26 de junho de 2019

Lucy Ferrow, a obreira que mais se destacou no início do Movimento Pentecostal





Por Everton Edvaldo

Lucy F. Farrow (1851-1911) foi uma pastora de uma igreja de santidade (Holiness) independente que foi fundamental para os primeiros anos do Pentecostalismo. Pouco se sabe sobre sua infância, e pouco crédito lhe tem sido dado nos estudos sobre as origens do Pentecostalismo, porém alguns livros fazem menção a ela com vários detalhes. O ministério dessa mulher foi tão notável que ela é uma das pessoas mais citadas nos relatórios de Parham,  considerado o pai do Movimento Pentecostal. 

Pois bem, quem foi essa mulher? 

Lucy Ferrow ficou praticamente desconhecida até 1905, quando conheceu Charles Fox Parham, o pioneiro do Movimento Pentecostal. Nesta época, ela pastoreava uma igreja Holiness em Houston, Texas e abriu as portas do seu ministério para Parham que veio à cidade promover cruzadas que atraíram grandes multidões e o respeito do povo e da imprensa. A partir daí ela abraçou a fé Pentecostal.

Ela foi a primeira pessoa negra a ser registrada como tendo recebido o Batismo no Espírito Santo com evidência inicial do falar em línguas nas reuniões de Parham. Nessa época, Parham passou a ter tanta estima por ela, que a convidou para ser governanta dos seus filhos e cozinheira do seu seminário, funções estas que só pode exercer por poucos meses, devido as suas ocupações com a obra de Deus. Durante os dois meses que ficou fora do Texas, deixou William Seymour que já era seu amigo, cuidando da sua congregação.

Quando Parham abriu o seminário, ela incentivou Seymour a matricular-se para as aulas, tendo sido ela quem apresentou o Seymour a Parham. Seymour se interessou pela doutrina que ela o havia transmitido e se matriculou no seminário para as aulas.

Tamanha era a unção de Ferrow, que em Agosto de 1906, ela foi convidada por Parham para pregar no acampamento do Movimento da Fé Apóstolica, onde muitos receberam curas e poder de Deus, sem falar nas inúmeras pessoas que se converteram. 

Ela ficou conhecida como a "escrava ungida" e foi cotada como uma das obreiras mais intensas na companhia de Parham que vivia rodeado de obreiros e obreiras.  Certa vez em Portmouth, ela foi usada pelo SENHOR e cerca de 200 pessoas se converteram e 150 receberam o Batismo no Espírito Santo. 

Parham a enviou para muitos lugares. Tendo ela ministrado em toda a América e dirigido cultos em Louisiana, Carolina do Norte, Virgínia (onde teve um ministério notável), Nova York e até mesmo na Inglaterra.

Mas não parou por aí. Ela também foi enviada para a Libéria, na África. Há relatos que ali, ela recebeu a Xelolalia, pois passou a falar a língua Kru, sem nunca tê-la estudado e que inclusive chegou a pregar para o rei daquele povo. Os relatos também contam que muitos liberianos foram salvos e batizados no Espírito. 

Porém, Ferrow não passou muito tempo na Libéria e logo voltou para a América. 

Ela também desempenhou um papel fundamental nos primeiros anos da Missão Azuza Street. Isto porque, durante os períodos de oração de Seymour, ninguém havia falado em línguas até que Lucy foi convocada por Seymour a ir lá e orar pelas pessoas, e então muitas foram batizadas no Espírito, através da sua imposição de mãos, conforme no livro de Atos, contribuindo desta forma para a centelha inicial naquele lugar. Incansável e intrépida, ela trouxe a Mensagem Pentecostal com poder a Los Angeles, onde a maioria da população era negra.

Em uma das edições do jornal: "A Fé Apostólica", Parham diz o seguinte sobre ela:


''Sra. Lucy F. Farrow, serva ungida de Deus, que veio há quatro meses de Houston, Texas, para Los Angeles, trazendo o Evangelho completo, e a quem Deus usou grandemente ao impor as mãos a muitos que receberam o Pentecostes e o dom de línguas, agora retornou a Houston, a caminho de Norfolk, Va. Ela voltou para sua antiga casa que ela deixou quando era menina,  sendo vendida como escrava no sul. Ela sente que o SENHOR agora a está chamando de volta. Irmã Farrow, irmão W. J Seymour e irmão  J.A. Warren foram os três que o Senhor enviou de Houston como mensageiros do Evangelho completo." (Edição 1, página 01).

Num trecho do mesmo jornal, também é possível lermos um trecho escrito por Farrow sobre o trabalho que ela desenvolveu na Virgínia. Ela diz:

''Tivemos uma reunião gloriosa ontem à noite.Foi a sexta noite e seis pessoas falaram em línguas. É maravilhoso ver como o Senhor está trabalhando com Seus filhos crentes, mas há muito a ser feito aqui. Há um grupo de santos que não lê a Bíblia como santos. Eles dizem que a Bíblia é para incrédulos, então eles não a leem. (...) Deus está fazendo um pequeno trabalho na terra hoje. Logo, logo, Ele estará voltando à terra novamente. Ele disse que não devemos ultrapassar as cidades até que o Filho do Homem venha, por isso não temos muito tempo a perder. Lembre-se de mim e por todos os santos. Diga-lhes que orem por mim.Eu não posso escrever para todos, então você se lembre de mim como um todo. Peça-lhes para orar pelo trabalho na Virgínia. É muito necessário. Eu não sei quanto tempo o Senhor vai me manter aqui. Há muito a ser feito. Eu não passei por Danville, mas vou para lá assim que puder sair desse lugar. Passei por Nova Orleans e mudei de carro para lá, e coloquei as mãos em duas famílias doentes no caminho de Houston aqui'' - Lucy Farrow. (Edição 2, página 03).

Em outra edição, o jornal também diz:

"Deus fez um trabalho maravilhoso em Portsmouth, Virgínia. É relatado que cerca de 150 receberam o Pentecostes. Todo o país a respeito é agitado pelo poder de Deus. O Senhor enviou a irmã Lucy Farrow de Los Angeles e a usou para pregar este evangelho.Ela sente um chamado de Deus para ir a Monróvia, Libéria, África, e quer que alguém venha e ajude a continuar o trabalho. Ela diz: “Dê a todos os santos amor de mim. Diga-lhes que tenho muitos filhos aqui também. Eles não querem que eu vá embora, mas todos sabem quando o Senhor diz para eu ir, eu devo ir. Eu me movo quando o Senhor diz que devo me mexer. Não há tempo para visitar apenas para o Senhor. Eu vou noite e dia na chuva e no sol.Não há tempo para parar. Jesus está chegando em breve. Ore por mim e pelo trabalho aqui." (Edição 4, página 01).

Sobre ela, uma testemunha de Portmouth fala:

"Agradou a Deus por Seu poder Todo-Poderoso nos enviar a Irmã Lúcia Farrow para nos trazer a luz como não a vimos. O poder de Deus caiu sobre nós. Eu O louvo por ser uma testemunha em Jerusalém, Samaria, Judéia e até os confins da terra. Eu O louvo pelo poder no sinal que Ele me deu de falar em línguas e interpretar o mesmo e cantar em línguas. Eu louvo a Deus pelo poder de cura. Ele me curou da minha cabeça aos meus pés. --- Georgetta Jeffries, Portsmouth, Va. (Edição 4, página 01).

Um relatório de missionários pentecostais também fala:

"Nossa querida irmã Farrow, que foi uma das primeiras a trazer Pentecostes para Los Angeles, foi para a África e passou sete meses em Johnsonville, a 40 quilômetros de Monróvia, na Libéria, naquele clima mais mortal. Ela agora voltou e tem uma história maravilhosa para contar. Vinte almas receberam seu Pentecostes, e inúmeros foram salvos, santificados e curados. O Senhor lhe dera o dom da língua Kru e ela foi autorizada a pregar dois sermões ao povo em sua própria língua. Os pagãos, alguns deles depois de receber o Pentecostes, falaram em inglês e alguns em outras línguas. Louve a Deus. O Senhor mostrou a ela quando ela foi, a hora em que ela voltaria e lhe enviou a passagem a tempo, trouxe-a para casa em segurança e a usou na Virgínia e no sul ao longo do caminho.' (Edição 11, página 01).

Após voltar da África em 1907,  Deus continuou usando sua serva na parte de trás da missão da Azuza Street, onde muitas pessoas que a procuraram foram curadas, batizadas no Espírito Santo e relatavam ter tido experiências maiores com Deus. Esses foram os últimos anos dela.

Em 1911, ela contraiu tuberculose e morreu com a idade de 60 anos. Foi provavelmente, a mulher mais determinante no movimento pré Rua Azuza e possivelmente, a personalidade mais influente na formação do Pentecostalismo. 


Foto de Ferrow ao lado de William Seymour

4 comentários:

  1. Glória a Deus. Excelente artigo, irmão.
    Enriquecedor.A promessa era pro acho é fêmea :). O poder do Espírito é para todos que creem no Nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. É.. que benção hein,
    Muitas de nossas irmãs deveriam aprender um pouco com ela,esta foi um belo exemplo, exemplo de fidelidade e fé, glória a Deus..

    ResponderExcluir