13 de abril de 2019

Se Deus é bom e controla todas as coisas, isso significa que Ele é responsável por todas as catástrofes, desastres naturais e guerras? 



Por Everton Edvaldo.

A resposta é "não" e eu vou explicar o porquê! É verdade que Deus controla e governa todas as coisas. A Bíblia é bem clara e incisiva em dizer que as rédeas da história estão nas suas mãos. No II século depois de Cristo, Inácio, bispo de Antioquia escreveu assim na sua carta aos Efésios: "...tudo está sobre o controle de Cristo." (Carta aos Efésios 8.2).

No entanto, isso não significa que Ele causa, manipula ou determina cada coisa que acontece na terra meticulosa, absoluta e exaustivamente. Do contrário, todos nós seríamos marionetes e tudo quanto fizéssemos de ruim, na verdade estaria dentro da vontade de Deus, fazendo dEle tão mal ou porque não dizer, pior do que nós. Ou seja, até mesmo a desobediência, na realidade, seria uma obediência aos seus decretos. Então como podemos definir esse controle?

A definição de controle e governo de acordo com a Bíblia pode ser comparada em termos humanos ao comando dum capitão de um grande navio. As rédeas do navio estão nas mãos dele, ou seja, o curso. Ninguém pode alterar esse curso a não ser Ele. No entanto, o que acontece dentro do navio é de inteira responsabilidade dos tripulantes a menos que o capitão esteja envolvido diretamente em algo. Isto é, são os funcionários e tripulantes que são responsáveis pela ordem, manutenção, limpeza, dentre outras coisas que acontecem no navio. Contudo, o capitão continua no controle. 

Embora essa analogia sejas bastante limitada, podemos dizer que semelhantemente acontece no governo divino. Ou seja, embora Deus esteja no controle de tudo, há coisas que acontecem que Ele não pode ser responsabilizado. 

Sendo assim, eu diria que os desastres, catástrofes e guerras, podem ter várias causas. Eu vou trabalhar aqui apenas com três: a divina, humana e natural. 

Divina: Diferente do que ensina o Deísmo, o Deus da Bíblia intervém na Sua criação e Ele faz isso da forma como Lhe aprouver desde que não o faça de modo ditatorial, tirânico e/ou sem amor. Somado a isso, Ele governa e regula Sua criação, muitas vezes, fazendo com que venha sobre  a humanidade: guerras, desastres e catástrofes. Contudo, Ele não faz isso de maneira antiética, arbitrária, sagaz ou sádica, mas sempre como resposta ou resolução para o homem, seja para castigá-lo ou prová-lo. Isso faz parte da forma como Ele regula e governa o mundo. Deus pode enviar essas coisas sobre um povo ou uma nação com no mínimo, quatro objetivos: 

A) Juízo. O dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra, as dez pragas do Egito, o extermínio dos cananeus e várias  desgraças que aconteceram com Israel ao longo da história, são claras demonstrações do juízo, ira e insatisfação de Deus com a humanidade. É difícil entendermos o porquê Ele faz essas coisas, pois assimilamos bem o conceito de um Deus amoroso, bondoso e misericordioso, mas infelizmente, esquecemos ou relutamos em entender que Ele também é justo e não se agrada das más obras que o homem faz. Nenhum mal moral escapa dos Seus olhos e se Deus não lhe trouxer juízo neste presente século, o fará definitivamente no Juízo Final.

Por vezes, esse juízo divino vem ainda em vida e muitas vezes, através de uma guerra ou desastre (Is 45.7; Mq 2.3; Am 3.6 ). Apesar disso, não devemos nos esquecer que até nessas coisas podemos ver a mão misericordiosa de Deus que nos dá tempo e oportunidade para o arrependimento. Ele também traz essas coisas para corrigir nossos passos e maus caminhos.

B) Provação e disciplina. Já há outros eventos dessa natureza que Deus traz para provar nossa fé, nos amadurecer e desenvolver. Talvez o maior exemplo bíblico seja o de Jó. Graças a todas as perdas de Jó, ele pode conhecer verdadeiramente quem era o SENHOR. 

O Salmista disse: "Pois tu, ó Deus nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata. Fizeste-nos cair numa armadilha e sobre nossas costas puseste fardos. Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste." (Salmos 66.10-12).

O apóstolo Pedro coloca de uma forma de forma didática, a seguinte verdade:

"Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhe estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes vocês são, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e se começa primeiro conosco qual será o fim daqueles que não obedecem a Deus? (1 Pe 4.12-17). 

Veja ainda o que diz Tiago 1.2-4  e Deuteronômio 8.2.

Perceba que nesses versículos está em foco o juízo e a provação de Deus. Há momentos em que Ele traz isso para nos refinar, se revelar ou nos levar a um maior nível de intimidade com Ele. 

Já o autor aos Hebreus trabalha esse assunto sob outra ótica: a da disciplina. Ele disse:


"Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual filho que não é disciplinado por seu pai? (Hb 12.7).

C) Ensino. Em todas as coisas ruins há a oportunidade de extrair as mais diversas  e ricas lições. Jesus disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." O apóstolo Paulo falou: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que em ti confiam." E em outro lugar, ele disse: "Em Cristo, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou."

Todas essas coisas apontam para quem está conosco, cuida e governa sobre nós. Qualquer coisa que vier da parte dEle, será para me ensinar lições incríveis e fortalecer minha fé; por isso, apesar de não ser algo fácil, devo receber com graças (em tudo dai graça) e paciência.


Que experiências teria Davi para contar se não fosse perseguido, confrontado e desafiado pelos mais temidos inimigos? Ele teria outras experiências, é verdade, mas nós não o veríamos do mesmo jeito. E o que seria de Israel se vivesse apenas períodos de glória?


Em algumas pessoas, a dor gera quebrantamento, disposição e revela quem de fato somos! Sem Deus: fracos! Com Deus: fortes!

D) Revelar Sua Providência. Todas as coisas que Deus faz é com um fim. Portanto, pode acontecer dEle nos desertar das bênçãos materiais, de uma terra ou de nossa família com algum objeto que talvez não fique claro nesta vida. Todavia, nós devemos ter em mente uma coisa: Tudo que Deus faz é para Sua glória. Sendo assim, se é para a glória de Deus (João 11.4) eu não devo perder a fé nem ficar desanimado.  O Deus que me sustém está no controle de tudo. Às vezes, Ele nos tira algo para que passemos a vê-lo com mais nitidez em nossa vida. Sim, nós podemos ver Deus nas perdas, na angústia, no luto e na dor. A providência de Deus permeia todas as coisas e nada foge do Seu controle. Porém, devido à nossa pecaminosidade, isso talvez não esteja tão claro para nós. A nossa sociedade se acostumou a pensar da seguinte forma: "se alguém prospera nesta vida, Deus está com ele. Por outro lado, se essa pessoa passa por privações, dificuldades e aflições, Deus está exercendo juízo sobre sua vida." É nesse momento que a providência chega, mostrando que nos piores momentos da nossa vida, Deus está conosco e que não devemos focar na tempestade, mas em quem está no barco. A providência de Deus revela quem Ele é, o que faz e como interage conosco. Eu não preciso entender racionalmente todas essas coisas. Eu só preciso crer! 

2. Humana. Outros eventos dessa natureza são causados pelo homem e permitidos por Deus. Desta forma, o homem é o responsável  direto delas e não Deus. As más ações do homem na natureza destroem a terra e contaminam o cosmos. Graças ao homem, muitas espécies de animais estão sendo extintas, rios estão mudando seu curso natural ou simplesmente desaparecendo do mapa; os oceanos estão avançando sobre os litorais, a camada de Ozônio vem sendo danificada em razão das queimadas e o avanço das indústrias, as reservas naturais de árvores estão sendo desmatadas, etc. Além disso, o homem planeja o mal a momento. Ele fomenta guerras, promove a fome, entre outras coisas. Sendo assim, eles são inteiramente responsáveis e não Deus. Deus as permite, mas não as aprova muito menos têm prazer nelas. Ele simplesmente as tolera. A Bíblia diz que logo após a entrada do pecado no mundo, a terra se encheu de espinhos. Em outro texto, ela fala que a criação inteira geme por causa do pecado. Lembro-me do ataque ao World Trade Center. Dois aviões terroristas se chocaram com duas torres e poucos minutos após o ataque, ambas ruíram até o chão matando quase 3.000 pessoas. E quem não lembra do Holocausto comandado por Hitler que matou 6 milhões de judeus? E da Bomba de Hiroshima que além de matar, deixou sequelas pro resto da vida de quem vivenciou esta calamidade? Aqui no Brasil, recentemente teve a tragédia em Brumadinho que deixou centenas de pessoas desaparecidas e mortas. Tudo isso é de inteira responsabilidade humana. As fortes chuvas no Rio de Janeiro que estão inundando a cidade é o resultado de um péssimo saneamento, estrutura e administração que há anos vem desmatando os morros e construindo onde não é para ser construído. 

Deus está no controle dessas coisas, mas não têm prazer nelas. No entanto, Ele permite que as consequências venham como resultado das más ações do homem. 

3. Natural. Por último, há coisas que acontecem de forma natural, sem nenhuma ligação direta com o homem ou Deus. Exemplo: tornados, furações, erupção de vulcões, terremotos, maremotos, raios, etc. Tais coisas também estão debaixo do governo de Deus que as permite que aconteça, é verdade. 

Alguns Deus usa para julgar o homem, mas outros estão seguindo apenas o curso natural da terra. O Planeta se renova o tempo todo nas mais diversas e estranhas maneiras. No entanto, eu penso que não deveríamos culpar Deus por permitir que essas coisas atinjam muitas vezes, a humanidade. Porém, imagina quantas vezes Ele já não as regulou e não permitiu que elas nos prejudicassem? Quantos meteoros em direção à terra já foram repreendidos e mudados de direção pelas mãos do criador e que nós nem sabemos? Lembremo-nos da tempestade que se levantou quando Jesus e os discípulos estavam no barco. Deus permitiu que ela se levantasse, mas não deixou que ela os vencesse. Esse é um lado da moeda. Porém, em outra ocasião, Deus permitiu que uma tempestade se levantasse na viagem em que estava o apóstolo Paulo. O navio ficou completamente destruído, embora todos os tripulantes tenham sobrevivido.

Então não devemos subestimar, nem temer. Há tragédias que Deus permite que venham sobre nós, mas que nos ensinam muito. A natureza, às vezes, assusta o homem. Porém, maior é o Deus que a criou. A dor é pedagógica e porque não dizer: uma das maiores professoras. 

Conclusão: Sendo assim, Deus não é responsável por todas as guerras, catástrofes e desastres que acontecem, porém mais importante que isso, é que Ele continua no controle e governo de tudo sem mudança, nem sombra de variação. Ele subsiste eternamente e eu me contento com isso. 

Um comentário: