11 de março de 2019

Não é todo mundo que vai te acompanhar até o fim



Por Everton Edvaldo.

Abraão é um daqueles personagens emblemáticos das Escrituras, pois dele procederam muitos povos e nações. Abraão é chamado de "Pai da Fé." Sua vida e testemunho era irrepreensível. Na caminhada da fé, Abraão teve que deixar algumas pessoas que ele amava para trás. A começar por Ló, seu sobrinho. Chegou um momento da caminhada em que os pastores dos rebanhos de ambos contendiam por seus bens serem muitos (Gn 13.5-7). E já não podiam morar juntos os dois na mesma região. Por isso, Abraão propôs que Ló se separasse dele e isso foi o que aconteceu. Porém, apesar de Abraão ter seguido sua vida, ele ainda era apegado a Ló (Gn 14.1-16), aliás, ele era seu sobrinho e a única forma de conservar a memória do seu irmão Harã, já falecido. Contudo, com a destruição de Sodoma e Gomorra, Ló vai morar com suas duas filhas numa caverna. Ele tinha perdido tudo, bens, cidade, sua esposa e seus genros. Abraão ainda era vivo, mas dessa vez, não amparou seu sobrinho. Abraão deixou para trás alguém que por muito tempo lhe foi importante, pois a caminhada com Deus não pode parar nem regredir. A ordem de Deus para seus servos é: "marche", progrida, evolua, supere! A próxima pessoa será Hagar e seu filho Ismael. Hagar era uma serva egípcia que engravidou de Abraão por sugestão de sua esposa. A mãe já vinha dando trabalho à família de Abraão há alguns anos. Mas dessa vez, Sara (esposa de Abraão) disse: "Livre-se dessa escrava e do seu filho..." (Gn 21.10).

Dessa vez, Abraão ficou perturbado ( Gn 21.11), porque era mais que um sobrinho, era seu primeiro filho. Após o SENHOR tê-lo consolado, a Bíblia diz que Hagar pega seu filho Ismael e saiu errante pelo deserto.
Lá na frente, Abraão teve que superar a dor da morte de sua esposa Sara (Gn 23.1).

Ei, não é todo mundo que vai te acompanhar até o fim. Cada perca que Deus permite que aconteça na sua vida, não é para te parar, mas para lhe fortalecer! Não fique desanimado nem paralisado quando alguém sumir da sua trajetória. O SENHOR dá e Ele mesmo tira. 

No final da sua história, muitas pessoas tiveram participação nela, mas só o SENHOR esteve contigo em TODOS os momentos, até o fim.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário