27 de agosto de 2018

Irineu, Bispo de Lyon: o teólogo da unidade que lutou contra o gnosticismo




O pastor Derek Vreeland faz uma breve introdução a um importante pai da igreja primitiva.

Vida pregressa

Pouco se sabe sobre o início da vida de Irineu (c. 130-202). Ele nasceu em um lar cristão na Ásia Menor na Turquia moderna. A maioria das histórias católicas afirma que ele nasceu em Esmirna. (As datas de seu nascimento e morte foram debatidas.)

Quando menino, ele ficou sob o ensinamento de Policarpo, que foi discípulo do apóstolo João. Policarpo foi martirizado em 156 d.C . A morte de Policarpo é lendária. Está registrado que Policarpo foi amarrado a uma estaca e lhe pediram para renunciar à sua fé em Cristo. Ele respondeu: “Por 86 anos tenho sido seu servo e ele nunca me fez mal. Como posso blasfemar meu Rei e meu Salvador? ”Policarpo foi sentenciado para ser queimado na fogueira pelo governo romano. Segundo a tradição, quando o fogo foi aceso, Policarpo não foi consumido pelas chamas. Um guarda romano o apunhalou de lado e, de acordo com uma testemunha ocular, uma pomba voou para fora. Tanto sangue saiu do seu lado que apagou o fogo.

Quando jovem,  Irineu foi bastante influenciado por Policarpo. Irineu escreveu:

“Eu posso dizer o exato lugar em que o abençoado Policarpo costumava sentar-se quando pregava seus sermões, como ele entrava e saía, como era sua vida, como era sua aparência, os sermões que ele entregava ao povo e como ele costumava relatar sua associação com João e os outros que haviam visto o Senhor, como ele relatava suas palavras e as coisas concernentes ao Senhor que ele havia ouvido deles, sobre Seus milagres e ensinamentos. Policarpo recebeu tudo isso de testemunhas oculares da Palavra da vida e relatou todas essas coisas de acordo com as Escrituras. Eu escutei avidamente essas coisas na época, pela misericórdia de Deus que me foi concedida, e fiz anotações delas não no papel, mas em meu coração, e constantemente pela graça de Deus, eu medito nelas fielmente.” [i]

Sua conexão com Policarpo coloca Irineu em uma categoria especial. Irineu foi discipulado por Policarpo, que foi discipulado por João, que foi discipulado pelo próprio Jesus.

Em algum momento durante os primeiros anos de Irineu, mudou-se para Lyon no sul da França. Lyon era a capital da França ocupada pelos romanos. Era uma cidade em expansão conhecida por seus muitos comerciantes. A igreja em Lyon foi plantada por missionários da Ásia Menor. Assim, para Irineu, a igreja no sul da França tinha um espírito de parentesco com a igreja na Ásia Menor.

 Dias do ministério

O bispo da igreja em Lyon era Potino, um nativo da Ásia Menor. Em algum momento durante o início dos anos 170, Irineu tornou-se um presbítero na igreja em Lyon. Em 177, Potino enviou Irineu em uma viagem missionária à Roma. Isso foi durante a brutal perseguição do imperador estóico Marco Aurélio. O imperador ficou enfurecido pela confiança e fé dos cristãos que tiveram uma paz maior do que a dos seus mentores estóicos. Muitas vezes, Aurélio crucificou os cristãos ao longo das estradas através do Império Romano. Em uma ocasião, ele cercou seu jardim do palácio com cristãos crucificados e os acendeu para iluminar o jardim à noite.

Potino foi martirizado durante 177 ou 178 dC durante um período de perseguição em Lyon.  Irineu foi poupado haja vista que ele estava fora. Quando ele voltou em 178, ele foi colocado como o segundo bispo de Lyon. De lá, ele ensinou e escreveu até a sua morte em algum momento entre 200 e 206 dC). Como bispo, Irineu teve o coração de um pastor. Ele também era um unificador. Ele era frequentemente chamado como moderador quando os debates irromperam na Igreja. Por exemplo, houve um debate sobre se a Páscoa deveria ser celebrada em 14 de Nisã de acordo com a Páscoa judaica ou em um domingo, o dia da ressurreição. Irineu afirmou continuamente que as datas dos feriados religiosos não eram mais importantes do que manter o vínculo de amor e unidade na Igreja.

Seu ensino

Irineu foi um dos primeiros pais da Igreja que organizou as doutrinas básicas da fé cristã. A obra mais famosa de Irineu é Contra as heresias, onde ele lutou contra a heresia do gnosticismo. Os gnósticos eram um grupo "cristão" herético que afirmava ter conhecimento exclusivo. Eles ensinaram uma realidade de “dualismo”, que é duas realidades igualmente conflitantes, como luz versus escuridão, espírito versus matéria, bem contra o mal. A matéria é má; só o espírito é intrinsecamente bom. Isso significa que Jesus não veio em carne e sangue de verdade, mas era um espírito na aparência da carne. Além disso, eles negaram a necessidade da expiação pelo pecado. O pecado foi expiado por meio  do conhecimento que foi revelado apenas para a elite espiritual, que naturalmente eram eles. Eles ensinaram que Jesus era o Deus transcendente, mas que o Senhor era um Deus menor porque criou a matéria, que é má. Eles insistiam que o que foi registrado nos evangelhos tradicionais era bom o suficiente para o homem comum.

Para combater essa heresia, Irineu ensinou que:

  • O Evangelho é para todos.
  • A Igreja que se espalhou pelo mundo conhecido é católica, ou seja, universal ou unida. A igreja em Éfeso, Roma, Lyon e outros lugares são todos ramos de uma igreja católica.
  • Deus revelou no Antigo Testamento é o Deus e Pai do Senhor Jesus.
  • Há unidade entre as escrituras do Antigo Testamento e do Novo Testamento. O Antigo Testamento estabeleceu as bases para o Novo Testamento.
  • Jesus veio na carne como o segundo Adão para restaurar o que o primeiro Adão perdeu (Efésios 1:10). O termo teológico para isso é recapitulação.
  • A Igreja deve estar ciente do sistema do herege para expor seu erro.
  • O amor está acima do conhecimento. “O conhecimento emana, mas o amor edifica.” I Cor 8: 1
  • A Igreja realiza milagres de cura, assim como Jesus fez para restaurar a carne material.

Citações de Contra as heresias

A fonte do evangelho

“Aprendemos o plano de nossa salvação de ninguém menos que aqueles por meio dos quais o evangelho chegou até nós. De fato, eles primeiro pregaram o evangelho e, depois, pela vontade de Deus, eles nos entregaram as Escrituras. . . Mateus também emitiu entre os hebreus um evangelho escrito em sua própria língua, enquanto Pedro e Paulo estavam evangelizando em Roma e estabelecendo os alicerces da Igreja. Depois da partida deles, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, também nos transmitiu por escrito o que havia sido pregado por Pedro. Lucas também, o companheiro de Paulo, colocou em um livro o Evangelho pregado por ele. Depois, João, o discípulo do Senhor que reclinou em Seu peito, também publicou um Evangelho, enquanto residia em Éfeso na Ásia.”  [3.1.1]

As "mãos de Deus"

“E, portanto, ao longo de todo o tempo, o homem, tendo sido moldado no princípio pelas mãos de Deus, isto é, do Filho e do Espírito, é feito à imagem e semelhança de Deus.” [4.28.4]

Profecia e fala em línguas na igreja

“Assim também ouvimos muitos irmãos na Igreja, que possuem dons proféticos, e que através do Espírito falam todos os tipos de línguas, e trazem à luz para o benefício geral as coisas ocultas dos homens, e declaram os mistérios de Deus.” [5.6.1]

Dons do Espírito e Cura na Igreja

Para alguns, certamente e verdadeiramente expulsam os demônios, de modo que aqueles que foram purificados dos maus espíritos com frequência creem [em Cristo] e se juntam à Igreja. Outros têm presciência das coisas por vir; eles vêem visões e expressam expressões proféticas. Outros ainda, curam os enfermos colocando suas mãos sobre eles, e eles são curados. Sim, além disso, como eu disse, os mortos foram levantados e permaneceram entre nós por muitos anos. E o que mais eu direi? Não é possível nomear o número de dons que a Igreja, espalhada por todo o mundo, tem recebido de Deus?” [2.32.4]  [ii]

Oração Católica em Honra de Santo Irineu

“Deus Todo-Poderoso, que sustentou seu servo Irineu com força para manter a verdade contra toda explosão de vã doutrina: Mantenha-nos, oramos, firmes em sua religião verdadeira, que em constância e paz possamos andar no caminho que leva à vida eterna; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina com você e com o Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre.”

Obs: Originalmente publicado no site da Fundação Pneuma (a organização matriz da Pneuma Review.com) em junho de 2004.

Notas:

[i] Como citado por NR Needham, 2000 Anos do Poder de Cristo: Parte Um: A Era dos Pais da Igreja Primitiva , (London: Grace Publications Trust, 1997), 97-98.

[ii] Todas as citações de Against Heresies , espere a primeira, são citadas por Stanley M. Burgess O Espírito Santo: Tradições Cristãs Antigas (Peabody, Massachusetts: Hendrickson Publishers, 1984), 59-61. Observe também que esta é a evidência histórica mais conclusiva de que os dons carismáticos do Espírito continuaram na vida da igreja após a morte dos apóstolos. Qualquer alegação de que os dons passaram com os apóstolos está em conflito direto com o relato de Irineu.

Sobre o autor : Derek Vreeland , MDiv (Universidade Oral Roberts), DMin (Asbury Theological Seminary), é o Discipulado Pastor da Word of Life Church em St. Joseph, Missouri. Ele é o autor de Shape Shifters: Como Deus Muda o Coração Humano: Uma Visão Trinitária de Transformação Espiritual (Word & Spirit Press, 2008), Credo Primordial: Sua Entrada no Credo dos Apóstolos (Doctrina Press, 2011), e Através do Olhos de NT Wright: Guia do leitor para Paulo e a fidelidade de Deus (Doctrina Press, 2015). http://derekvreeland.com Twitter: @DerekVreeland

Artigo orginal: http://pneumareview.com/irenaeus-bishop-of-lyons-gnostic-fighter-and-unifying-theologian/

Tradução: Everton Edvaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário