicos as habilidades deles. Mas evitamos pedir a Deus para curá-los. Evitamos qualquer menção a demônios ou possessão demoníaca e evitamos estritamente o exorcismo como algo primitivo e supersticioso - exceto quando Jesus o fez. Nós também desprezamos as igrejas que ungem os doentes com óleo e oram por sua cura física. Nós suspeitamos que eles são "cultistas" e provavelmente encorajam as pessoas doentes a não procurar tratamento médico. Nós (talvez com razão) ridicularizamos os evangelistas que afirmam ter orado por Deus para redirecionar os furacões, mas nunca oramos a Deus para salvar as pessoas de desastres naturais. A verdade é que adotamos gradualmente a ideia de que “a oração não muda as coisas;  muda a mim” e, consideramos a oração peticionária como algo "infantil", como gostava de chamar Friedrich Schleiermacher.
Nós afirmamos acreditar e seguir a Bíblia, mas ignoramos totalmente Tiago 5:14 “Está doente algum entre vós? Peça-lhes que chamem os anciãos da igreja para ungi-los com óleo e a oração da fé salvará os enfermos e o Senhor os levantará ”. Quando é que a maioria das igrejas evangélicas americanas ora pelos doentes que não são eloquentes dizendo: “Querido Jesus, não os deixe sofrer muito’?
Recentemente tive uma conversa com um amigo que também pastoreia uma igreja batista. Esse amigo é evangélico em sua fé. Sua esposa é médica. Eu compartilhei com ele meu próprio testemunho de cura física - algo que estou relutante em fazer com mais frequência ou publicamente, porque até mesmo meus colegas evangélicos e batistas parecem céticos quando eu os compartilho. (Eu fui curado de febre reumática quando eu tinha dez anos de idade e nunca sofri os danos cardíacos habituais do meu ataque de meses com a doença que me internou por semanas. Os anciãos da igreja me ungiram com óleo e oraram fervorosamente por minha cura. Nessa mesma semana, meu médico se pronunciou e disse que no eletrocardiograma não apareceu mais qualquer evidência de doença cardíaca reumática. A maioria dos adultos de meia-idade que sofria de febre reumática com o que meu médico chamava de “sopro cardíaco impressionante” tem danos nas válvulas cardíacas e eventualmente precisam de cirurgia para trocar a válvula). Meu amigo, pastor batista compartilhou comigo que sua filhinha estava muito doente. Ele entrou em seu quarto, ungiu sua testa com óleo e orou fervorosamente por sua cura. Ela foi curada. Ele admitiu, no entanto, que sua igreja provavelmente não seria favorável a essa prática.
Eu não estou advogando reavivamentos de cura em massa ou que se leve pessoas doentes a centenas de quilômetros para receberem oração por um evangelista de cura famoso (ou infame). O que estou defendendo é a obediência às Escrituras, a despeito do fato claro de que a prática encorajada, mesmo ordenada ali, nem sempre “funciona”. Isto é, nem todo aquele que receber a oração vai ser curado. E para isso, não existem explicações tão claras, mas isso não significa que devemos evitar orar pelos enfermos com a unção e a imposição de mãos (que na Bíblia sempre acompanha a unção com óleo).

Minha experiência é que quanto mais ricos e educados nós, evangélicos e batistas somos, nos tornamos menos propensos a realmente acreditar ou esperar milagres. Nós relegamos o sobrenatural ao mundo interior das pessoas, acreditando que Deus pode mudar o coração das pessoas, mas não acreditamos realmente que Deus intervenha no mundo físico. No entanto, a Bíblia está cheia de exemplos das intervenções de Deus no mundo físico, nos ordena a orar por isso, e cristãos evangélicos (e católicos) no Sul Global quase todos acreditam e oram pelas intervenções milagrosas de Deus - especialmente na cura dos doentes. 
Para aqueles que são céticos em relação a milagres, mas acreditam em Deus, eu os incentivo a ler os Milagres, Clássico de C. S Lewis. Ele explode completamente as objeções intelectuais usuais baseadas em interpretações errôneas de “milagres”. “Um milagre”, ele explica corretamente, não é uma “violação de uma lei da natureza” como se Deus tivesse que “invadir” e romper um sistema natural autônomo. Essa é uma visão deísta de Deus e da natureza, e não é cristã.
Eu suspeito que a prática evangélica contemporânea de evitar o sobrenatural no reino físico da realidade tem pouco a ver com questões intelectuais. Suspeito que tenha mais a ver com querer que nossa religião seja respeitável; acima de tudo, não queremos ser vistos pelo mundo ao nosso redor como fanáticos. Os abusos do sobrenatural visto na televisão à cabo, nos fazem abandoná-lo completamente. Mas, como diz o velho ditado, a cura para o abuso não é desuso, mas uso adequado. Nós jogamos o bebê para fora com a água do banho.
Ao longo dos anos de ensino de teologia, fiz questão de interrogar os cristãos que vêm à América para estudar teologia da África, Ásia e América Latina. Pergunto-lhes sobre sua visão do cristianismo americano. Normalmente, eles estão muito relutantes em se abrir e dizer o que realmente pensam. Mas quando lhes dou absoluta liberdade para serem totalmente transparentes, muitas vezes dizem que estão chocados com o cristianismo americano - incluindo o cristianismo evangélico - por causa de seu individualismo, consumismo e falta de crença no “mundo espiritual” pelo qual eles se referem ao sobrenatural. Bem, eu também estou chocado com essas condições do evangelicalismo americano.
Publicado originalmente dia 29 de Abril de 2015.

Tradução: Everton Edvaldo.



2 comentários:

  1. Excelente!! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Amados!!! Acredito num Deus sobrenatural q se revelou na Bíblia ,tendo como testemunhas a naçao de Israel como um todo. Na revelação do NT. Em Jesus Cristo seguido por apóstolos e a igreja cristã ao longo da história. Acredito q é possível viver os milagres atualmente.

    ResponderExcluir