5 de janeiro de 2017

Deus ama os pecadores?


Por William Lane Craig

"Parece-me bastante simples para provar que Deus, se Ele existe, deve ser Todo-amoroso. Deus, por definição, é o maior ser concebível. Se houvesse qualquer coisa que você poderia conceber maior que Deus, então, que seria Deus! Assim, muçulmanos e cristãos concordam que, necessariamente, Deus é o maior ser concebível. Agora, além de ser Todo-Poderoso e Onisciente, o maior ser concebível também deve ser moralmente perfeito. Isso significa que Deus deve ser Todo-amoroso. Pois é, obviamente, moralmente melhor para ser Todo-amoroso que não. Especificamente, é melhor amar os outros incondicionalmente, imparcial, e universalmente, em vez de meramente amar condicionalmente, parcialmente ou de forma seletiva. O que você acha de um pai que diz aos seus filhos: "Se você medir meus padrões e fazer o que eu digo, então (e só então) eu vou te amar"? As pessoas que tiveram os pais como esse, que não as amou incondicionalmente, conhecem as cicatrizes emocionais que eles carregam como resultado. Como o maior ser concebível, o ser mais perfeito, a fonte de toda a bondade e amor, o amor de Deus deve ser incondicional, imparcial e universal. Portanto, Deus, como um ser perfeito, deve ser todo-amoroso."

Agora, isso é exatamente o que a Bíblia afirma. A Bíblia diz:

'Deus é amor... Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou seu Filho para ser o sacrifício pelos nossos pecados (I João 4.8, 10).'

Ou ainda diz:

'Deus mostra Seu amor por nós em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós (Romanos 5.8).'

Jesus ensinou o amor incondicional de Deus para os pecadores. Vemos isso em suas parábolas sobre o filho pródigo e da ovelha perdida, na sua prática de comunhão de mesa com o imoral e impuro e, em suas palavras como as do Sermão da Montanha. Ele disse, por exemplo:

'Ouvistes que foi dito: "Amarás o teu próximo e odeie o seu inimigo." Mas eu vos digo, amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus ; pois Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e envia a sua chuva sobre os justos e sobre os injustos. Porque, se amais os que vos amam...O que mais você está fazendo do que outros? Não fazem os gentios fazer o mesmo? É, portanto, deve ser perfeito, como o vosso Pai celeste é perfeito. (Mateus 5.43-48)

O amor do Pai Celestial é imparcial, universal e incondicional."

Fonte: http://www.reasonablefaith.org/does-god-love-evil-doers. Tradução livre por Everton Edvaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário