10 de setembro de 2018

Hermenêutica nos Movimentos da Fé Moderna e Clássica


Por Paul L. King


Se queremos viver nossas vidas de acordo com a Bíblia, o modo como nos aproximamos das Escrituras é bem significativo. Que diferenças de interpretação podemos ver entre o movimento contemporâneo da Palavra da Fé e o movimento Clássico da Fé?

Este capítulo é do livro de Paul L. King, Only Believe: Examinando as Origens e Desenvolvimento de Teologias Clássicas e Contemporâneas da Palavra de Fé .

Muitas, talvez até a maioria das controvérsias sobre a teologia e a prática da fé contemporânea, envolveram a interpretação de várias passagens das Escrituras. Por exemplo, em relação ao “evangelho da curae da prosperidade”, Fee afirma: “Os problemas básicos aqui são hermenêuticos, isto é, envolvem questões sobre como se interpreta as Escrituras. Mesmo o leigo, que pode não conhecer a palavra “hermenêutica” e que não é especialmente treinado para interpretar a Bíblia, sente que é aí que está o verdadeiro problema. A coisa mais angustiante sobre o uso das Escrituras ... é a maneira puramente subjetiva e arbitrária pela qual eles interpretam o texto bíblico ”. 1

Hermenêutica e o Movimento da Fé Contemporânea

James W. Sire, em seu livro Scripture Twisting, aborda as formas em que os cultos fazem mau uso das Escrituras: citação imprecisa, tradução distorcida, ignorando o contexto imediato, contextos em colapso de dois ou mais textos não relacionados, especulação e superespecificação, confundindo linguagem literal com linguagem figurativa (e vice-versa), citações seletivas, definições confusas, ignorância de explicações alternativas, entre outras. 2 Muitos desses abusos das Escrituras no movimento da fé contemporânea foram apontados por seus críticos. No entanto, isso não significa que os líderes da fé contemporânea sejam cultos como alguns afirmam que são, mas demonstra que há um problema sério com alguma exegese da fé contemporânea.

Copeland parece à primeira vista ter uma preocupação com a interpretação adequada das Escrituras quando afirma “que estamos colocando a Palavra de Deus em primeiro lugar neste estudo, não o que pensamos que ela diz, mas o que realmente ela diz!” 3 Contudo, Fee responde:

“Isso é nobremente dito; mas o que isso significa? Implicitamente é o indício de que as interpretações que diferem das dele são baseadas no que as pessoas pensam, não no que a Bíblia diz. Mas também está implícita a verdade de que a boa interpretação deve começar com o significado claro do texto. O significado claro do texto, no entanto, é precisamente o que Copeland e os outros não nos dão, texto após texto.Mas “significado claro” tem a ver, antes de tudo, com a intenção original do autor, tem a ver com o que teria sido claro para aqueles a quem as palavras foram originalmente endereçadas. Não tem a ver com como alguém de uma cultura americana branca suburbanizada do final do século XX, lê seu próprio cenário cultural de volta ao texto através do prisma frequentemente distorcido da linguagem do início do século XVII.” 4

Para ilustrar a apreensão de Fee, um ditado popular no movimento da fé contemporânea proclama: “Deus disse isso; Eu acredito nisso; e isso resolve tudo.” Essa afirmação é verdadeira até onde vai. Mas deixa algo de fora: o que é que Deus realmente disse, e o que isso significa? Muitas vezes isso é presumido, ao invés de ser pensado e estudado exegeticamente. Lovett, ex-professor da Oral Roberts University, também escreve sobre sua preocupação, explicando: “O problema com os expoentes da interpretação da palavra de fé é sua seleção tendenciosa de passagens bíblicas, muitas vezes sem a devida consideração ao seu contexto. A frase auto-definida "confessando a Palavra de Deus" tem precedência sobre os princípios hermenêuticos e as regras para a interpretação bíblica.5 Simmons conclui que a frágil fundação hermenêutica do movimento da fé contemporânea deriva de seu reconhecido fundador: “Nas mãos de Kenyon, mesmo os textos que eram um dos principais focos dos keswickianos em geral mostraram-se notavelmente elásticos. [...] A tendência de Kenyon era estender um termo ou metáfora a um extremo literal que a palavra original ou a figura de linguagem não pretendessem. ” 6

Além da influência de Kenyon, os círculos pentecostais geralmente tinham uma aversão à educação formal devido à rejeição da crença e prática pentecostal pelos acadêmicos. Como resultado, alguns líderes carismáticos e de palavra de fé evitam que a teologia e a exegese bíblica sejam tradicionais e não conduzidas pelo Espírito. James Zeigler, ex-aluno do Rhema e ex-diretor do Centro de Pesquisas do Espírito Santo da Universidade Oral Roberts, apontaram que muitos dos mestres da Palavra de Fé, não sendo educados nas línguas bíblicas, hermenêutica e teologia, dependem muito de um tradução literal da versão inglesa do rei James da Bíblia. 7 Eles têm principalmente conhecimento de segunda mão de grego e hebraico, baseado em auxílios como da Concordância de Strong ou O Dicionário Expositivo de Vine , a Bíblia de Referência Anotada de Dake e a Bíblia Ampliada (que alguns estudiosos acreditam ser deficiente porque dá tantas opções, ao invés de definir um termo dentro de seu contexto). Um dos meus professores, quando eu era estudante na Universidade Oral Roberts, comentou astutamente há muitos anos, “um pouco de conhecimento [sobre grego e hebraico] pode ser uma coisa perigosa”.

Derek Vreeland, um defensor dos princípios básicos da teologia da fé contemporânea, no entanto, reconhece: “Os escritos de E. W Kenyon carecem de sofisticação teológica e, em parte, revelam um afastamento dos mais sólidos princípios hermenêuticos. No entanto, todos os seus ensinamentos estão dentro dos limites do cristianismo ortodoxo histórico, talvez à margem, mas ainda dentro da ortodoxia.” 8 Vreeland, embora agora e mais uma vez defensor dos líderes da fé contemporânea, também admite que Hagin usa hermenêutica pragmática ”e uma“ hermenêutica seletiva ”. 9 Para ilustrar essa falta de sofisticação teológica e exegética, alguns exemplos de falhas hermenêuticas no ensino da fé contemporânea incluem:

“Referindo-se a Hebreus 1: 6, onde Jesus é chamado em KJV Bíblia "o primeiro gerado", Copeland afirma: "Ele não é mais chamado de Filho unigênito de Deus. Ele é chamado o primeiro nascido dos mortos, o primeiro gerado de muitos irmãos. (…) A próxima coisa que Ele faz é incluir você e eu no princípio de Deus. ” 10 Isso parece denegrir a divindade de Cristo e deificar a humanidade. No entanto, eu não acredito que Copeland esteja intencionalmente propagando visões heréticas aqui. Em vez disso, ele está mostrando sua ignorância teológica e exegética ao não distinguir entre "primeiro gerado" ( prototokos - primeiro-nascido , protótipo) e "apenas gerado" ( monogenes - exclusivo, único).

Como mencionado anteriormente, Capps interpreta Mateus 7: 7 à luz de suas suposições a respeito de outras passagens das Escrituras, negando que possa significar continuar pedindo e buscando. Ignorante do que o texto realmente diz e significa na língua original, ele chega a uma conclusão errônea. Barron aponta corretamente: “A inflexibilidade de Capps demonstra uma grande falha no ensino da confissão positiva: tenta fazer leis universais a partir de textos isolados”. 11

Em relação a Hebreus 11: 1, ouvi várias vezes os professores da fé contemporâneos afirmarem: “A fé é imediata... Isso significa que a fé é imediata”. Entretanto, o problema com essa interpretação é que a palavra grega traduzida como “imediata” (de), não significa “imediato no tempo”. Pelo contrário, é uma palavra de transição que pode ser traduzida como “assim sendo”. É válido dizer que às vezes, a fé é imediata, mas não pode ser reivindicada arbitrariamente que a fé é sempre imediata, nem que este versículo pode ser legitimamente reivindicado como suporte o ensino.
Como foi citado anteriormente, inferindo da redação na Bíblia King James, alguns líderes da fé contemporânea confundem o assunto de Romanos 4:17, acreditando que os crentes podem “chamar as coisas que não são como se fossem”, quando, de fato, Deus é a pessoa a ser referida no contexto.
MacGregor observa que Copeland “interpreta Isaías 40:12 exatamente da mesma maneira que a hermenêutica mórmon: 'A Bíblia diz [Deus] mediu os céus com um palmo de nove polegadas. Bem . . . minha extensão é de oito e três centímetros de comprimento. Então o vão de Deus é um quarto de polegada mais longo do que o meu. Então você vê . . . Deus . . . fica em torno de 6'2 ", 6'3", pesa em algum lugar no bairro de algumas centenas de libras, pouco melhor.'" 12 Enquanto MacGregor acredita que Copeland está intencionalmente tomando emprestado do mormonismo, eu acho que é mais provável que Copeland, se ele estava falando sério quando fez a declaração, estava servilmente aderindo a um texto literal da Bíblia King James, não compreendendo o uso hermenêutico de Isaías da linguagem metafórica antropológica para descrever Deus em termos que o homem antigo podia entender.

Estas são apenas algumas das muitas interpretações errôneas apontadas pelos críticos de fé contemporâneos. Tendo apontado essas falhas, também devemos reconhecer que Hagin, antes de sua morte em 2003, reconheceu esse problema no movimento da fé contemporânea e enfatizou a necessidade de interpretar as Escrituras em seu contexto e não confundir figurativo com literal (embora ele precisasse ir mais longe com isso). 13 Também deve ser notado que existem alguns líderes de fé contemporâneos como Bob Yandian e Rick Renner de Tulsa, Oklahoma, que estudaram as línguas originais e procuram aplicar exegese e exposição sólidas, trazendo moderação à interpretação e práxis do movimento de fé contemporâneo. 14

Hermenêutica e o Movimento da Fé Clássica

Em contraste com a maioria dos professores de fé contemporâneos, os principais professores de fé clássicos e seus antecessores, em geral, receberam uma educação teológica acadêmica, como era costume na época. George Müller foi um estudioso brilhante, fluente em seis idiomas, mas mesclou a erudição e a fé vibrante. John Wesley, Andrew Murray, Thomas Upham, AB Simpson, Oswald Chambers e RA Torrey eram todos educados no seminário e estudavam as línguas clássicas, como o grego, o hebraico e o latim. Simpson ganhou prêmios acadêmicos por sua bolsa de estudos. Jonathan Edwards foi presidente de Princeton em seus primeiros dias. Charles Finney foi treinado em direito. Torrey foi altamente educado como um graduado da Universidade de Yale e Yale Divinity School, e leu a Bíblia em grego, hebraico e alemão. Charles Blanchard serviu como presidente do Wheaton College. A.T. Pierson escreveu um livro sobre hermenêutica.

Outros que não eram estudiosos, no entanto, usaram materiais acadêmicos e submeteram e confirmaram seus ensinamentos com acadêmicos. Phoebe Palmer conferenciou com o marido que era médico e teólogo. DL Moody tornou-se amigo íntimo do renomado professor Henry Drummond. Hannah Whitall Smith consultou pastores e teólogos sobre seus ensinamentos e escreveu um livreto sobre a interpretação da Bíblia. Amy Carmichael estudou o Novo Testamento grego, comentários e materiais de referência acadêmica. A. W Tozer e John MacMillan, embora nunca tivessem completado o ensino médio, leram vorazmente os pais da igreja, místicos, reformadores e escritores e teólogos clássicos. MacMillan aprendeu grego e hebraico através do estudo por si mesmo, conversando com rabinos, consultando professores e frequentando aulas de faculdade e seminário.

Ainda assim, esses líderes clássicos da fé não eram acadêmicos indigentes ou teólogos da torre de marfim que tinham pouca experiência vital em uma caminhada de fé. Antes, eles andavam perto de Deus e praticavam uma vida de fé ousada, mas estudavam intensamente, aplicavam exegese à vida e confiavam no Espírito para iluminar a interpretação. Murray, educado no Seminário, aconselhou tanto a necessidade de estudo como de revelação, dizendo: “Como toda a Palavra de Deus é dada pelo Espírito de Deus, cada palavra deve ser interpretada para nós pelo mesmo Espírito.” 15Simpson estava preocupado com a gramática - hermenêutica histórica, mas também percebeu que Deus havia fornecido muito simbolismo divino nas Escrituras: “Seria um grande erro ler a Bíblia apenas simbolicamente. Mas é lindo ver verdades escondidas abaixo da história ”. 16 Isso não quer dizer que todos os escritores clássicos de fé tivessem interpretações que seriam aceitas pelos estudiosos hoje ou que sempre concordariam com as interpretações uns dos outros em todos os assuntos.

Reflexões e Conclusões

A revelação e hermenêutica guiadas pelo Espírito não são entidades mutuamente exclusivas que se opõem. Novamente, este não é um caso de "ou-ou", mas de "ambos" e "", duas polaridades que são mantidas em tensão dinâmica na natureza elíptica da verdade. A bolsa de estudos e o conhecimento guiado pelo Espírito andam de mãos dadas. O estudo exegético e hermenêutico fornece os bancos necessários para conter e manter o fluxo do rio do Espírito de Deus. Isso não quer dizer que uma pessoa deva ser um estudioso para ser usado por Deus ou para ouvir de Deus. Moody, Smith Wigglesworth, Tozer e MacMillan não completaram o ensino médio, mas foram muito usados ​​por Deus e receberam insights genuínos de Deus. Tozer enfatizou a necessidade de não ser apenas ensinado pela Bíblia, mas pelo Espírito também. 17Torrey, embora formado em Yale, não denegriu a falta de educação. Ele também entendeu que uma pessoa pode ser bem instruída, mas não ensinada pelo Espírito: “A oração fará mais do que uma educação teológica para tornar a Bíblia um livro aberto. Somente um homem de oração pode entender a Bíblia.” 18 Torrey equilibrou a educação humana com a educação divina:

“O homem que pode ser mais plenamente ensinado por Deus é aquele que estará mais preparado para ouvir o que Deus ensinou aos outros. … Mas não devemos depender deles, embora possamos aprender muito com eles. Nós temos um professor divino: o Espírito Santo. Nós nunca conheceremos verdadeiramente a verdade até sermos ensinados por ele. Nenhuma quantidade de mero ensinamento humano, não importa quem sejam nossos professores, nos dará uma compreensão correta da verdade. Nem mesmo um estudo diligente da Palavra, seja em inglês ou nas línguas originais, nos dará uma compreensão real da verdade. Nós devemos ser ensinados pelo Espírito Santo.Aquele que é assim ensinado, mesmo que não saiba uma palavra grega ou hebraica, entenderá melhor a verdade de Deus do que alguém que conhece as línguas originais, mas que não é ensinado pelo Espírito. O Espírito guiará aquele que Ele ensina “em toda a verdade” - não em um dia, uma semana ou um ano, mas um passo de cada vez.” 19

Por conseguinte, é necessário, por um lado, que os professores da fé contemporânea aceitem, aprendam e apliquem princípios sólidos da hermenêutica e, por outro lado, que aqueles que não são carismáticos reconheçam que Deus fala às pessoas hoje e dá uma visão especial - seja isto chamado de revelação, iluminação ou o que for. Aqueles de nós que são eruditos evangélicos e / ou carismáticos precisam estar abertos para o Espírito Santo dar novas percepções e novas aplicações às Escrituras.

As pessoas da fé contemporânea precisam estar dispostas a submeter todas as supostas revelações às ferramentas da hermenêutica sólida. (Certa vez tive uma amiga e colega que era diretora de educação cristã em uma igreja onde eu servia como pastor assistente. Ela frequentemente recebia insights sobre as Escrituras que poderiam ser descritos como revelações. Contudo, uma vez que ela não estudou a Bíblia nas línguas originais, ela vinha para mim e dizia: “Eu acredito que Deus está dizendo para mim que esta passagem significa isso. Isso se enquadra com o grego ou o hebraico?”). Eu recomendaria essa abordagem aos líderes da fé contemporânea. Sempre que eles acreditam que receberam uma revelação especial de Deus, seria bíblico e apropriado submetê-la à confirmação de estudiosos de compreensão semelhante que estão abertos ao reino do sobrenatural - por exemplo, professores em colégios e seminários carismáticos ou pentecostais - como a Universidade Oral Roberts, a Universidade Regent, o Seminário Teológico Assembleias de Deus, o Seminário Teológico Igreja de Deus, etc., ou eruditos pentecostais / carismáticos em outros seminários evangélicos, como Gordon Fee e Wayne Grudem.

Em última análise, o princípio de "a verdade tem duas asas" de Tozer é necessário nas questões da fé e da hermenêutica para manter uma tensão saudável das contra-polaridades. A.J. Gordon citou o comentário perspicaz de William Lincoln sobre a necessidade de equilibrar as polaridades da verdade: “O único caminho para um crente, se ele quiser ir corretamente, é lembrar que a verdade é sempre bilateral. Se existe alguma verdade que o Espírito Santo tenha imprimido em seu coração, se você não quer empurrá-la ao extremo, pergunte qual é a contra-verdade, e apóie um pouco do seu peso sobre isso; caso contrário, se você tem muito de um lado da verdade, há o perigo de forçá-lo a uma heresia. Heresia significa verdade selecionada; isso não significa erro: heresia e erro são coisas muito diferentes. Heresia é verdade; mas a verdade levou a uma importância indevida para o menosprezo da verdade do outro lado ”.20 Ouvi certa vez o dr. Costa Deir, decano do Instituto Bíblico Elim, uma escola pentecostal, proclamar esse equilíbrio com um lema perceptivo:“ É bom ser altamente educado; é melhor ser educado do Alto; é melhor ser ambos”.

Notas

1 Gordon Fee, A doença do evangelho da saúde e riqueza (Cosa Mesa, Calif .: Palavra para hoje, 1979), 3. 

2 James W. Sire, escritura Twisting: 20 maneiras os cult cultiva a Bíblia (Downers Grove, Ill. : InterVarsity, 1980). 

3 Kenneth Copeland, citado em Fee, 3. 

4 Ibid., 3, 4. 

5 L. Lovett, “Teologia da Confissão Positiva”, em Stanley M. Burgess e Gary B. McGee (ed.), Dicionário dos Movimentos Pentecostais e Carismáticos. 
(Grand Rapids: Zondervan, 1988), 720. 

6 Dale H. Simmons, EW Kenyon e o Postbellum Pursuit of Peace, Power e Plenty (Lanham, MD e London: Scarecrow Press, 1997), 108.

7 Conversa pessoal com Zeigler, Tulsa, Okla., 1997. Veja também Vreeland, “Reconstruindo a Teologia da Palavra de Fé”, 13. 

8 Derek E. Vreeland, “Reconstruindo a Teologia da Palavra de Fé: Uma Defesa, Análise e Refinamento da Teologia de a Palavra de Movimento Fé.”Trabalho apresentado no 30 º Encontro anual da Sociedade de Estudos pentecostais, Oral Roberts University, Tulsa, Oklahoma, março de 2001, 5.

9 Ibid., 12, 19. para ser justo com Hagin, ele Deve-se notar que seu livro mais recente, The Midas Touch , mostra mais preocupação com a hermenêutica do som. 

10 Kenneth Copeland, “A oração de amarrar e perder”, gravação de som. Ft. Worth, Tex .: Publicações da KCP, 1987. 

11Bruce Barron, O Evangelho Saúde e Riqueza (Downers Grove, Ill .: IVP, 1987), 102. 

12 Kirk R. MacGregor, “O Movimento Palavra da Fé:? A Conflation Teológico da Nação do Islã e o mormonismo” Journal of the Academia Americana de Religião , vol. 75, No. 1, (Março de 2007), 89. 

13 Kenneth Hagin, O Toque Midas: Uma Abordagem Equilibrada à Prosperidade Bíblica (Tulsa, Okla .: Fé Publicações da Biblioteca, 2000), 147, 150-153, 161. 

14 I Ouvi Renner admitir publicamente: "Nós, pessoas religiosas, fizemos algumas coisas malucas", e depois ele passa a ensinar uma abordagem equilibrada da fé. 

15 Andrew Murray, O Espírito de Cristo(Springdale, Penn .: Whitaker House, 1984), 162. 

16 AB Simpson, Emblemas Divinos (Camp Hill, Penn .: Christian Publicações, 1995), np

17 AW Tozer, A Raiz dos Justos (Camp Hill, Penn .: Christian Publications, [1955] 1986), 34-37. 

18 RA Torrey, Como Obter a Plenitude do Poder (New Kensington, Penn .: Whitaker, [1982] 1984), 77-78. 

19 Ibid., 51. Simmons ( EW Kenyon , 93-94), no entanto, interpreta erroneamente a afirmação de Torrey como uma reivindicação antiintelectual por não precisar de hermenêutica, talvez não percebendo que o próprio Torrey era um estudioso e havia estudado críticas bíblicas em uma universidade alemã.
 .
20AJ Gordon, O Ministério da Cura (Harrisburg, Penn .: Christian Publications, sd), 261-262.
Este artigo é um excerto de Only Believe: Examinando as Origens e Desenvolvimento de Teologias Clássicas e Contemporâneas da Palavra de Fé (Tulsa, OK: Word e Spirit Press, 2008). Only Believe está disponível através do site do autor, HigherLifeMinistries.com , e através de vendedores on-line, como a Amazon . Usado com permissão.

Sobre o autor : Paul L. King possui um D.Min da Oral Roberts University e um D.Th. da Universidade da África do Sul. Ele serviu por 16 anos no corpo docente da Oral Roberts University como Coordenador de programas do Instituto Bíblico e Professor Adjunto na Faculdade de Teologia e Ministério. Autor de 10 livros e mais de 50 artigos, foi bolsista do ano da ORU 2006 e também atuou como bolsista da D.Min. programa no Seminário Teológico de Aliança. Atualmente é Doutor em Mentor do Programa Randy Clark Scholars no United Theological Seminary, Consultor e Instrutor de Liderança e Ministério da Igreja, pastor ordenado da Aliança Cristã e Missionária e Pastor Interino de Consultoria da Igreja da Aliança Chinesa de Plano (Texas). Twitter: @PaulLKingwww.higherlifeministries.com

Tradução: Everton Edvaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário