17 de setembro de 2018

Kierkegaard: um missionário cristão para os cristãos.



Por Larry Russi

Um artigo na edição de agosto / setembro de 2016 da Philosophy Now pergunta: “Kierkegaard ainda é relevante hoje em dia?” [1] O autor Mark A. Tietjen, leciona na Stony Brook School em Nova York e é autor de Kierkegaard, Comunicação, e Virtude: autoria como edificação, faz um argumento sólido de que Kierkegaard é de fato relevante hoje.

Neste volume atual, Tietjen começa o capítulo um da seguinte maneira: “Meu objetivo é convencer os cristãos, pois fiquei convencido de que Soren Kierkegaard é uma voz que deve ser procurada e ouvida para a edificação da igreja” (p. 25). O objetivo de Kierkegaard era reintroduzir o cristianismo na cristandade, daí o título do livro, Um missionário cristão para os cristãos.

Tietjen escreve de maneira convincente sobre se um cristão deve desconfiar da filosofia em geral e de Kierkegaard em particular. Ele põe de lado todos os medos que alguém possa ter sobre filosofia citando primeiro sua utilidade de cristãos notáveis ​​como Clemente e Agostinho. Tietjen escreve: “… Clemente e Agostinho podem ter visto a filosofia não como uma ameaça, mas como uma busca válida” (p. 34).

Ele alivia quaisquer receios ou suspeitas sobre Kierkegaard que alguém possa ter revelando sua fé em Deus e teologia. Tietjen registra o seguinte:

Se alguém vasculha o trabalho de Kierkegaard por tempo suficiente, particularmente sua própria volumosa coleção de periódicos, as preocupações sobre a fé cristã de Kierkegaard se dissipam rapidamente ... não há razão para pensar que suas crenças cristãs pessoais estavam fora dos parâmetros da ortodoxia clássica luterana reformada. pelo menos pode-se ter certeza de que as intenções de Kierkegaard são elas mesmas consistentes com a fé cristã (p. 36).

Sem essas explicações, pode-se descontinuar a leitura do trabalho de Tietjen e deixar escapar uma crítica clara e acadêmica dos escritos de Kierkegaard.

Tietjen aborda de maneira mais habilidosa e detalhada os escritos de Kierkegaard sobre os temas nos capítulos intitulados “Jesus Cristo”, “O Ser Humano”, “Testemunho Cristão” e “A Vida do Amor Cristão”.

No capítulo intitulado Jesus Cristo, Tietjen escreve: "Jesus não veio para ser admirado, mas para obter seguidores, para ser imitado ... um cristão se esforça para ser como Jesus, enquanto um admirador não." (P. 73)

E ele nos lembra das muitas pessoas que Kierkegaard aludiu ao fato de Jesus se aproximar e dar o convite para vir até ele - os solitários, pobres, fisicamente doentes e deficientes, aqueles que experimentam sofrimento emocional, os maltratados, os suicidas e desesperados, aqueles em dor relacional e, claro, o pecador (pp. 79-80).

Alguns leitores podem se surpreender ao saber que muitos acadêmicos de Kierkegaard acham muito questionável e contestam a ideia de que Kierkegaard é o pai do existencialismo. Tietjen observa: “O existencialismo, embora seja difícil de decifrar, parece operar com uma série de suposições básicas que Kierkegaard explicitamente rejeita” (p. 39).

Tietjen nos diz: “Uma dessas suposições é a máxima verbalizada por Jean-Paul Sartre, 'a existência precede a essência'”. Ele continua dizendo que essa visão afirma que a vida e a identidade de uma pessoa são determinadas por esse indivíduo e não por algo fora dessa pessoa, mas por suas escolhas livres. Kierkegaard rejeita isso ao afirmar que os seres humanos são portadores da imagem de Deus (p.39).

Outro equívoco é que Kierkegaard escreveu a expressão “salto de fé”. Tietjen refuta fortemente essa afirmação:

É interessante notar… que a expressão “salto da fé” nunca ocorre na obra publicada de Kierkegaard. Além disso, como afirma Mariele Nientied, “os termos 'fé' e 'salto' raramente aparecem nos mesmos contextos, nem variantes dessas palavras (pp. 43-44).

Para quem sabe pouco ou nada sobre os escritos de Kierkegaard, esta é uma ótima introdução aos pensamentos básicos de Kierkegaard. Para aqueles que estão familiarizados com seus escritos, eles ficarão agradecidos por essa atualização.



Mark A. Tietjen, Kierkegaard: Um missionário cristão para os cristãos (Downers Grove, IL:Acadêmico IVP, 2016), 169 páginas, ISBN 9780830840977.

Sobre o autor : Larry Russi , Mestre em Ministério Urbano (Gordon-Conwell Theological Seminary), é o pastor sênior em Glendale Christian Lighthouse Church em Everett, Massachusetts. Ordenado com as Igrejas Cristãs Evangélicas Americanas (AECC), Russi está no ministério há mais de 40 anos. Facebook

Tradução: Everton Edvaldo

Fonte: http://pneumareview.com/mark-tietjen-kierkegaard-a-christian-missionary-to-christians/

Nenhum comentário:

Postar um comentário