14 de agosto de 2018

Três dificuldades de um cristão com a Bíblia e como lidar com elas




Por Everton Edvaldo.

Introdução: Desde cedo, a humanidade têm dificuldades com relação à entender a si mesmo e ao outro. Todavia, muitas vezes essa dificuldade parte de um desinteresse particular do indivíduo. Acontece que há outros indivíduos que até conseguem entender, mas têm dificuldades em executar o que foi entendido. É bastante comum isso acontecer entre nós. Pois bem, quando se trata da Palavra de Deus, as dificuldades aumentam expressivamente. Isso é natural, pois, estamos lidando com um livro, muito antigo cujo seu último autor- para se ter ideia-  viveu há XX séculos. Nesse tempo, a cultura, a linguagem, e os costumes eram bem diferentes. Portanto, hoje, quais seriam essas dificuldades e como lidar com elas? Bem, neste artigo vamos tratar de três ... Boa leitura!

I- A dificuldade de ler o que está escrito.

Hoje, a leitura é indispensável para o processo de alfabetização e aprendizado do indivíduo. Sabe-se que pela leitura, podemos adquirir conhecimento e que através dela, também melhoramos nossa escrita e comunicação. Ou seja, qualquer um que queira ser bem-educado, falar, compreender e se comunicar bem, precisa ler! Logo, percebemos claramente que ela é extremamente importante para nós.

No que diz respeito à Palavra de Deus, muitas dificuldades surgem. Isto significa que não é fácil ler a Bíblia, mas um grande desafio e isso se dá por algumas razões:

Primeiro, a Bíblia (nas traduções para a Língua Portuguesa), está condicionada a uma série de limitações e obstáculos que vão desde a linguagem, até à diagramação que ela foi sujeita e publicada. Além disso, existem algumas traduções cuja linguagem ou é difícil ou desatualizada. Outras, possuem uma letra pequena demais para serem lidas, etc. Tais coisas, acabam dificultando e fazendo com que as pessoas percam o hábito pela leitura da Bíblia.

Uma segunda dificuldade que podemos abordar aqui é a do desinteresse. Muitas pessoas não têm interesse em ler a Bíblia. Não que ela não seja interessante, mas sim porque a pós-modernidade trouxe consigo ocupações, estresses e entretenimentos que acabam preenchendo nosso tempo. Isto é, quando não estamos trabalhando, estamos ocupados com outras coisas. Há também aqueles que não leem a Bíblia porque (embora ela não seja), acham ela desinteressante mesmo. Sem falar nos cristãos que não leem a Bíblia porque pensam que já sabem demais sobre Deus, ou por outro lado, têm aqueles que quando vão lê-la, não entende-a, desistem e optam por ouvir pregações na sua igreja, ou em rádios, isto é, preferem "comer o pasto já mastigado", "pegar a receita já pronta'', ou em outras palavras: aprender através de terceiros.

Um último ponto que abordaria aqui seria a dificuldade daqueles que não tiveram uma boa educação secular no ensino fundamental e médio.

Sim, uma parcela de cristãos não teve uma boa educação secular na infância e são analfabetos funcionais. Entretanto, esse obstáculo pode ser vencido e, embora o caro leitor não esteja passando por isso, há quem passe e necessite da sua ajuda.

Eu costumo afirmar que a leitura constante da Bíblia, já elimina 25% das nossas dúvidas com relação a Deus, a fé e à salvação. Então é de suma importância que o cristão crie esse hábito, e isso inclui obviamente aqueles que não leem a Bíblia por se sentirem impotentes intelectualmente. 

Então aqui vão algumas dicas para quem sente dificuldade com a leitura bíblica.

Primeiro, pegue gosto pela leitura! Isso não é algo fácil. É um cultivo diário e vai exigir muita perseverança da parte do cristão até que a leitura da Bíblia se torne um hábito! Eu posso compartilhar uma experiência particular: Eu aprendi a ler um pouco tarde: com 8 anos. Aos 15, eu ainda não tinha gosto pela leitura! Achava a leitura (de qualquer livro) entediante. Quando me converti e passei a ler a Bíblia, fiz disso um hábito e peguei gosto pela leitura até hoje, de modo de gosto de ler não só a Bíblia e livros cristãos, mas também outros tipos de literatura. Se funcionou comigo, com certeza vai funcionar com você!  A perseverança aqui é extremamente fundamental e é a chave para o êxito.

Segundo, se o cristão ainda não sabe ler, não deve desistir e ''jogar a toalha''. Vários cristãos já testemunharam que aprenderam a ler, lendo a Bíblia. Não é maravilhoso isso? Certa vez um irmão testemunhou que chorava ao tentar ler a Bíblia de joelhos até que conseguiu e aprendeu a ler! Isto nos prova que nunca é tarde para recomeçar, não importa a idade! Se você precisar de ajuda peça, e se você pode ajudar alguém, ajude. Hoje, existem muitos vídeos no YouTube que podem lhe fornecer ferramentas para isso.

Terceiro, reserve um tempo diário para a leitura! Não adianta querer ler, saber ler e não ter tempo para ler a Bíblia. No mínimo, tire 15 minutos do seu dia para fazer isso e exercite. 

Quarto, use uma tradução que lhe ajude a ler, não que dificulte. Uma que tenha uma letra do tamanho ideal para a sua visão e cuja diagramação favoreça o seu gosto pessoal.

Quinto, procure um lugar da casa, do trabalho ou da escola calmo e propício para você se concentrar! Tenham em mente que o ambiente, a iluminação e até mesmo as cores da parede podem influenciar positiva ou negativamente. Por isso, a escolha do local é de suma importância.

Sexto, leia devagar. Uma leitura apressada só atrapalha e deixa muito a desejar.

Sétimo, leia com foco e propósito, pois, sem objetivo não chegamos a lugar nenhum!

II- A dificuldade de entender o que está escrito.

"Não entender" a Bíblia não está condicionado somente à questão de alfabetização. Existem outros fatores que contribuem para isso. Por exemplo: estamos diante de 66 livros, escritos por mais ou menos 40 pessoas, num período de 16 séculos, e em três línguas diferentes. É claro que isso dificulta nosso entendimento.

A menos que você seja um superdotado intelectualmente, hoje, é impossível entender exatamente todos os versículos da Bíblia. Mas apesar disso, ela foi escrita para que possamos entendê-la. É verdade que jamais entenderemos tudo que está escrito nela, mas aquilo que é crucial para nossa salvação e modo de vida aqui na terra, está ao nosso alcance e disponível para quem o busca através do estudo e da oração.

Porque esses dois? Bem...

A primeira coisa que devemos ter em mente, quando estamos lendo a Bíblia, é que ela é um livro "divino-humano". Por isso, precisamos ter intimidade com esses dois elementos.

Partindo desse princípio, a primeira coisa a fazer é orar! Sim, orar a Deus para que O autor Supremo possa estar lhe abrindo a mente afim de que você compreenda Sua mensagem. A oração deve regar toda a nossa busca pelo conhecimento e ao fazer isso com fé, o Senhor tratará de nos ajudar. Amém?

Em segundo lugar, o estudo! Esse é um caminho que tem um custo a se pagar. Exige disposição, tempo, concentração e até mesmo dinheiro. Só nesse ponto, eu poderia discorrer páginas e páginas sobre como podemos estudar a Bíblia de forma efetiva, mas já existem excelentes livros discorrendo sobre esse assunto. Aqui serei genérico e prático quanto às dicas e opções. Vamos lá?

a) Leia versículos devagar e caso não os entenda, leia de novo.

b) Marque termos/palavras-chave intrigantes e pesquise seus significados de acordo com a língua original. Depois disso, reflita sobre seus significados à luz do contexto da passagem ou do livro. Para isso, é bom ter em mãos um dicionário bíblico para o auxílio.

c) Faça perguntas ao texto que está lendo e estudando. Faça várias, ex: O que o texto diz? Quando foi escrito? Para quem foi escrito? Porque foi escrito? Quem foi fulano de tal? Etc. Isso te ajudará a entender o contexto histórico e cultural da passagem e do livro, e lançará luz à compreensão da passagem em foco.

d) Leia Bíblias de Estudo. No modo geral, te ajudam a entender as doutrinas básicas das Escrituras.

e) Compre bons livros que falem sobre a Bíblia. Livros de Teologia Sistemática; Teologia Bíblica do Novo Testamento, Teologia Bíblica do Antigo Testamento; Exegese, Hermenêutica, etc. Livros que tratem da cultura e da geografia bíblica também são bons.

f) Medite! Sem reflexão, o estudo fica seco e a compreensão obliterada.

g) Por fim, não deixe de ir aos cultos de doutrina/ensino e escola dominical da sua congregação. Sim, seu pastor ou professor pode contribuir muito para seu aprendizado!

III- A dificuldade de colocar em prática o que está escrito.

Praticar a Palavra de Deus é ainda mais difícil que todas as outras coisas que abordamos acima, pois ela não massageia o nosso ego. Pelo contrário, denuncia nossos pecados e atesta contra nossa natureza. Podemos até escolher uma interpretação que encubra nossas práticas ou justifique elas de modo que suavize nossa culpa, mas jamais mudar o que está escrito e o que está escrito várias vezes atesta contra nossa natureza. Por isso, temos uma geração de crentes que lê, e até entende a Bíblia, mas não coloca suas palavras em prática.

Na época de Jesus, haviam os fariseus. Estes, eram conhecidos por serem doutores da lei. Conheciam o Antigo Testamento de capa a capa, memorizado. Todavia, suas atitudes mostravam que eles não eram praticantes do que conheciam. Jesus nos alertou contra isso várias vezes nos evangelhos, mas nem sempre, não praticamos as Escrituras por que somos hipócritas. Existem outros fatores como por exemplo:

Fé enfraquecida, desânimo, falta de forças, frustração com algo ou alguém; mágoa no coração, medo, etc. Por isso, essa é uma área muito delicada.

Pois bem, aos que querem colocar em prática e possuem esse desejo de agradar a Deus, deve entender que esse processo leva tempo, é diário, progressivo, doloroso, angustiante, mas glorioso e gratificante, pois Deus está conosco e nos cercará de todas as condições necessárias para que possamos vencer e viver o que está Escrito, mesmo com nossas fraquezas.

Tentações virão, desânimo também, mas o Senhor proverá o escape! Ele também nos revestirá de forças e usará sua própria Palavra para revigorar nosso ser e nos encher de alegria.

Por isso, tenha em mente que você não está só nessa guerra. Deus, o Espírito Santo e Cristo, irá orientar e capacitar os seus servos para vencer a sua natureza, o mundo, e o diabo. Se ele venceu na cruz, é certo que nEle, nós já somos mais que vencedores. Mas antes de finalizar, vamos às nossas dicas:

a) Ore. A oração deve estar presente desde o processo de leitura, à parte prática. A oração é o oxigênio da alma! É impossível viver uma de comunhão com Deus sem orar!

b) Jejue. O jejum nos disciplina e humilha nosso ego. Porém, o jejum deve ser feito de forma correta e sincera e não torturante.

c) Comunhão com os santos. Sim, pedir ajuda aos outros, congregando e partilhando das bênçãos espirituais fará com que você se sinta motivado a também viver a Palavra de Deus.

d) Busque a comunhão com o Espírito Santo. Este, irá te dotar com dons espirituais e poder do céu contra as hostes malignas.

Conclusão: Mais que simplesmente mostrar os problemas, este artigo foi escrito também para mostrar algumas alternativas que podemos usar para melhorarmos o nosso relacionamento com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Então caro leitor, dificuldade não é sinal de derrota, mas de oportunidade para vencer, crescer e se desenvolver. Se se levantou um "Golias" na sua vida, você pode vencê-lo. Hoje, eu tenho uma visão melhor das Escrituras, mas isso não foi algo que veio de um dia para o outro. É uma construção! O ouro, todos podem achar, mas só o encontra aquele que o busca, cava e soa. Deus está nessa peleja com você, portanto, não demore em pegar sua Bíblia e começar a ler! Deus abençoe a todos!

5 comentários: