9 de setembro de 2018

Por uma Teologia acima do nível do Mar


POR UMA TEOLOGIA ACIMA DO NÍVEL DO MAR: A URGENTE NECESSIDADE DE SE CONHECER E RECONHECER GRANDES NOMES DESCONHECIDOS NO NOSSO CONTEXTO TEOLÓGICO BRASILEIRO



Por Linaldo Júnior 

Uma breve provocação


Vivemos no Brasil em nosso contexto eclesial hodierno, uma efervescência da e na teologia, no quesito de haver uma busca por mais conhecimento, leitura e até do labor acadêmico, o que é muito positivo.  O ônus sobre isto, porém, é que paralelamente não se propagou de forma palpável e coerente, com a mesma velocidade e assertividade, acessos teológicos mais “plurais”, no sentido de que apenas nomes midiáticos ou com alguma grife, por quaisquer diversas razões, ganharam força e espaço.

Isto em certa medida provocou também uma visão não holística, imparcial e neutra em nosso ambiente. E assim, de forma indireta e subjetiva, têm sido elevados a níveis quase canônicos alguns entes, criando maleficamente assim uma espécie de sola reference.

Muitos grandes teólogos e suas respectivas obras, não tem tido então a devida honra em nosso meio; e no Brasil, há de forma exagerada, muitos heróis e nomes prodigiosos da teologia, que ainda são coletivamente desconhecidos. E para não ser exaustivo, destaco apenas dois de tantos:

1. Charles Caldwell Ryrie – Este ao falecer em 2016, encerrou seu labor nesta vida com três doutorados (você leu certo isso). Ele com maestria conseguia ensinar temas complexos com uma acessibilidade espetacular, sem ser simplista e reducionista. O seu livro “Como Pregar Doutrinas Bíblicas”, é um facilitador conceitual, pedagógico, instrutivo e de homília, para qualquer orador.

2. Edgar Young Mullins – Este gigante faleceu em 1928, deixando entre outras coisas (não vou nem discriminar aqui sua macro formação e títulos), um legado literário espetacular, com teor até de muita vanguarda, como temos no seu livro traduzido para a nossa língua “A religião Cristã na sua expressão doutrinária”. É inevitável por consequência, dentre outras coisas, não perceber ao ler os diretivos deste livro, o quanto em nosso tempo não se tem mais “feito teologia”, pois apenas temos tido repetições do mesmo tema, em textos que tem até “embalagens diferentes”, mas na prática é sempre o mesmo conteúdo.

E o que tudo isto tem haver conosco?

Aqui no Brasil, muitos grandes teólogos e excelentes obras não tem o reconhecimento devido. O multiverso do mundo teológico, não foi massivamente descoberto ainda. Minha intenção é então ressaltar também, a necessidade de que você conheça teologia com mais abrangência e profundidade. Esta é a minha provocação aqui, neste imperativo ensaio de orientação, para que você seja um estudante da Palavra, acima do nível dos mares da mediocridade e assim saia inclusive do mercantilismo teológico. A maioria dos “teólogos modinhas” de nosso tempo, nem sonham que existam esses e outros grandes homens de Deus e da sã teologia, infelizmente. Mas quem sabe que com você isso seja diferente.

Sobre o autor: Linaldo Junior (Pastor, Capelão, Professor) 




Um comentário: