21 de julho de 2019

A dança no culto e o que isso significa



Por Everton Edvaldo

Quando alguém me pergunta se existe base bíblica para a dança no culto, eu respondo com outra pergunta: existe base bíblica para o crente usar barba? Não existe. E o que isso significa? Nada, exatamente nada! Não é porque uma coisa não tem base bíblica, que isso significa que ela seja Antibíblica. Há coisas que são estritamente culturais. O problema do Protestante (em especial o brasileiro) é descontextualizar a Bíblia, o  Evangelho e a Cultura. Quem diz que é pecado certamente não entendeu o Evangelho, mas garanto que se chegar na África, não tem coragem de dizer isso pra os irmãos africanos, pois lá, a dança faz parte do culto da maioria das igrejas evangélicas. Porém, isso não significa que eu desejo que tenha essas coisas na minha igreja, muito menos, que eu sou a favor dessas badernas que determinados ministérios de dança fazem nas igrejas brasileiras. Eu simplesmente estou contente com o costume da minha igreja e respeito o costume dos outros. Por último, jamais posso confundir meu gosto pessoal com o que as Escrituras dizem ou deixam de dizer. O importante é que Cristo seja glorificado em espírito e em verdade e isso implica na verdadeira adoração que abarca o corpo, a alma e o espírito. Que todo o nosso ser, louve ao SENHOR. Se no Salmo 148, até mesmo os animais e o Cosmos com toda a sua Movimentação e trajeto são convidados a louvar ao Senhor, o que impede do meu corpo também fazer isso? 

Eu respeito quem discorda de mim e ficaria feliz se essas pessoas também respeitassem quem pensa diferente delas.


4 comentários:

  1. Artigo excelente meu irmão. Meus parabéns! Escreveu com muita maestria.

    ResponderExcluir
  2. Então o problema do protestante é descontextualizar a bíblia, o Evangelho e a cultura? E qual é o problema do pentecostal?

    ResponderExcluir