3 de setembro de 2018

Sinais e Maravilhas na Primeira Era Pós-Apostólica





Por Frank A. De Censo Jr.

A História nos ensina que os dons sobrenaturais do Espírito Santo não cessaram com a morte dos primeiros apóstolos - a igreja primitiva demonstrou sinais e maravilhas da obra de Deus no mundo.

O Cessacionismo ensina que os tipos de sinais e maravilhas evidenciados no Novo Testamento não são para hoje. As razões dadas pelos cessacionistas são variadas, e a internet está cheia de sites dedicados a essa doutrina. No entanto, muitos estudiosos têm escrito em favor de sinais e maravilhas como sendo para hoje, e eles mostram que os argumentos contra os sinais e maravilhas para o tempo presente são fracos e tendenciosos. Alguns dos exemplos mais impressionantes de escritos polêmicos em favor de sinais e maravilhas para o tempo presente incluem O Reino e o Poder , editados pelo Dr. Gary Greig e Kevin Springer; Surpreendido pelo Poder do Espírito , do Dr. Jack Deere; Confrontando o Cristianismo Impotente , do Dr. Charles Kraft; e Sobre a Cessação dos Carismas: A Polêmica Protestante sobre os Milagres Pós-Bíblicos , do Dr. Jon Ruthven; só para citar alguns.

Neste artigo, quero levá-lo de volta à História e apresentar a você um argumento para sinais e prodígios, revelando que as obras milagrosas feitas por Jesus e os apóstolos também foram feitas pela igreja primitiva - mostrando assim que a principal tese dos cessacionistas, de que Sinais e Maravilhas cessaram com a morte do último dos apóstolos, é falsa. Vou limitar minha discussão ao exorcismo e à cura, e citarei escritores dos séculos I e III que escreveram que Sinais e Maravilhas continuaram. Também adicionarei comentários onde achar que pode ser útil e relevante para a igreja de hoje.

Todas as citações são do volume 10 The Ante-Nicene Fathers , editado por Alexander Roberts e James Donaldson entre 1885-1887. 1 Eles são citados em Um dicionário das primeiras crenças cristãs , editado por David W. Bercot. 2 As citações usam a convenção do “número do volume, número de página"; assim 1.200 indica que uma citação é do volume 1, página 200. Usarei a notação de ANF 1.200 para designar a localização de uma citação.

Exorcismos

Um dos principais temas que encontrei nos escritos da igreja primitiva que examinei foi o exorcismo. No Novo Testamento, o exorcismo é um sinal, uma maravilha ou um milagre, trazendo libertação a um indivíduo que é endemoniado, oprimido ou possuído. Vamos primeiro examinar algumas das evidências de que o exorcismo continuou, depois da era apostólica.

Justino Mártir, c.155 (ou logo em seguida)

“Para inúmeros endemoniados em todo o mundo, e em suas cidades, muitos dos nossos cristãos os exorcizaram em nome de Jesus Cristo, que foi crucificado sob Pôncio Pilatos, os curaram e os curam, tornando-se desamparados por causa disso e expulsando os demônios que possuem os homens, os mesmos não puderam ser curados por todos os outros exorcistas, e por aqueles que usavam encantamentos e ervas ” ANF 1.190

“Nós o chamamos de ajudador e redentor. Até mesmo os demônios temem o poder de Seu nome neste dia, e quando são exorcizados em nome de Jesus Cristo, ... eles são derrotados. ” ANF 1.209

“Ele disse: 'Eu te dou poder para pisar em serpentes e escorpiões'. … E agora temos todos os demônios e espíritos malignos sujeitos a nós, quando os exorcizamos.” ANF 1.236

Justino Mártir mostra claramente que o exorcismo estava sendo praticado por volta de meados dos anos 100, o que está bem além da vida do último apóstolo: João. O que me parece importante nessas citações é como Justino mostra cristãos comuns realizando exorcismos. Por exemplo, sua declaração, “muitos de nossos homens cristãos os exorcizaram em nome de Jesus Cristo”, revela um ministério que não estava confinado a líderes cristãos, anciãos, bispos, pastores ou qualquer outra figura de autoridade cristã. Eles estavam sendo feitos por "homens cristãos" e isso parece indicar uma autoridade que todos os crentes compartilhavam.

Hoje, os crentes também podem se envolver neste trabalho se e quando necessário. Nosso mundo está cheio de pessoas que são endemoniadas e oprimidas de várias maneiras. Quando as encontramos, podemos ser necessários para ajudá-las a libertar-se do inimigo que as escraviza.

Teófilo, c.180; Orígenes, c.248; Lactantius, c.304-313

“Até hoje, os endemoninhados, às vezes, são exorcizados em nome do Deus vivo e verdadeiro.” ANF ​​2.97

A autoridade e o poder do nome de Jesus está acima de todos os outros nomes e adversários. É em Seu nome que essas obras continuaram, e é em Seu nome que continuamos Suas obras atualmente. Mais tarde, Orígenes e Lactâncio também escreveram sobre o poder do nome de Jesus neste contexto:

“Uma filosofia semelhante de nome se aplica a Jesus. Seu nome já foi visto de uma maneira inconfundível de ter expelido miríades de espíritos malignos de almas e corpos. Isto demonstra quão grande foi o poder que foi exercido sobre aqueles de quem os espíritos foram expulsos ”. Orígenes, ANF 4.406

“Mesmo no presente, os demônios e outros poderes invisíveis mostram que temem o nome de Jesus como o de um Ser de poder superior, ou então o aceitam reverencialmente como seu governante legítimo. Pois se o louvor não lhe tivesse sido dado por Deus, os demônios não teriam se retirado daqueles a quem atacaram. Pois eles se retiraram em obediência à simples menção do Seu nome. ”Orígenes, ANF 4.479

“Enquanto houver paz entre o povo de Deus, esses espíritos fogem dos justos e os temem. E quando eles tomam os corpos dos homens e assediam suas almas, eles são encojurados por [cristãos] e são postos em fuga no nome do verdadeiro Deus. ”Lactâncio, ANF 7.159

A autoridade que temos em nome de Jesus é mais do que podemos imaginar, mas precisamos entender algo dessa autoridade se quisermos fazer obras em Seu nome.

Tertuliano, c.180

“Eles percebem que um dia essas desgraças irão alcançá-los. Temendo a Cristo em Deus e a Deus em Cristo, eles se tornam sujeitos aos servos de Deus e de Cristo. Então, oprimidos pelo pensamento e pela realização daqueles disparos de julgamento, ao nosso toque, nossa respiração e nosso comando, eles deixam os corpos em que entraram - indispostos e angustiados. Pois diante de vossos próprios olhos são postos em vergonha aberta. ”ANF 3.38

Aqui, novamente, desta vez de Tertuliano, lemos que os crentes comuns estavam atuando nesse extremo ministério. Se somos "servos de Deus e de Cristo", o poder que temos em Cristo é muito superior a qualquer poder que o inimigo possa reunir. Assim, se o ministério para parentes ou vizinhos ou pessoas de rua nos leva a um lugar onde o endemoniado é manifesto, podemos ter certeza de que o poder de Deus está conosco para nos permitir fazer o que for necessário, libertando os escravos de Satanás.

Marcos Minucius Felix, c.200

“Os próprios demônios confessam a si mesmos tão freqüentemente quando são expulsos por nós dos corpos, por meio dos tormentos de nossas palavras e pelo fogo de nossas orações... quando os renunciados através do único e verdadeiro Deus, esses seres desgraçados estremecem involuntariamente em seus corpos e imediatamente saltam adiante - ou então somem gradualmente. ”ANF 4.190

Observe aqui que o medo não é um atributo que um cristão envolvido na libertação deve ter - é uma resposta que os demônios terão para o ministério de Jesus através de nós. O escritor enfatiza isso afirmando que os demônios "estremecem".

Observe também que, às vezes, a libertação é “por graus”. As pessoas que operaram na libertação, como o Dr. Charles Kraft, Francis MacNutt e John Wimber, escreveram sobre isso em seus livros. O ministério para aqueles sob severa opressão pode exigir um longo tempo de compromisso de nossa parte. Se não estivermos dispostos a dar o tempo necessário, não devemos nos aventurar na arena da libertação. Mas se abraçarmos a compaixão de Jesus, passaremos o tempo que for necessário para ver alguém libertado dos laços da escravidão satânica.

Cipriano, c.250

“Oh, se você pudesse ouvi-los e vê-los quando eles são encojurados por nós. Pois eles são torturados com flagelos espirituais e são expulsos dos corpos possuídos com torturas de palavras. Uivando e rosnando à voz do homem e ao poder de Deus, eles sentem as listras e os golpes e confessam o julgamento por vir. Venha e reconheça que o que dizemos é verdade. ”ANF 5.462

O que é relevante aqui é que alguns exorcismos resultarão na resistência dos demônios sendo expulsos. Isso não é incomum. Mesmo Jesus experimentou resistência demoníaca à expulsão em vários momentos. Mas a resistência não deve nos impedir de continuar a missão de expulsar autoritariamente os invasores demoníacos da vida de alguém.

Cipriano também nos deu uma imagem da razão pela qual os demônios podem resistir:

“Isso também é feito nos dias atuais. Pois o diabo é flagelado, queimado e torturado por exorcistas - pela voz humana e pelo poder divino. ”ANF 5.402

A terminologia de ser “açoitado, queimado e torturado por exorcistas” pode ser um vislumbre da dor infligida aos espíritos demoníacos, e de como o nome de Jesus e o poder de Deus assumem em um cenário de libertação.

Cura

Tertuliano e Orígenes

“O que é mais nobre do que pisar sob os pés dos deuses das nações, exorcizar maus espíritos, realizar curas, buscar revelações divinas e viver para Deus? Estes são os prazeres - estes são os espetáculos - que convêm aos homens cristãos. ” Tertuliano, c. 212, 3,91

“Veja quantos homens de classe foram libertos de demônios e curados de doenças!” Tertuliano, c. 212, 3,107

“Ainda há entre os cristãos traços desse Espírito Santo que apareceram na forma de uma pomba. Eles expulsam os maus espíritos, realizam muitas curas e preveem certos eventos. ”Orígenes, c. 248, 4,415

“Não poucas curas são feitas em nome de Jesus, e outras manifestações de pouca importância aconteceram.” Orígenes, c. 248, 4,475

A realização de curas, ou a cura de doenças, é mencionada por numerosos escritores da era pós-apostólica. A primeira citação de Tertuliano nos diz que o ministério de cura é um compromisso nobre para todos os cristãos. Não se limita àqueles em um grande estádio na frente de 10.000 pessoas. Como vimos com exorcismo, ministrar a cura para as pessoas é algo que se espera de todos os cristãos.

A segunda citação de Tertuliano nos leva a acreditar que mesmo aqueles em algum tipo de cargo talvez governamental ou religioso foram tocados pelo milagroso poder de cura de Deus. De fato, Tertuliano diz a seus leitores que notem esse fato, talvez como evidência das reivindicações de verdade do cristianismo e sua relevância para a vida das pessoas.

As duas últimas citações de Orígenes refletem o que Tertuliano afirmou sobre os cristãos realizando essas atividades de cura, e acrescenta que é o ministério do Espírito Santo, através dos cristãos em nome de Jesus, que torna isso possível. Nenhum homem ou mulher pode curar; somente Deus pode, e Ele pode com a presença e poder do Espírito Santo através de homens e mulheres hoje.

Tertuliano também nos dá uma ideia de por que Deus permite que Seu poder de cura continue em nosso tempo:

“... Deus em toda parte manifesta os Seus sinais de Seu poder - a Seu próprio povo para seu consolo; e aos estrangeiros, para testemunho entre eles. ”ANF 3.228

O que é tão inspirador nesta citação de Tertuliano é que ele dá uma bela razão para continuar as atividades milagrosas de Deus - consolo e evangelismo. Deus é o Deus de todo conforto e Ele quer abençoar Seu povo com Seu poder - poder que pode tirar doenças, opressão, doença ou qualquer outra coisa que possa ferir Seus filhos. Ele também quer mostrar Seu poder ao mundo, como um testemunho de Sua grandeza, glória e amor por eles. Que Deus misericordioso e amoroso Ele é. Seu amor e misericórdia são os mesmos hoje como quando Jesus e os apóstolos andaram na terra. Assim, Suas obras que trouxeram conforto e salvação continuam hoje para mostrar esse amor e misericórdia.
Arnóbio amplifica os resultados evangelísticos do poder de Deus sendo demonstrado em todo o mundo:

“As virtudes de Cristo foram manifestadas a você, junto com esse poder inaudito... que foi usado em todo o mundo por aqueles que O proclamaram. Subjugou o fogo da paixão e fez com que as raças, os povos e as nações de caráter mais diversificado acudissem de comum acordo a aceitar a mesma fé. Pois os feitos podem ser listados e numerados que foram feitos na Índia, assim como entre os Persas e Medos. ”(Arnobius, c. 305 , ANF ​​6.438)

Conclusão

Por meio das misericórdias do Senhor, não somos consumidos, porque Suas misericórdias não fracassam. Elas são novas a cada manhã; grande é a sua fidelidade. “O Senhor é a minha porção”, diz a minha alma: “Por isso espero nEle!” O Senhor é bom para aqueles que esperam por Ele, para a alma que O busca. É bom que se espere e espere em silêncio pela salvação do Senhor." Lamentações 3: 22-26

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.”

Hebreus 13: 8

Deus sempre esteve no assunto da salvação. Nenhuma doutrina do homem pode mudar isso.

Notas finais

Todas as citações da Escritura são da Nova Versão King James.

1 Repr. 10 vols. Peabody, Mass .: Hendrickson, 1994.

2 Hendrickson, 2000.

Sobre o autor : Frank A. DeCenso, Jr . é o autor de Presence Powered Living: Construindo uma Vida de Intimidade e Parceria com Deus(Vineyard International Publishers). Ele também é o compilador dos compêndios de multi-autores espantados pelo poder de Deus , e o poder sobrenatural de Deus em você dos editores de imagem de destino. Frank e sua esposa Denise residem em Virginia Beach, Virgínia.


Publicado originalmente dia 12 de Junho de 2009.

Tradução: Everton Edvaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário