14 de junho de 2019

11 tipos de pregadores que são prejudiciais à igreja de Cristo




 Por Everton Edvaldo

Certo dia eu tava lendo numa revista que os evangélicos já totalizam 35% da população brasileira. Eu ficaria muito feliz se esses números correspondesse à realidade. Cada vez mais, cresce o número de simpatizantes do cristianismo que se dizem evangélicos na teoria, mas que na prática, são ateus. Isso acontece porque muitos são convencidos no lugar de convertidos. Esse fenômeno tem como uma das suas causas, a pregação franzina de muitas igrejas. É verdade que as igrejas estão crescendo assustadoramente, mas será que a qualidade acompanha a quantidade? Certamente não!

Em muitos púlpitos, encontramos facilmente o famoso pregador industrializado. Este, tem várias modalidades como por exemplo:

1- Pregador Ostentação.

É aquele que fala muito e comunica pouco. Ele conhece de Gênesis à Apocalipse e despeja muita informação na durante a Pregação, porém o povo sai sem entender nada e mal se lembra em que passagem a pregação se baseou. Geralmente, esse tipo de pregação consegue prender a atenção e admiração da igreja para com o pregador que ao mesmo tempo se sente realizado quando vê a igreja cheia de manifestações emotivas.

2-  Pregador Caldo de Cana.

É aquele que só prega mensagens açucaradas. Ele adora pregar que Deus é amor e geralmente recheia sua pregação do seguinte jargão: "venha como estás e continue como estás. Deus te ama assim  como você é." Esse tipo de pregador ama massagear o ego da igreja, dizendo coisas que ela se agrada e que todo mundo deseja.

3- Pregador Corretor dos imóveis de Deus.

Ele passa a pregação todinha distribuindo chaves de carro, apartamento e transferência de dinheiro da conta de "Deus" para a conta dos crentes. Para eles, a fé precisa ser materializada em bençãos físicas e financeiras. Por isso, eles tem uma preferência por passagens do Antigo Testamento.

4- Pregador Panela de Pressão.

A pregação dele é "fervorosa". Ele muda o tom da voz, para mostrar mais autoridade e espiritualidade. Às vezes, fala que a unção de Deus tá tão grande que ele sente vontade de pular. Ele faz movimentos bruscos no púlpito e alega que não consegue se controlar, pois a pressão de Deus é forte!

5- Pregador Tiririca.

Este gosta de pregar com animação. Conta piadinhas e adora fazer a igreja sorrir. Também conhecido como animador de auditório, ele ama uma pregação interativa e desprendida.

6- Pregador Nostradamus. 

A pregação dele foi fruto de uma revelação divina. Nela, "Deus" diz seu endereço, onde você mora, a cor da sua roupa e até o número da sua conta bancária. 

7- Pregador Boxeador.

Esse prega dando murros no púlpito e na Bíblia. Ele também gosta de propor grandes desafios. "Se não se cumprir o que eu profetizei, eu rasgo a Bíblia" são frases típicas desses pregadores.

8- Pregador a última bolacha do pacote.

São aqueles que acham que só as suas pregações são verdadeiras. Todos os outros não sabem pregar ou falam mentiras.

9- Pregador secretário do Satanás.

Passa a pregação todinha acusando a igreja. Usa o púlpito como plataforma para desabafar. Sem falar que ele fala mais do diabo que de Jesus. Conhece o inferno de um lado para outro, pois já o visitou várias vezes através de arrebatamentos e visões.

10- Pregador João de Barro.

Aproveita o momento da pregação para entoar vários hinos. Gosta de esbanjar uma bela voz e até executa performances no púlpito. Gasta boa parte do tempo dizendo coisas que não tem nada a ver com o texto que leu.


11- Pregador com a Síndrome de Jonas.

Foge do texto que leu e nunca mais volta.

Esses são apenas alguns dos tipos de pregadores que existem. Infelizmente, estamos sentido fome espiritual e Deus conta conosco para orar e protestar contra esses tipos de pregações que são danosas ao corpo de Cristo e faz com que ele sofra de inanição.

8 comentários:

  1. Já sou muito crítico agora sei que que temos que ser mais em pró do verdadeiro evangelho, porque só o verdadeiro evangelho é que transforma!

    ResponderExcluir
  2. Só existem dois tipos de pregadores: os bíblicos e os não bíblicos

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia so se ouve pregador, ensinando egocentrismo,ou antropocentrico.
    Não se ouve mais a mensagem da Cruz.

    ResponderExcluir
  4. É,e alguns de nós nos tornamos juízes antes do tempo determinado por Deus. Porque o Senhor Jesus disse para não julgarmos, pois cada um dará conta de si mesmo, e Paulo ensinou que importa que o evangelho fosse pregado. Porque não criticamos quem realmente é contra o evangelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc já leu a bíblia? comonão devemos julgar se Jesus ensinou a confrontar o irmãos (mt 18:15-17) e Paulo também nos ensina a admoestar nossos irmãos (gl. 6:1).

      Excluir
  5. Edinaldo,
    Esta faltando espiritualidade e respeito a obra de Deus, estão confundindo sucesso, projeção pessoal, vantagens financeira etc.

    ResponderExcluir
  6. Olhe para Jesus e não para os errados

    ResponderExcluir