22 de abril de 2019

O aspecto racional do culto Pentecostal.




Por Everton Edvaldo

Esse é um tema pouco abordado dentro das igrejas Pentecostais, no entanto, é de suma importância, pois, nós temos que dicernir o que é manifestação do Espírito do que é reação nossa às experiências do Espírito Santo e também o que é carnal, falso e demoníaco. Ou seja, devemos aprender a identificar a natureza dessas experiências. É divina, humana ou demoníaca? São três coisas distintas!

O Movimento Pentecostal é conhecido dentro dos círculos tradicionais como um movimento que incentiva e estimula o contato com aquilo que é transcendental, místico (não misticismo) e sobrenatural. Devido a isso, há quem pense que a fé Pentecostal é irracional. Já outros pensam que em razão disso, as experiências manifestadas em nosso meio não são subjugadas à nada.

Entretanto, a fé Pentecostal não é irracional e além disso, reconhecemos que é possível aquilo que é sobrenatural caminhar com o que é racional. Não há um abismo entre os dois.

O que é a 1 Carta aos Coríntios, se não um chamado à reflexão racional da vida e das doutrinas cristãs? Lá, o apóstolo Paulo combate (dentre outras coisas), uma série de distorções a respeito da manifestação do Espírito Santo (em especial sobre os dons espirituais).

Sendo assim, nós Pentecostais, acreditamos que as experiências que temos com Deus, podem e devem ser subjugadas às Escrituras. Por exemplo, sobre as profecias, Paulo disse que deveríamos julgá-las. Sobre a quantidade de pessoas que falassem em línguas, Paulo disse que houvessem dois ou três, ou seja, não muitas e ainda ressaltou que tudo fosse feito com ordem e decência. Todos esses aspectos implicam numa racionalidade no culto. O Espírito Santo jamais anulará a nossa consciência na hora de manifestar-se através de nós, muito menos tirará a nossa razão, violando nossas faculdades intelectuais.

É por isso que devemos ter cuidado com algumas ditas "manifestações espirituais" na igreja. Lamentavelmente, muita coisa tem sido vendida como experiência Pentecostal por aí. Há cultos que  parecem mais uma sessão espírita do que uma autêntica reunião para adorar a Deus. Porém, devemos ter cuidado, pois, como já diz o ditado popular: "nem tudo que brilha (ou reluz), é ouro".

Atualmente, muitas dessas experiências estranhas estão se popularizando e precisam ser combatidas, como por exemplo: unção do riso, unção do dente de ouro, unção do cai-cai, unção do latido, unção de Manassés, unção do helicóptero, theomania, profetadas, entre outras coisas.
Eu não ignoro o fato de que na história da igreja houveram episódios em que algumas dessas experiências foram vividas por homens de Deus. O problema é que as pessoas estão pegando o que é pontual e transformando em doutrina e liturgia, engessando dessa forma, a manifestação do Espírito Santo. Sem falar que muitas dessas experiências (muito bem documentadas por livros cristãos), foram reações dos cristãos ao Espírito Santo de Deus.

É preciso deixar bem claro que natureza dessa manifestações quase nunca é divina. Muitas vezes, não passa de emocionalismo das pessoas. Outras, tratam-se de induções psicológicas que desencadeiam numa série de reações no corpo das pessoas. Geralmente, tais práticas são feitas por pastores comprometidos (não com a Bíblia), mas com técnicas de hipnose, etc. E por último, lamentavelmente, há casos em que não passa de pura ação demoníaca.

Outras coisas também afetam a racionalidade do culto Pentecostal. Por exemplo: super valorizar o louvor em detrimento da exposição da Palavra de Deus; pregações antropocêntricas e motivacionais, gritarias desnecessárias que perturbam a ordem do culto, etc.

O remédio para isso está nas Escrituras. Precisamos ter mais domínio próprio nos cultos, ordem, decência e acima de tudo, amor! É urgente a necessidade de cultuarmos a Deus com entendimento!

Eu reconheço que nós Pentecostais devemos promover mais reflexões sobre esse tema e na prática, julgar e combater manifestações irracionais em nosso meio. A você cristão Pentecostal, minha recomendação é: não consuma qualquer experiência dos outros, você é um ser pensante! Submeta elas às Escrituras, julgue-as e as descarte se não estiverem dentro dos padrões bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário