18 de setembro de 2019

Pentecostais incomodados com Lucas como um teólogo tão bom quanto Paulo.


Por Everton Edvaldo

Por séculos, o evangelista Lucas foi enterrado e esquecido quando o assunto era doutrina/teologia. Atos dos apóstolos por exemplo, era interpretado apenas como narrativa histórica e se dizia que não era possível fazer doutrina a partir dela. Foi daí que surgiu e se consolidou entre os teólogos evangélicos, a ideia de que Paulo era teólogo e Lucas, apenas historiador. Com isso, um fenômeno interpretativo ganhou força, intitulado por alguns de "paulinização do N.T." 

Desconhecendo alguns gatilhos e ferramentas da teologia bíblica, vários teólogos passaram a interpretar a Bíblia, com as lentes de Paulo, sem levar em consideração as singularidades e peculiaridades de cada obra/teólogo dela. 

Demorou muito para se perceber que esse modus operandis não é tão saudável quanto parece, haja vista que cada autor da Bíblia é um teólogo por excelência.

I Howard Marshall foi um dos primeiros a dar um novo rumo aos debates sobre o assunto. Para Marshall, Lucas era um teólogo distinto, porém harmônico com a Teologia de Paulo (e vice versa) e não podia ter sua obra simplesmente limitada ao ambiente histórico-descritivo.

 Vários teólogos Pentecostais se identificaram com a proposta de Marshall e desenvolveram sua teologia a partir disso. Roger Stronstad é um deles. Seus estudos contribuíram bastante para a formação acadêmica da Teologia Pentecostal e hoje, isso é algo muito claro para nós. Sim, Lucas que antes estava esquecido, agora vem à tona com bastante propriedade.

Ele escreveu 27% do Novo Testamento, e em questão de conteúdo, ele é o maior autor do Novo Testamento, ultrapassando até mesmo Paulo. Lucas também possui um grego refinado e uma linguagem metódica, sistemática e porque não dizer, acadêmica. 

Agora Lucas tem seu próprio espaço. Demorou muito para que isso pudesse acontecer. E não há dúvidas: Lucas é um teólogo tão importante quanto o apóstolo Paulo.

Mas ultimamente, alguns Pentecostais brasileiros, estão fazendo barulho nas redes sociais, espalhando espantalhos e inverdades sobre quem adere a essa ideia. De forma desonesta ou ignorante, esses Pentecostais negam que há paulinização do N.T, acusam quem defende Lucas como um teólogo distinto de Paulo, como sendo um progressista, liberal ou um lucanizador dos escritos paulinos. Há até quem diga que nós até colocamos Lucas como um opositor de Paulo, coisa que nunca defendemos!

Um fato sobre eles: ou não compreenderam o assunto ou fazem de propósito. Com isso, tentam minar algo que demorou tanto para nós conquistarmos. 

Fiquemos atentos com determinados pensadores que na intenção de defender a verdade, acabam espalhando e promovendo a mentira. Dividindo, mais do que construindo...

Muito cuidado! 

Um comentário:

  1. É a falta do que dizer sobre ambos (Lucas e Paulo) que produz tais teólogos. Infelizmente...

    ResponderExcluir