21 de junho de 2019

Quem são os teólogos de uma nota só?


Por Everton Edvaldo

Teólogos de uma são aqueles que passam a vida toda batendo numa mesma tecla. É o famoso teólogo clichê. Apesar de serem conhecidos como teólogos e até mesmo estar em alta na mídia, pouco produzem de significativo. Não são autênticos, nem originais, mas recitadores de teologia sistemática. Eles também são agressores de "cachorro morto". Muitos deles estão entre aqueles que batem no Neopentecostalismo que é um circo e tem data e hora para acabar. E através disso, ganham fama e prestígio entre aqueles que também se incomodam com esse movimento herético.

Os teólogos de uma nota só, criticam os ''apóstolos modernos'', no entanto, são tratados pelos seus seguidores como pessoas inerrantes. Eles criticam os neopentecostais que enriquecem às custas dos fiéis e fazem comércio da fé, porém, quando são chamados para pregar ou palestrar em eventos, cobram altíssimos valores. 

Eles vendem milhares de livros, mesmo a qualidade dos seus livros não acompanhando a quantidade. Eles são rápidos para criticar os neopentecostais, mas quando algum dos seus fala "besteira", são desonestos e encobrem seus erros, criando para si mesmo um telhado de vidro.

São pregadores do óbvio que quando estão num dia bom, tudo tá dando certo, falam coisas do tipo: essa parede branca é branca. Eles são vistos pelos seus seguidores como expositores da Palavra e realmente o são, em algum sentido  do termo. Porém, apesar de serem teólogos, não produzem teologia de fato... Eles não estão atentos às demandas do seu tempo e dialogam apenas com teólogos da sua própria tradição. 

Apesar de terem diplomas de "mestre", "doutor", ''Phd", eles são completamente desconhecidos no mundo acadêmico secular. Eles defendem o sola scriptura, no entanto, quando se trata de defender algo que eles concordam, são os primeiros a recorrer à tradição, à história da igreja, aos catecismos, sínodos e concílios. Eles criticam aqueles que levam em consideração a experiência cristã, porém, usam da sua não-experiencia para validar suas crenças.

Tais são os teólogos de uma nota só que muitas vezes são aclamados pelos seus ouvintes e que são vistos como verdadeiros modelos de mestres da Palavra. 

Que Deus nos ajude a não sermos como os tais...

Um comentário: