22 de setembro de 2019

Se Jesus queria mulheres na liderança da Igreja, porque não escolheu nenhuma entre os 12 apóstolos?





Por Everton Edvaldo

"Se Jesus quisesse alguma mulher na liderança da igreja, não teria escolhido para o apostolado, 12 homens." Essa é outra objeção que oferecem quando eu falo que sou a favor da liderança feminina na igreja. Mas será que procede? Vejamos:

Em primeiro lugar, esse argumento é insustentável, pois recorre a falácia da inferência negativa, isto é, porque "Deus escolheu esses, ele não quis escolher aqueles."

Em segundo lugar, a liderança na Igreja não está restrita aos apóstolos, portanto a escolha de Jesus de 12 homens, não pode ser taxativa nessa discussão até porque os doze apóstolos, além de serem homens, eram todos os judeus. Isso também quer dizer que Jesus só quer na liderança da igreja judeus? Além disso, ele escolheu apenas 12 homens como apóstolos. Será que Jesus só queria 12 homens liderando a Igreja? Certamente não, né? Da mesma forma que Jesus não quer somente judeus na liderança da igreja, muito menos apenas 12 pessoas, esse texto não pode ser usado para negar que Jesus queira mulheres na liderança. Sem falar que quando Jesus escolheu os apóstolos, a Nova Aliança ainda não tinha sido inaugurada, muito menos a Igreja. Isto significa dizer que os apóstolos atuaram num primeiro momento, não como líderes (pastores de igrejas), mas como missionários/evangelísticas itinerantes, algo que Jesus vai ampliar em Marcos 16, texto usado para fundamentar a grande comissão de homens e mulheres para evangelizar.

Em terceiro lugar, a escolha de 12 pessoas do sexo masculino e que ainda eram judeus tinha toda uma significância representativa e escatológica, pois ao mesmo tempo que representa e sintetiza os 12 tribos de Israel (Mt 19:28 ; Lc 22: 29-30 ; cf. Ap 21:12, 14), aponta para o futuro, quando eles irão sentar para julgar. Além disso, o número doze indica que Jesus veio para trazer mensagem da Salvação, para todo o povo de Israel. Mas isso de forma alguma quer dizer que ele não queira mulheres na liderança.

Em quarto lugar, ministério de Jesus foi dirigido principalmente ao povo judeu dentro de Israel (Mateus 15:24), e para que Jesus fosse reconhecido como um rabino, ele precisava ter pelo menos dez discípulos do sexo masculino. Com doze discípulos judeus, o status de rabino de Jesus nunca foi questionado, mesmo por seus críticos.

Em quinto lugar, nos dias de Jesus, as mulheres eram impedidas de aprender, conversar a sós com homens e ensinar. Durante seu ministério, Jesus rompe alguns dessas barreiras, mas não todas. De forma incipiente, progressiva e muitas vezes indireta, Jesus vai tratando dessas questões, ora de forma prática, ora de maneira discursiva, respeitando, mas não se conformando com sua conjuntura cultural. Porém, apesar de não ter incluído nenhuma mulher no colégio apostólico, Jesus ensinou, treinou e fez discípulos entre as mulheres e vale lembrar que naquela época, um discípulo, era um mestre em treinamento...

Por último, esse episódio é descritivo, não prescritivo/normativo. Isso é notado nas próprias passagens em que Jesus faz a escolha dos apóstolos e posteriormente, quando após a morte de Tiago, os apóstolos não veem mais a necessidade de substituir aqueles que morriam, levando o fim do colégio apostólico na medida em que todos eles morreriam. O problema é que quem faz esse tipo de objeção, geralmente faz uma dicotomia entre o que seria descritivo (o número 12 e o fato de serem judeus) e o gênero (que no caso colocam como prescritivo), demostrando uma manipulação Hermenêutica e Exegética da passagem, apenas para fortalecer uma suposta fundamentação bíblica contra as mulheres na liderança da igreja. 

Viu só como esse tipo de construção argumentativa é perigosa? Quem faz esse tipo de associação, certamente:

1- Não entendeu a correlação Neotestamentária sobre liderança, ministério e Reino.

2- Não conseguiu assimilar que na escolha de doze homens judeus, há todo um simbolismo e significância apropriada.

3- Não compreendeu a relação entre Jesus, as mulheres e a Cultura.




3 comentários:

  1. Não poderia ser mais claro e coerente!! perfeito.

    ResponderExcluir
  2. A paz meu amado,eu nunca tinha visto uma explicação tão simples
    de fácil intendimento sobre este assunto. Parabens que Deus continue te usando.

    ResponderExcluir