5 de janeiro de 2017

Romanos 9 ensina a Predestinação Calvinista?


Por Jack Cottrell

PERGUNTA: Eu tenho um amigo que argumenta que a história de Jacó e Esaú suporta a doutrina calvinista da predestinação. Porém, Gênesis 25. 27-34 diz que Esaú perdeu sua primogenitura por vendê-la para Jacó. Assim, parece claro que não foi por eleição de Deus, mas por opção de Esaú. Como é que este texto é mal interpretado por aqueles que ensinam este ponto de vista da predestinação?

RESPOSTA: O uso de Jacó e Esaú para apoiar a visão calvinista da eleição (ou predestinação) não se baseia no relato de Gênesis, mas em uma falsa interpretação de Romanos 9.10-14, que diz: "E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque. Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo". Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". (NVI)

Calvinistas acham que o capítulo inteiro ensina a doutrina da eleição incondicional para salvação. Assim como Deus escolheu Abraão, ele escolheu o filho de Abraão, Isaque, ao invés de Ismael, para a salvação (9.7-9). Da mesma forma que Deus escolheu Jacó ao invés de Esaú para a salvação (9.10-14). Da mesma maneira que Deus escolheu ter misericórdia de Moisés, mas endurecer a Faraó (9.15-18).

Interpretado desta forma, o nono capítulo de Romanos torna-se um dos principais textos-prova do Calvinismo para a sua doutrina da predestinação incondicional. O problema, porém, é que esta é uma completa incompreensão e má interpretação de todo o capítulo, e de toda a seção de Romanos 9-11.

É um fato que, em Romanos 9, Paulo está afirmando eleição incondicional. Isto é, Deus realmente escolheu incondicionalmente Abraão e nenhum outro, como o pai fundador de Israel. Ele de fato escolheu incondicionalmente Isaque em vez de Ismael, e Jacó em vez de Esaú. Moisés e o Faraó são mais uma ilustração da soberania de Deus na escolha de quem quer.

O problema com a visão calvinista, porém, é este: Romanos 9 não está falando de eleição para a salvação, mas de eleição para serviço. A questão não é a salvação pessoal, mas papéis de serviços para realizar o plano de Deus, de trazer a redenção a este mundo pecaminoso. [O que o contexto quer dizer]  é que Deus tem o direito de escolher e usar quem ele deseja, a fim de realizar seus propósitos. Este destinou aplicar especificamente à nação de Israel.

Por que Paulo (sob a influência do Espírito) vê o ajuste para discutir esta questão neste momento na carta aos Romanos? Ele acaba de explicar, nos capítulos 1-8, essa maneira que a salvação de Deus é pela graça mediante a fé, e não pelas obras da lei (03:28), isto é, não pelo o quão bem alguém mantém o seu código de leis. Isto é verdadeiro tanto para judeus, quanto gentios. Em relação ao caminho da salvação, Deus não faz distinção entre judeus e gentios (ver especialmente os capítulos 2 e 3).

O conteúdo de Romanos até o capítulo 8 é um desafio direto à crença comum dos judeus dos dias de Paulo, que tinham um caminho interno especial para a salvação. Afinal, eles não eram os escolhidos de Deus? Se assim for, isso não significa que de alguma forma, todos os judeus circuncidados que detém alta a Lei de Moisés, será salvo (2: 17-29)?

Esta suposição, diz Paulo, é absolutamente falsa. O problema é que os judeus estavam confundindo eleição para serviço, com eleição para salvação. Eles criam que, porque Deus os tinha escolhido como os meios pelos quais "todas as famílias da terra seriam abençoadas" (Gn 12: 3), Ele simplesmente  também os escolheu, como judeus, para a salvação. Mas agora eles ouvem Paulo dizendo: "Não! Os judeus não têm um único caminho para o céu. No Dia do Juízo, eles serão tratados como todos os outros."  Então agora eles estão pensando:  "Isso não é justo! Deus nos conduziu,  dando-nos promessas que ele nunca quis cumprir, e agora vai voltar com a sua palavra! Onde está a justiça?"

Assim, em Romanos 9, Paulo está defendendo a justiça de Deus nas suas relações com os judeus. A Palavra de Deus não falhou (9.6 a). Quando Deus diz que serão salvos somente os judeus que confiam nas promessas de Deus, como seu pai Abraão fez, ele não vai voltar suas promessas originais feitas a Israel. Sua escolha da nação como um todo não era uma garantia de salvação de qualquer indivíduo judeu. Deus estava simplesmente escolhendo a nação, como tal, como sendo o meio para trazer o Salvador ao mundo (9: 5). E Deus certamente tem o direito soberano de utilizar qualquer indivíduo ou grupo que ele escolhe para tal finalidade, sem qualquer promessa de salvação pessoal está sendo anexada.

Este é o ponto da passagem crucial, 9: 14-18: "E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra". Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer." [NVI]

A linguagem de misericórdia e compaixão que é usado aqui nunca é limitado na Bíblia para salvação [pessoal]. Ela é frequentemente usada para se referir às bênçãos temporais e privilégios que Deus concede a indivíduos. (Por exemplo, Paulo diz que Deus tem mostrado a misericórdia dele, escolhendo-o para ser um apóstolo: 1Co 7:25; 2 Cor. 4: 1.). Aqui em Romanos 9, o principal exemplo de alguém escolhido por Deus para o serviço, sem também escolhê-lo para a salvação, não é outro, senão o Faraó (9:17). Deus tanto "teve misericórdia" sobre ele, escolhendo-o para um papel crucial no parto da nação de Israel, e também o  "endureceu", a fim de realizar a mesma finalidade.

Para a evidência exegética que apresentei acima, ver meu comentário sobre Romanos, publicado pelo College Press; e veja também o meu ensaio: "Faraó como um paradigma para Israel em Romanos 9:18," encontrado online em vários lugares incluindo: http: //evangelicalarminians.org/wp-content/uploads/2013/03/Cottrell.-Romans-9.18. pdf. Eu particularmente lhe exorto a ler o último.

Assim como muitos israelitas eram culpados de interpretarem mal o propósito de Deus para incondicionalmente chamar sua nação para ser seu povo especial, assim são os calvinistas culpados de má interpretação da Palavra de Deus aqui em Romanos 9. Não há absolutamente nenhum apoio neste capítulo, para a falsa doutrina da predestinação incondicional de salvação.

Fonte: http://jackcottrell.com/uncategorized/does-romans-9-teach-calvinist-predestination/.

Tradução: Everton Edvaldo.

2 comentários:

  1. Gostei da explicação me iluminou RM 9.
    Mas a dúvida ainda continua, se Deus influência na vontade humana para sua glória até que ponto somos livres? Quais "pauzinhos" Deus pode mexer no nosso coração? Só o fato dele endurecer a vontade de Faraó é que dá margem para o 'controle total' de Deus ao meu ver... Se puder me indicar artigos agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Emerson,vou tentar tirar sua dúvida,no livro aos Romanos 8:28,29 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Porquanto aos que de antemão conheceu,também os predestinou para serem conforme a imagem do seu Filho,afim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.A predestinação é para serviço nunca para salvação pois isso anularia a redenção e o Evangelho, não precisaria do sacrifício de Jesus, e para que serviria juízo se já estaria tudo encerrado? Deus não tem prazer na morte de ninguém EZEQUIEL 18:31,32. Apesar de ser presciente Deus jamais escolheria uns para a morte e outros para a vida, ele nos deu o direito de escolha e assim sendo temos o direito de julgamento.Por isso entendo que a predestinação é para serviço, Exemplo 1:5 Antes que eu te formasse no ventre de sua materno,eu te conheci,e,antes que saísse da madre,te consagrei ,e te constituí profeta às nações.Isso foi um propósito de Deus na vida de Jeremias assim como são os propósitos na vida de muitos que o Senhor chama para serviço como esta em EFÉSIOS 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos,outros para profetas,outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.E a estes predestinou,chamou,justificou e glorificou.Espero que tenha te ajudado,fique na paz.

    ResponderExcluir