15 de setembro de 2019

O Liberalismo Teológico é a maior ameaça às Igrejas Pentecostais nos dias de hoje?




Por Everton Edvaldo

Nos últimos meses, o Brasil tem sido invadido por uma enxurrada de fake news e informações desencontradas. O meio evangélico e teológico não tem ficado imune a isso. No entanto, nenhum Movimento tem sido tão injustiçado na história, como o Pentecostal. Não há dúvidas de que esse Movimento tenha seus problemas, dificuldades e limitações, como qualquer outro, sendo que como se não bastasse isso, ainda há pessoas que de dentro ou fora do Movimento, ventilam inverdades sobre nós. Recentemente, "um famoso" reverendo de uma igreja tradicional, afirmou que há um fenômeno nas Igrejas Pentecostais de saída para as Igrejas Reformadas, por conta da pregação expositiva. Ele chama de "Êxodo Pentecostal". Essa informação desprovida de verdade e sem nenhuma base estatística tem sido propagada por meio das mídias por muitos reformados e até mesmo Pentecostais de forma orgulhosa e vibrante. Outros, de forma sutil, tem tentado colocar a introdução massiva do liberalismo teológico no Brasil na conta dos Pentecostais. E pasmem: há Pentecostais contribuindo para isso, usando as mídias, escrevendo artigos que estão sendo compartilhados até por reformados...

Bem... Essas coisas bem ou mal intencionadas tem sido propagadas e estão escondendo um mal maior do qual nós falaremos mais adiante. Mas por ora, o liberalismo teológico é uma ameaça iminente ao Pentecostalismo? Ele tá sendo introduzido no Brasil pelos Pentecostais? Minha resposta é: "não."

Como se não bastasse carregar a culpa das bizarrices entre os Neopentecostais, nós agora estamos sendo acusados de introduzir o liberalismo Teológico no Brasil de forma massiva. Essa ideia tem sido cultivada e introduzida sutilmente em nosso meio e se não tivermos cuidado, irá ganhar proporções gigantescas.

Pois bem, a verdade é que o Liberalismo Teológico (desenvolvido pelo calvinista Friedrich Schleiermacher) foi introduzido no Brasil através de seminários ligados à igrejas tradicionais. De lá para cá, ele tem sido um gigante adormecido atuando com mais nocividade na academia. 

Acontece que recentemente, alguns escritores Pentecostais, publicaram livros que parecem sugerir e introduzir pensamentos liberais através do maior veículo de comunicação da Assembleia de Deus (A maior Igreja Pentecostal do Brasil) que é a CPAD.

Unindo o útil ao agradável, alguns logo viram a oportunidade de lançar na conta dos Pentecostais, essa mazela teológica e porque não dizer, demoníaca.

Mas porque o liberalismo Teológico não é uma ameaça iminente aos Pentecostais?

Simplesmente porque o Liberalismo funciona muito bem nas academias, em países desenvolvidos e intelectualizados, mas não é um prato apetitoso e fascinante para o público mais leigo Pentecostal brasileiro que não domina tão bem o conhecimento bíblico. É como se fosse um ladrão querendo roubar um caixa que não tem dinheiro, somente notas de cartões de crédito.

O público mais leigo Pentecostal majoritariamente não tem acesso a esse tipo de conteúdo. O Liberalismo Teológico matou as Igrejas da Europa, é verdade, mas não foi o único responsável. Um conjunto de coisas contribuíram para que ele obtivesse sucesso. Acontece que o Brasil não é a Europa. Aqui as coisas são e funcionam diferente. A começar pela antropologia do povo brasileiro. Somos pessoas religiosas por natureza, festivas e muito abertas à experiência religiosa.

Se o Brasil vivesse o mesmo contexto da Europa na época que foi bombardeada pelo liberalismo, aí sim, seria uma ameaça iminente, mas por enquanto, ele está adormecido e se depender das igrejas Pentecostais, ficará assim por um bom tempo.

Por outro lado, não devemos subestimar o inimigo. Na medida que os Pentecostais forem se consolidando no estudo teológico, as trincheiras devem ser reforçadas, até porque o Liberalismo tem várias roupagens e sempre acha uma maneira de se inovar e atrair.

Então quais seriam as ameaças iminentes ao Pentecostalismo?

Bem, a maior ameaça hoje ao Pentecostalismo no Brasil é a avalanche de Calvinistas infiltrados nas Igrejas Pentecostais e Seminários.

Por conta da pregação expositiva (que majoritariamente é mais usada pelos reformados, embora Pentecostais também usem-na), muitos estão conhecendo não apenas o Calvinismo, mas também o Cessacionismo. E isso tem acontecido por conta da gigantesca influencia que as mídias sociais possuem.

Funciona mais ou menos assim: a igreja negligência a preparação doutrinária dos seus membros e então esses ficam vulneráveis e expostos a qualquer vento doutrina. Como ovelhas famintas a procura de pasto, acham vídeos e materiais na internet de origem reformada. Então se identificam com algumas ou boa parte de suas crenças e começam a influenciar outros dentro da igreja.

Isso tem dividido igrejas e seminários, mas medidas estão sendo tomadas.

Isto porque dezenas de obras arminianas estão sendo traduzidas para a língua Portuguesa. Algumas igrejas estão promovendo eventos e palestras sobre arminianismo e além disso, alguns líderes locais estão reforçando a doutrina.

Embora essas medidas estejam ajudando a frear esse fenômeno, devemos intensificar nossa luta para expulsar essa crença estranha ao Movimento Pentecostal como um todo.

2 comentários:

  1. Ótimo, não podemos ficar de braços cruzados.

    ResponderExcluir
  2. os sepulcros caiados devam se referir às igrejas liberais de hoje, com essa pregação de "Deus quer só o coração" notem que essas igrejas liberais demais só são movidas pela emoção humana, mas é raro (quando tem) a manifestação de Deus. muitos criticam a IPDA mas vai ver a vida espiritual dessas pessoas que tanto criticam a Deus é amor, provavelmente são de igrejas frias, onde é raro ver a manifestação de Deus, é daquele tipo de pessoas que já querem sair da igreja se o pregador resolver pregar sobre usos e costumes, as igrejas podem mudar, mas a palavra de Deus é a mesma em que era há 2000 anos atrás

    ResponderExcluir