17 de janeiro de 2017

Porque saí da Igreja Universal do Reino de Deus?


Por Everton Edvaldo

COMO CONHECI A UNIVERSAL

A Igreja Universal do Reino de Deus é uma das denominações que mais crescem anualmente no Brasil. Boa parte desse crescimento, é resultado de um intenso trabalho nos meios de comunicação através de programações na TV, rádios, jornais, livros, etc.

Eu conheci a Universal através de uma colega da minha mãe. Ela entregou uma rosa vermelha à minha mãe e pediu para que fossêmos ao culto à noite, levando conosco a rosa. Era um culto de libertação. Nós fomos!

Chegando lá, o culto já havia começado e sentei nas últimas cadeiras  da congregação, juntamente com minha mãe.

Fomos bem recepcionados e lembro de alguém ter nos convidado para sentarmos mais à frente. De repente, o pastor "determina" que os demônios manifestassem em algumas pessoas. Então eu ouvi várias pessoas gritando e alguns obreiros colocando a mão na cabeça delas para que o mal fosse expulso. Em meio àquela  gritaria, o pastor veio pelo meio da igreja e colocou a mão na cabeça da minha mãe que caiu imediatamente com os joelhos no chão.

Desde aquele dia, não deixamos de ir para a Universal. Lembro que quando saímos do culto, perguntei à minha mãe se ela lembrava de alguma coisa. Ela respondeu que não lembrava de nada, e não entendia porque estava sentido dores nos joelhos. Foi então que eu contei a ela o acontecido. Isso foi dia 08/05/2012, numa terça-feira.

OS MESES SEGUINTES

No domingo pela manhã, fui  novamente ao culto. A igreja estava cheia. Foi naquele dia que a graça de Deus me alcançou. Entreguei minha vida a Deus e passei a servi-lo em verdade e em sinceridade até os dias de hoje.

Levou pouco tempo para enxergar que aquela denominação não era uma igreja que levava a Bíblia a sério.

Primeiramente, uma semana após ter me convertido, o pastor me batizou nas águas. Eu não sabia nem o porque estava me batizando até o momento que o pastor falou algumas palavras na hora de imergir meu corpo no tanque.

Na mesma semana eu entrei no grupo jovem. Era um grupo de jovens e adolescentes que saía nas ruas para convidar pessoas e jovens para vir aos cultos, entregar jornais, convites, entre outras coisas. Nessa período, Deus suscitou em mim o desejo de  começar a ler a Bíblia de Gênesis à Apocalipse.

Como não havia Escola Dominical, Culto de Doutrina/Ensino e discipulado, eu percebi que aquela igreja não valorizava tanto o ensino Bíblico.

Lembro-me de uma vez, o líder do grupo jovem, pedir para os jovens abrirem à Bíblia no livro de "Echôdu".

Durante os quatro meses que passei lá, só me recordo do pastor ter pregado no Novo Testamento duas vezes. As demais pregações se concentravam no Antigo Testamento. Boa parte delas falando sobre ofertas, sacrifício, bênçãos materiais, etc.

O tempo foi passando e aconteceu outro episódio que me afetou bastante. Numa das reuniões, o pastor-auxiliar (que na época tinha 18 anos), pediu para que fosse trazido roupas e fotografias de pessoas da nossa família, que desejássemos a libertação. Por inocência, minha mãe teve a ideia de desenhar  os nossos familiares no papel que eles tinham distribuído. Ao ver aquilo, o pastor-auxiliar zombou da minha mãe na frente de todos que estavam presentes no culto, dizendo que aquilo não servia e que queria fotografias.

Minha mãe se sentiu constrangida com esse acontecimento. Lembro dela dizendo: "Eu fiz de coração". Aquilo me comoveu.

Esse mesmo pastor, uma vez, disse na frente dos jovens que eu não servia para ser obreiro, porque sou magro e o demônio me derrubaria com muita facilidade. Comecei a rir, junto com os outros jovens, para disfarçar o ocorrido.

As minhas impressões começaram a piorar quando achava um absurdo as constantes campanhas com o propósito de arrecadar enormes quantias de dinheiro. Haviam pessoas que até entregavam suas alianças a fim de se apropriarem das promessas de prosperidade.

Outra coisa que me chocava, era o uso de objetos como se fossem amuletos para proteção, cobertura e libertação. Rosa ungida, algodão ungido, água ungida, camisa ungida, sabonete de aroeira para tomar banho à meia-noite,  pulseiras para proteção, colares, etc.

A SAÍDA

Ao fim de quatro meses, não aguentava mais aquilo. Foi quando tive a ideia de sair da universal e procurar uma igreja séria para congregar com minha mãe. Conversei com ela durante uma semana sobre isso.

Então fomos conversar com o pastor, no púlpito, anunciando a mudança de denominação. O pastor confessou que não entendia o porque estávamos saindo da igreja para a Assembleia:

"Aqui a gente determina e Deus faz, lá vocês tem que esperar a bênção chegar."

O pastor também disse que as enfermidades que estavam em mim e na minha mãe, voltariam. Foi o cúmulo do absurdo! Como não tinha tanto conhecimento Bíblico,  não lhe dei respostas e voltei para casa com minha mãe. Na outra semana ingressamos na igreja Assembleia de Deus, onde estamos há mais de quatro anos.

14 comentários:

  1. Arieli Sousa1/17/2017 11:11 PM

    Passei exatamente o que você passou !

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/alfredo.paulofilho/?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Vc saiu da universal e foi pra assembleia?????? Mas tem que tomar no cu mesmo, uma vez trouxa sempre trouxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o exemplo que você está dando irmão. Muitas pessoas que conheci, inclusive da minha familia eram da Universal e foram pra Assembléia porque não aguentavam mais ver tanta heresia. Abandonar a Biblia que é instrumento pra se aproximar de Deus pra obter bens materiais é o pior erro que um ser humano crente pode fazer. Se eu fosso você começaria urgentemente a ler a Biblia, em especial o novo testamento. a gente não vive mais pela lei, a gente vive pela graça e uma igreja que prega so o velho testamento pra obter lucro terá uma queda enorme pelas mãos de Deus.

      Excluir
    2. Se fizermos uma análise fria e sem paixão veremos que a Universal é mais séria do que muitas igrejas ditas tradicionais e detentora da Verdade. Conheço inúmeros membros da Universal com caráter.

      Excluir
  4. Vou dar o meu testemunho pessoal! Não congreguei na Universal por 4 meses e sim 20 anos. Hoje tenho uma visão totalmente diferente desse irmão! Depois que sai de lá conheci outras denominações inclusive congreguei e tenho amigos na Assembléia de Deus. Sinceramente não consigo ver muita diferença nas igrejas. Na Universal a parte de oferta agride muita gente e eu nunca me abalei com isso. A fé é loucura e até Judas vingia se preocupar com oferta. Heresias na Assembléia de Deus também pratica aos montes! Cair pelo poder, revelações e manifestações histéricas me incomodam mais. Quanto à escola bíblica tenho minhas duvidas que ensinam a bíblia realmente! Sai da Universal e já dei aula em duas igrejas. Conhecimentos bíblico temos quando buscamos. Agora se esse rapaz está olhando para o homem ele está perdido! Será que sua mãe fingiu estar possuída? Penso que ele não olha para o autor e consumidor da fé, Jesus Cristo, que também foi chamado de Belzebu. O evangelho de Cristo não consiste só em Palavras, mas em Poder. Eu fui liberto na universal, batizado nas águas e no Espírito Santo, venci o pecado e hoje sou grato a essa igreja por tudo! Cuspir no prato que comeu não é Cristão. Hoje não estou lá e não concordo com muita coisa, principalmente de garotos como pastor no altar de Deus, mas a fé praticada lá e invejada por muitos. Lembre-se que gastamos rios de dinheiro em festas, prazeres e questionamos as ofertas na igreja. O Carnaval está ai para não me deixar mentir. Cada um com sua fé. Eu tenho a minha definida. Graças à Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia resposta... Amém... Em qual igreja você está hoje?

      Excluir
    2. Sem palavras 👏👏👏eu conheço a universal a 18 anos fiquei um bom tempo fora dos caminhos de Deus,e quase perdi a vida por duas vezes. Voltei para a igreja todo arrebentado há 4 meses, eu fui liberto do cigarro, vício da bebida, pornografia prostituição, e as palavras ensinadas na igreja universal eu ainda não vi em outro lugar, como diz cada um com sua fé e sua visão para mim tem sido uma ótima igreja, eu não sirvo a igreja universal eu sirvo um Deus todo poderoso de Abraão de Isaac de Jacó que a igreja universal prega brega

      Excluir
  5. https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/desempregada-doa-rescisao-a-igreja-universal-e-ganha-na-justica-a-indenizacao-de-mais-de-r-13-mil.ghtml

    ResponderExcluir
  6. Eu falei com o meu pastor ontem, disse que queria sair, me disseram que daqui 3 anos vou voltar pior, e que é pra mim voltar lá sexta pra mim ver o demônio manifestado falando que é ele quem quer que eu saia, porque se eu ouvir isso dele, no caso não era pra mim sair mais. Mas assim, eu não vou sair e ir para o mundo, vou sair e ir para outra igreja, não creio que estarei abandonando Jesus, só sairei dessa denominação, mas fiquei meio mal com isso, eu ainda quero sair dessa denominação, mas não queria que aquelas palavras entrassem na minha cabeça, não estou com dúvidas do que Deus colocou no meu coração, queria que eles entendessem...

    ResponderExcluir
  7. Eu tô querendo sair não estou me sentindo bem e nem confortável lá dentro, não e porque para alguns deu certo que para outros vai dar, estou há 2 anos e no começo tudo e novidade diferente parece mesmo que estamos indo no caminho correto , mais vai passando o tempo e já não e mais como antes não e os pastores, não e dízimo, não e a igreja, sou eu que não quero mais ir.
    Não vou informa-los apenas vou deixar de ir.

    ResponderExcluir
  8. gente nao se esqueçam do inimigo..é isso que ele trabalha...independente de qual igreja voçe vá o objetivo dele é colocar pensamentos malucos para nos tirar de dentro das igrejas....porque o mundo jás do maligno..ele nao quer quem está no mundo pq ja é dele..e sim os que estão dentro das igrejas...parem de olhar para as pessoas em sua volta..o foco sempre foi jesus..ja frequentei varias igrejas TODAS que vi tem sempre uma situação frustante e inaceitavel...nao adianta jogar culpa em pessoas e em denominações..foquem em cristo aonde vc estiver..assim terá paz de aguardar o nosso salvador até o dia do julgamento....que DEUS abençoe a todos

    ResponderExcluir
  9. Saiam da IURD, visitem uma casa de oração da Congregação Cristã no Brasil e verão a diferença!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou da igreja universal, mas não estou aqui para falar da igreja, e sim para deixar uma mensagem. O que você procura? Uma igreja perfeita? Sinto muito, mas você não vai encontrar, então procure uma igreja que te ensina a priorizar Deus como o primeiro. Se você colocar Deus como o primeiro em sua vida, valorizando sua salvação. Com certeza vai encontrar o que você precisa

    ResponderExcluir