8 de agosto de 2018

Deus ainda dá revelação hoje?





Por Scott Lencke.

Os continuístas acreditam que Deus ainda fala hoje. Isso acontece não apenas através da Palavra de Deus nas Escrituras, mas até mesmo através de palavras específicas ou o que podemos chamar de “revelações”. Essas revelações podem vir de várias maneiras - profecias, palavras de conhecimento, palavras de sabedoria, visões, sonhos, etc. - mas Deus ainda se comunica e fala hoje. Ele na verdade nunca desejou nada menos.

No entanto, o que pode ser facilmente levantado contra os continuístas, numa perspectiva mais cessacionista, é a ideia de que tal revelação não seria mais necessária sabendo que agora temos a completa revelação de Deus em Jesus Cristo, que é, naturalmente, resumida na íntegra pelo cânon das Escrituras. Esta revelação é a palavra final e nenhuma outra revelação é necessária. E eu entendo essa preocupação, especialmente observando doutrinas como a suficiência das Escrituras . Contudo, acredito que há uma abordagem muito mais equilibrada que permite que as Escrituras inspiradas por Deus mantenham seu lugar de autoridade como revelação escrita de Deus, e ao mesmo tempo que afirme que Deus ainda fala, revela e se comunica hoje.

Aqui está o que eu acredito que precisamos reconhecer.

Devemos confessar que não há mais revelação necessária de Deus a respeito de seus   propósitos redentores em Jesus Cristo. Não mais! A obra de Cristo e a revelação a respeito dessa obra - resumida em sua vida, ministério, morte e ressurreição - são  a palavra final sobre a revelação e os propósitos redentores de Deus . E acredito que o Novo Testamento deixa isso bem claro.

No entanto, não acho que esteja fora de questão acreditar que Deus continua a se comunicar no que eu poderia chamar de medida não-redentora . É onde os continuístas se separam dos cessacionistas.

Mais uma vez, reitero que seria muito prejudicial dizer que ainda há mais a ser revelado por Deus a respeito da redenção da humanidade por meio de Cristo e do evangelho do reino. Cristo continua sendo a palavra final sobre isso. Mas, crer que Deus ainda revela hoje, em um sentido não redentor, não deve ser visto como prejudicial a uma fé que parece estar fundamentada em Cristo, no evangelho e no testemunho do cânon das Escrituras. De fato, eu diria que, não permitir que Deus ainda fale diretamente e se revele hoje, em todas as suas várias maneiras, nos separaria de algo muito querido para o coração de Deus.
Ao todo, quero dar duas indicações sobre por que acredito na revelação contínua e não redentora:

1) Mesmo enquanto o cânon das Escrituras estava sendo formado, Deus estava sempre falando paralelamente às Escrituras, significando que ele estava falando  ao lado do que seria incluído no cânon das Escrituras.

Alguns exemplos seriam encontrados em lugares como 1 Samuel 10: 10-13 e 1 Timóteo 1: 18-19.

No primeiro caso, encontramos Saul, capacitado pelo Espírito, profetizando entre um grupo de profetas. No segundo exemplo, lemos sobre Paulo lembrando Timóteo das palavras proféticas que foram feitas sobre ele.

Em ambas as situações, encontramos profecias inspiradas pelo Espírito. Mas em nenhum dos casos encontramos aquelas palavras proféticas e reveladoras registradas nas próprias Escrituras. Os eventos são mencionados, mas as palavras específicas não nos são dadas. Ainda mais, no caso de Timóteo, essas palavras permitiram que ele continuasse o seu percurso. Nós lemos que 'recordando-as você possa lutar bem a batalha, mantendo a fé e uma boa consciência'. Estas devem ter sido algumas palavras muito edificantes e fortalecedoras! É claro que elas eram, já que verificamos que este é um dos principais propósitos da profecia (veja 1 Coríntios 14: 3).

Lembre-se, a Escritura não registra cada palavra e ato de Deus. Lembra de João 21:25? Mas tendo em vista que Deus estava sempre falando, agindo revelando a si mesmo, mesmo ao lado da escrita do que se tornou Escritura, acredito que isso nos aponta para o caminho de que ele não faria isso apenas paralelamente ao texto canônico,  mas até mesmo pós-canônico .

2) Nem toda revelação nas Escrituras se enquadra na categoria maior de revelação redentora.

Podemos ver muitos desses exemplos nos Evangelhos e Atos. Por exemplo, pense na interação de Jesus com a mulher samaritana no poço (João 4). Aqui encontramos algumas palavras muito detalhadas da própria Palavra Viva. E assim, nós reconhecemos os propósitos redentores de Deus seriam cumpridos através de Cristo nesta particular ocasião. Mas o que é interessante notar é uma revelação específica que Jesus compartilhou, principalmente a  palavra de conhecimento  sobre a vida amorosa dessa mulher.

Agora, os detalhes completos são sem dúvida extremamente importantes na interação entre Jesus e a mulher samaritana: ela é uma samaritana, uma mulher, temos ensinamentos ricos sobre Cristo como água viva, a mudança para a adoração de nosso Pai em espírito e verdade do que em um edifício centralizado e muito mais. Creio que João registrou exatamente o que era pertinente registrar sobre esse encontro, ajudando-nos a entender melhor seu principal objetivo sobre Jesus Cristo (isto é, João 20: 30-31).

Mas essa palavra específica de conhecimento (sobre a vida amorosa da mulher) foi um detalhe ao lado da revelação redentora maior, mesmo dentro dessa situação. Jesus poderia ter revelado um sonho que ela teve na noite anterior. Ou seja, ele poderia ter revelado outro pouco de conhecimento sobre sua vida. Creio que havia muitas possibilidades em que essa medida não-redentora da revelação de Deus poderia ter surgido. No entanto, isso não afetaria a mensagem central de Cristo e do evangelho, como nos foi dado nas Escrituras.

E, assim, afirmar que Deus fala e revela-se hoje, e que profecias ainda existem, não deve ser visto como uma ameaça à revelação redentora de Deus resumida em Jesus, e atestado no cânon das Escrituras. Argumentar dessa forma é exagerar o caso. Claro, o abuso pode acontecer e acontece. Mas isso não é inerentemente preciso sobre a profecia atualmente. Ainda mais, é aqui que o cânone bíblico, a medida muito útil para nossa fé, se torna importante. Ou seja, temos uma ótima ferramenta para nos ajudar a avaliar as revelações, profecias, visões, etc. atuais.

Naturalmente, há muitos outros exemplos desse tipo de revelação não redentora de Deus em lugares como no livro de Atos. Por exemplo:

  • A palavra de conhecimento de Pedro no capítulo 5 de Ananias e a mentira de Safira.
  • A palavra de sabedoria de Pedro em Atos 6 da necessidade de nomear uma equipe para cuidar das mesas, em vez de ter os apóstolos cobrindo essa tarefa de serviço.
  • A profecia de Ágabo, no final de Atos 11, de que haveria uma fome severa.
É claro que, para o cessacionista, muitos deles, se não todos, foram dados como “dons de sinais”, atestando, em última instância, a mensagem do evangelho proclamada pelos apóstolos. O argumento continua que eles eram únicos principalmente para os apóstolos, assim como seus associados. Portanto, como não há mais apóstolos hoje, não precisamos mais desses sinais atestantes, pois a Escritura agora ocupa esse lugar.

Mas, para argumentar, tal falha não nota alguns pontos interessantes sobre esses dons particulares:

  1. Estes não vieram somente através dos apóstolos. Considere esta lista de passagens que mostram vários cristãos sendo usados ​​nesses dons: os 120 no Pentecostes em Atos 2: 4; Estevão em Atos 6: 8; Filipe em Atos 8: 4-7; Ananias em Atos 9: 17-18; Cornélio e lar em Atos 10:46; Ágabo em Atos 11: 27-28 e 21: 10-11; os discípulos de Eféso em Atos 19: 6; As filhas de Filipe em Atos 21: 8-9; os crentes da Galácia em Gálatas 3: 5; os crentes coríntios em 1 Coríntios 12-14; os crentes tessalonicenses em 1 Tessalonicenses 5:23; os anciãos em Éfeso em 1 Tim 4:14. Uma lista!
  2. Esses dons não foram usados ​​apenas como “sinais”, mas também para trazer edificação e fortalecimento. Este é o grande ponto de Paulo em 1 Coríntios 12-14.
  3. Na verdade, as Escrituras não nos ensinam que as Escrituras um dia tomarão o lugar dos “dons de sinais”.  Basear esse argumento, em textos como 1 Coríntios 13: 8-12, é um mal-entendido do contexto. Como muitos teólogos notam, esta passagem fala do eschaton final, ou seja, o término final de todas as coisas, quando o " veremos face a face".

O que devemos lembrar é que, todos esses exemplos dos pontos 1 e 2 logo acima falam de revelações reais dadas por Deus . E enquanto alguns dos detalhes dessas instâncias encontraram seu caminho nas Escrituras, alguns outros detalhes nos são desconhecidos. O conteúdo das profecias coríntias, as profecias tessalônicas, as profecias das filhas de Filipe, etc., não foram registradas nas Escrituras. Ainda mais, elas não eram uma revelação redentora definitiva. Esse mesmo tipo de revelação surge hoje.

Em resumo, tentei mostrar por que acredito que vale a pena distinguir entre a) revelação redentora e b) a revelação não redentora. É claro que mesmo a revelação não-redentora vem do nosso grande Deus redentor. Mas a revelação redentora em Cristo e no evangelho é finalizada. Nós não precisamos adicionar nada. No entanto, sabemos que nosso Deus vivo ainda fala hoje através de seu Espírito vivo.

Então, nos encorajemo-nos de que Deus fala hoje, como é fiel à sua natureza, e que somos chamados, como o corpo juntos, à buscá-lo, ouvi-lo através da Escritura e da obra atual do Espírito, e até mesmo buscar profecia (por exemplo, 1 Coríntios 14: 1). E felizmente, enquanto nos mantivermos conectados com as Escrituras, à igreja histórica e à igreja presente, teremos grandes ferramentas disponíveis para nos ajudar a permanecer firmes, sendo fiéis à revelação de Deus em Jesus Cristo.

Sobre o autorScott Lencke , MA (Seminário Teológico Covenant), atualmente está realizando um Doutorado em Missiologia pelo Fuller Theological Seminary. Ele trabalha na equipe do Visible Music College , uma faculdade de música e ministério com campo em Memphis, Chicago, Dallas e Alemanha. Scott é um blogueiro ativo em prodigalthought.net . Ele é o autor do Change For the First Time, Again .

Artigo original publicado em: A revisão do Pneuma- um Jornal de Recursos do Ministério e Teologia para os Ministérios e Líderes Pentecostais e Carismáticos no dia 23 de Outubro de 2013.

Link do texto original: https://continuationism.com/2013/10/24/does-god-still-give-revelation-today/

Tradução: Everton Edvaldo.

Um comentário:

  1. Talvez não tenham se atentado a duas revelações que Apóstolo Paulo recebeu, como relata Lucas no livro de Atos:

    1 ° revelação que Paulo teve para não ir para Jerusalém porque alguns já tramavam contra ele:

    Atos dos Apóstolos 21: 4. Encontrando os discípulos dali, ficamos com eles sete dias. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém.

    2° revelação Paulo recebeu para não ir para Jerusalém:

    Atos dos Apóstolos 21: 10. Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. 11. Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: "Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ ". 12. Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém.

    Acredito que Deus em sua onipotência se relaciona com a Sua criatura, não que seja em todo culto ou oportunidade, mas porém muitas profecias são do homem.

    1 Tessalonicenses 5: 20. Não tratem com desprezo as profecias, 21. mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. 22. Afastem-se de toda forma de mal.

    ResponderExcluir