20 de outubro de 2016

3° EPÍSTOLA DE JOÃO- VERSÍCULO POR VERSÍCULO


Por Everton Edvaldo

Leitura Bíblica: (3 João 1-15)

Introdução: Sem dúvida alguma, tanto a terceira epístola de João quanto os personagens envolvidos nela são basicamente desconhecidos pela igreja de Cristo, devido a esse fato surge a necessidade de um estudo expositivo a respeito desse livro, trazendo seu valor espiritual, devocional e escriturístico para os dias atuais. Temos por objetivo explanar os exemplos positivos e negativos deixados por crentes da época do apóstolo João e também como esses exemplos se encaixam no cenário dos dias atuais. Vamos estudar não só a respeito das informações gerais a respeito da epístola, como também aprendermos a respeito de homens como: Gaio, Diótrefes e Demétrio. Que o Senhor abra a nossa mente para aprendermos sua santa palavra!

I-INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EPÍSTOLA:

1.Quem escreveu? (autor). Essa carta conhecida como a "terceira epístola de João", foi escrita pelo próprio apóstolo João (um dos doze), ele refere-se a si mesmo como "o presbítero". João ficou conhecido como o apóstolo do amor.

2.Quando e onde escreveu? (data e local). Os estudiosos datam essa carta entre 85 a 90 d.C; provavelmente o ancião residia em Éfeso quando escreveu tal epístola.

3.Para quem escreveu? (destinatário). A carta foi endereçada a Gaio, um gentio convertido ao cristianismo que era membro da igreja local e que estava enfrentando sérios problemas (alguns opinam que ele era líder desta congregação e que provavelmente o apóstolo havia ajudado a estabelecê-lo). O portador da carta provavelmente foi Demétrio.

4.Porque escreveu? (propósito). O objetivo dessa carta é de encorajamento e elogio ao bom testemunho que Gaio dava à igreja de Cristo, pelo seu trabalho e cooperação com os ministros do evangelho (mestres e evangelistas). De acordo com a Bíblia de Estudo Palavras-Chave:  "João também desejava expressar seu desagrado com o comportamento ofensivo de Diótrefes, um homem que se recusava a aceitar João e estava maltratando os outros crentes (3 Jo 9). Além do mais, ele revelou sua intenção de visitar pessoalmente essa igreja, e reprovar face a face este homem egoísta e indiferente".

5.Curiosidades da Epístola. Você sabia a terceira epístola está intimamente relacionada com a primeira e a segunda epístola de João? Elas tratam de assuntos parecidos e foram escritas na mesma época (aprox. 85-95 d.C). Todas visavam o crescimento do corpo de Cristo. A epístola contém apenas 15 versículos e se constitui o 2° menor livro da Bíblia. Na Bíblia é o ante-penúltimo livro. Se encontra depois de 2 João e antes de Judas. Na carta o autor menciona três nomes próprios. Em língua portuguesa pode ser lida em aproximadamente 4 minutos, podendo variar se a leitura for rápida ou mais lenta. É importante destacar que apesar de ser pequeno este livro também é inspirado pelo Espírito Santo.

6. Tema: Segundo Myer Pearlman: “Esta curta epístola dá uma ideia de certas condições que existiram numa igreja local no tempo de João. A História que pode ser acolhida da epístola parece ser a seguinte: João tinha enviado um grupo de mestres itinerantes, com cartas de recomendação, a diferentes igrejas, uma das quais, era a assembleia a que pertencem Gaio e Diótrefes. Diótrefes, dominado por ciúme pelos direitos da igreja local, ou por alguma razão pessoal, recusou-se a dar hospitalidade a estes mestres e excomungou os membros da igreja, Gaio não deixou intimidar por este ditador espiritual e hospedava os missionários e obreiros, os quais mais tarde, informaram ao apóstolo sobre a sua bondade. Para que João estava para enviar estes mestres pela segunda vez (v 6.) e exortou a Gaio a continuar no ministério de amor para com eles. João mesmo escreveu uma carta de advertência a Diótrefes, que foi desprezada. Por isso, o apóstolo expressou a sua intenção de fazer uma visita pessoal à igreja e a destituir esse tirano eclesiástico. [...].”

II-GAIO, UM FIEL HOSPITALEIRO DA IGREJA:

1. Quem era Gaio? Como já foi dito no começo desse estudo, Gaio era um gentio convertido ao cristianismo. Um servo de Deus que dava testemunho de vida cristã. Segundo Russel Norman Champlin: " O nome próprio Gaio é uma adaptação do latim GAIUS (como variante, Caio), e que significa: estou alegre. Era um nome pessoal comum entre os romanos, com o acompanhamento do nome da família, a fim de identificar um membro particular do grupo." De acordo com o dicionário bíblico Wycliffe: "Esse nome romano, muito comum, ocorre cinco vezes no NT." (At 19.29; 20.4; Rm 16.23; 1 Co 1.14; 3 No 1). Gaio provavelmente devia ter entre 56 a 70 anos na época em que recebeu essa carta.

2. A Bíblia de Estudo Palavras-Chave traz uma nota explicativa sobre Gaio que é digna de ser introduzida aqui: "Originário da Macedônia, Gaio era um dos companheiros de Paulo que foi preso durante um Tumulto em Éfeso (At 19.29). Ele também estava entre os que acompanhavam Paulo a Jerusalém, talvez como um oficial representante da sua igreja em Derbe, e foi um membro do grupo que esperou Paulo em Trôade (At 20.4,5). Gaio foi batizado por Paulo em Corinto ( 1 Co 1.14). A sua casa era usada como local regular de encontro da congregação, na verdade, Paulo hospedou-se com ele durante uma de suas visitas a Corinto (Rm 16.23)." Vale salientar que se o Gaio de 3 João é o mesmo que aparece no livro de Atos e nas epístolas paulinas não temos como provar, o que deve ser levado em consideração nesse parágrafo é apenas um ponto de vista.

III- QUATRO COISAS SOBRE GAIO: (vv. 1-5a)


1. Gaio era um cristão querido. (v.1). 

João refere-se a Gaio como "amado", ele usa a palavra grega: AGAPĒTOS que significa: "caro", "bem", "querido", "amado" e depois usa a palavra AGAPAO; (em um sentido social ou moral). Este vocábulo difere de PHILĒO, indicando sentimentos, terna feição, o tipo de amor demonstrado em um beijo (PHILĒMA). O apóstolo amava Gaio com forte afeição. De acordo com W. W Wiersbe: "como agradecemos a Deus a Igreja ter membros como Gaio. Ao referir-se a ele, João usa quatro vezes a palavra: "amado" (vv. 1-2,5,11)."

2. Gaio era um cristão próspero. (v.2).

No versículo 2, o apóstolo João deseja que Gaio vá bem em todas as coisas, e que viesse a ter saúde. Segundo W. W Wiersbe: "O versículo 2 sugere que Gaio não está bem de saúde ou se recupera de uma doença. Mas sabemos isto: ele tinha uma vida espiritual saudável. O homem interior prosperava independemente de qual fosse a condição do exterior." A alma aqui no grego é a palavra PSYCHĒ sendo representada como a sede dos desejos, sentimentos e apetites. O apóstolo queria dizer que a parte espiritual dele ia muito bem. É importante frisar que está fora de cogitação apoiar a doutrina da confissão positiva ou a teologia da prosperidade baseando-se nesse versículo. O apóstolo não "determinou, não mandou, nem tampouco afirmou sua saúde; apenas desejou que fosse bem fisicamente tanto quanto era a sua alma. Porque o apóstolo desejou isso? A resposta está no versículo 3, porque Gaio andava na verdade! Sendo assim, João o chama de amado; isso tem um significado tremendo. Imagine só que honra foi para um obreiro ser querido pelo homem que andou com o Mestre dos mestres, e que com ele aprendeu a amar. A Igreja precisa de homens amados, obreiros amados , servos amados.

3. Gaio era um cristão que andava na verdade. (vv.3, 4).

O apóstolo se alegrou muito quando soube que Gaio andava na verdade. O verbo usado por ele aqui é o CHAIRŌ que significa: ser alegre, isto é, calmamente feliz ou confortável, afortunado. O interessante é que enquanto Diótrefes andou na estrada do individualismo e egoísmo, Gaio andou na estrada da verdade. Ele não se auto-promoveu, nem mandou uma carta a João informando o trabalho que ele estava fazendo. Ele voluntariamente o fez! Não se preocupou em fazer a obra de Deus para que as pessoas pudessem vê-lo. O problema de hoje é que muitos obreiros fazem a obra de Deus para que os homens os vejam e os promovam. No caso de Gaio, o apóstolo João não estava presente para lhe ver, porém tinha convicção de que podia contar com Gaio mesmo estando ausente. Entretanto, apesar de João não estar vendo, o Deus Todo-Poderoso e Onisciente estava contemplando tudo! Os irmãos da Igreja logo trataram de ir ao apóstolo João e testificar de como Gaio andava na verdade. Foi por esse motivo que João alegrou-se ao saber disso. Qual Presbítero não se alegra em saber que pode contar com seus obreiros? No versículo 4 está explícito que o maior gozo de João era o de ouvir que: "os meus filhos andam na verdade” A palavra usada para gozo aqui é CHARA; significando: "alegria", " deleite", "satisfação" e "júbilo". Já a palavra usada para filho é TEKNON significando de um modo geral, a um aluno, discípulo, o filho espiritual de alguém. Que nós também venhamos andar na verdade! Ou seja, andar de acordo com o que está escrito na Bíblia, pois, ela não contém apenas a verdade, ela é a própria verdade.

4. Gaio era um cristão que procedia com fidelidade. ( v. 5a). 

Ou seja, ele era fiel em tudo quanto fazia para com os irmãos! Nesse versículo aparece a palavra grega PISTOS que significa "objeto, digno de confiança, sujeito confiável, crente, fiel, certamente verdadeiro." Gaio tinha contato com as ovelhas, acolhia as ovelhas e sofria com as ovelhas. Segundo W. W. Wiersbe: "Gaio era o tipo de cristão que os outros sentem prazer em falar. Os irmãos (provavelmente, evangelistas e missionários itinerantes) tinham se encontrado com Gaio e ido a sua casa. Eles relataram que Gaio andava na verdade e tentava, com fidelidade, ajudar os diferentes tipos de trabalhadores que cruzavam o seu caminho. Lembre-se que na época de João não havia hotéis, mas apenas hospedarias desconfortáveis e, muitas vezes perigosas. Os evangelistas itinerantes dependiam dos santos para se alimentar e se hospedar. Gaio era o tipo de cristão que amava receber os santos e apresentá-los à medida que iam de lugar para outro. Porque Gaio ajudava os santos? Porque os amava, bem como queria compartilhar o ministério deles e promover a verdade. Um homem pode não ser um pregador, mas ajudar os outros a pregar."

IV- O BOM SERVIÇO REALIZADO POR GAIO: (vv. 5-8).

1. No versículo 5 parte b, João descreve o trabalho que Gaio estava desenvolvendo para com os irmãos, ele usa o vocábulo grego ERGADZOMAI traduzida na Almeida Revista e Corrigida por "fazer", esta palavra grega significa ainda: "trabalhar", "realizar", "estar engajado em ou com", " fazer", "esforçar-se para", " servir", "ajudar", etc. Logo, concluímos que Gaio fazia a obra de Deus. No entanto, o que era que Gaio estava fazendo? Qual era o trabalho que ele estava engajado? De acordo com a Bíblia de Estudo Anotada e Expandida: "Gaio havia ajudado tanto ‘irmãos’ como ‘estrangeiros’, sendo que a hospitalidade a estes últimos era mais difícil e , portanto, a mais digna de louvor (Hb 13.2) Evangelistas e mestres itinerantes dependiam de pessoas como Gaio para terem abrigo e sustento. Aqueles que haviam recebido a hospitalidade de Gaio tinham dado testemunho perante a Igreja onde João estava ( provavelmente Éfeso)." Gaio ia "ajudando-os na continuação de suas viagens com suprimentos, dinheiro, acompanhantes, meio de transporte, e assim por diante."

2. Estas ovelhas eram os mestres e evangelistas itinerantes que exerciam seus dons resgatando vidas. Os evangelistas tanto pregavam, quanto arrancavam vidas do lamaçal do pecado, vidas que antes estavam presas e escravizadas pelo diabo. Por outro lado, os mestres ensinavam a verdade e a doutrina. Faziam o papel de integrar os novos crentes à igreja de Cristo e de fazer discípulos. Ensinavam aquilo que ouviram dos apóstolos,e os apóstolos ensinaram o que ouviram de Jesus, e Jesus ensinava o que ouviu de seu Pai. Estes homens não tinham luxuosos carros, mansões nem popularidade, porém tinham o desejo de ganhar almas, pois, queriam cumprir o ide de Jesus Cristo.    
        
3. A chama missionária ardia em seus corações! O Espírito Santo os enviava ao mundo e se encarregava de levantar irmãos para dar sustento e abrigo para seus servos. Estes homens viviam na total dependência de Deus, e Deus lhes honrava. E nós, porque temos tanto medo de deixar nosso conforto para fazer a obra de Deus? Por acaso temos medo de viver na dependência de Jesus? Ou é a nossa falta de confiança que nos impede? Devemos ter em mente que esses homens não faziam a obra de Deus sem propósito, existia um motivo. Nos versículos 7 e 8 encontramos a resposta: "Saíram por amor do nome! Não aceitando nada dos gentios, portanto os tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade." Isto fala de hospitalidade; é preciso termos amor e disposição, e isso é o que falta em muitos cristãos do nosso século.

4. É importante enfatizar a seguinte verdade: que não adianta apenas saber dessas informações desses homens, não basta só conhecer o que faziam, é preciso aplicar seus exemplos em nossa vida. Lawrence O. Richards descreve a aplicação de 3 João da seguinte maneira:

a) Hospitalidade... Preocupar-se com os outros, e cuidar deles.

b) Generosidade... Dar aos outros.

c) Honestidade... Compartilhar com os outros.

d) Pureza... A pureza dentro de nós mesmos
.
V- DIÓTREFES, EXEMPLO DE EGOÍSMO E SOBERBA: (vv. 9,10).

1. No versículo 9, João fala que escreveu algo à igreja, provavelmente uma carta, mas Diótrefes que gostava de ter primazia entre os irmãos impedia o apóstolo de aproximar-se. Diótrefes ilustra a figura de um cristão que se acha o maior no reino, o mais honrado, o mais digno, o mais competente, o mais inteligente. A visão dele era egoísta e individualista e não se encaixa com a Bíblia. Esse tipo de obreiro é um câncer dentro da Igreja, que fica dando trabalho à liderança, ao pastor e aos irmãos, trazendo sérias enfermidades para a congregação. É uma ovelha negra, prejudicial ao rebanho, se opondo à qualquer atitude que o pastor tome. Diótrefes negava o próprio Jesus com suas atitudes.

2. De acordo com W.W. Wiesbe: "Esse é o tipo de membro de igreja que dispensamos. Ele queria ser o chefe da Igreja, pois amava ter destaque e ser o primeiro em tudo. Colossences 1.18 afirma que o único que merece primazia é Cristo. João Batista apresentou essa questão desta maneira: ‘Convém que ele cresça e que eu diminua’ (Jo 3.30).”

3. Já segundo a Bíblia de Estudo Palavras-Chave: "Diótrefes era um homem ambicioso que resistia à autoridade dos presbíteros na Igreja. Ele os atacou publicamente, e proibiu que João e os seus cooperadores fossem recebidos. Outrossim, seja por excomunhão formal, seja por violência física, ele expulsou da Igreja aqueles que os receberam."

4. As obras que ele fazia não eram boas. Tinha uma língua maliciosa, impedia os irmãos de serem acolhidos, fazia proibições e excluía irmãos da Igreja. Diótrefes estava longe, muito longe da verdade!

5. Sobre as coisas que ele praticava o erudito W.W. Wiersbe questiona e esclarece: "Como esse membro da Igreja agia? Bem, ele recusou-se a reconhecer a liderança de João. Em geral membros da Igreja que querem posição e prestígio atacam o Pastor, particular ou publicamente. É comum iniciarem com uma ‘campanha de Mexericos’ em que tentam minar o caráter e o ministério do Pastor. Eles, como Absalão, no Antigo Testamento, ‘dão a entender’ que a liderança atual não é eficaz (2 Sm 15.1-6) e que poderiam cuidar melhor das coisas. Hebreus 13.7,17 decide esse assunto de uma vez por todas. Diótrefes contou mentiras a respeito de João. No versículo 10, o termo ‘pratica’ significa ‘levantar acusações falsas’ e é semelhante a ‘Tagarelas’, mencionado em 1 Timóteo 5.13. [...] Esse tipo de membro destrói a Igreja. Eles, em sua ânsia por poder e autoridade, pisam a verdade, ignoram a Bíblia, ferem o Espírito e desprezam o rebanho."

VI-DEMÉTRIO E SEU TESTEMUNHO: (vv 11-15)

1. Quem era Demétrio? De acordo com Robson Rocha: "Talvez o portador da Terceira Epístola de João, ou Pastor de uma comunidade na vizinhança. É louvado como um homem de boa reputação e lealdade à verdade ( 3Jo 12)." Sobre ele Lawrence O. Richards observa: "Demétrio era tudo o que Diótrefes devia ter sido."

2. Nos últimos versículos da epístola, João deixa um legado para nós: que não devemos imitar o que é mau. Devemos imitar o que é bom. Deus é bom, e se praticamos a bondade verdadeiramente estamos firmados nele, porém quem faz o mal não está firmado em Deus. Após escrever essas coisas e ‘louvar’ a Demétrio, o apóstolo João finalmente se despede e deixa claro que seu desejo era de ver e conversar com Gaio face-a-face.


Conclusão: Com base em tudo quanto aprendemos a cerca dessa epístola, concluímos que devemos tomar o exemplo de Gaio e de Demétrio como verdadeiros cristãos, pois, os dois honraram o evangelho de Jesus com seus testemunhos e atitudes. O cenário que rodeia esta carta de João é tão atual quanto nos dias nos quais foi escrita. Os soberbos, egoístas e individualistas continuam existindo trazendo sobre si a reprovação de Deus, estes vivem como Diótrefes que envergonhou o seu testemunho. Que andemos na verdade, que passemos a amar mais, que ajudemos os nossos irmãos, que contribuamos para que o evangelho cresça e que Deus seja glorificado. Amém.

BIBLIOGRAFIA:

Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

         CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia- Vol 2. Rio de Janeiro: HAGNOS.

         HENRY, Matthew. Comentário Bíblico de Matthew Henry. 4a ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

         PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia Livro por Livro. Rio de Janeiro: VIDA, 1964.

PFEIFFER, Charles F; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do N.T. Rio de Janeiro: CPAD

ROCHA, Robson. A Conspiração Gnóstica. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

         RYRIE, Charles Calwell. Bíblia de Estudo Anotada Expandida. São Paulo: Mundo Cristão, 2013.

WIERSBE, W. W. Comentário do Novo Testamento Vol. 2.