19 de outubro de 2016

A MULHER VIRTUOSA É A COROA DO SEU MARIDO

                                   

Por Everton Edvaldo


Leitura Bíblica: (Provérbios 12.4)


      Introdução: Ao longo dos séculos, a mulher tem desenvolvido muito bem o seu papel como esposa. Sua companhia é inevitável, seus cuidados são caprichosos e sua arte de ser mãe é incrível! Há mais de 3.000 anos um rei afirmou com bastante sabedoria: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido." O que Salomão quis dizer com esta frase? Qual perfil de uma mulher virtuosa? Qual significado e importância da coroa para um rei? Para responder a essas perguntas será necessário entender o contexto  em que a frase foi escrita, navegar nas virtudes de uma esposa, e por fim aprender lições valiosas sobre esta declaração. Boa leitura!


I- O PERFIL DA MULHER VIRTUOSA:

     1. O versículo que lemos foi escrito pelo rei Salomão, o homem mais sábio do mundo antigo! Além de ser rei, Salomão tinha uma pena aguçada para escrever. Era um hábil leitor, um belo compositor e escritor. Escreveu três livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares; 2 Salmos (72 e 127), 3000 provérbios e 1005 cânticos (1 Reis 4.32). Como homem ele teve 700 mulheres e 300 concubinas (1 Reis 11.3). Será que Salomão entendia sobre a mulher? Claro que sim! Ele pôde afirmar com convicção o que escreveu.

      2. Salomão fala da mulher "virtuosa", essa é a coroa do seu marido! Não é qualquer mulher, e sim a "virtuosa". Entretanto, o que é uma mulher virtuosa? No livro de Provérbios temos uma lista extensa, cheia de qualidades e características dessa mulher. (Provérbios 31.10-31). Como podemos identificar uma mulher virtuosa? Apresentarei resumidamente algumas das suas virtudes. 

      3. Identificamos uma mulher virtuosa através do seu caráter, sabedoria e comportamento; essas características definem se uma esposa é virtuosa ou tola. A mulher virtuosa tem a confiança e a admiração do seu esposo, é educada, afetuosa, dona de casa, empreendedora, dá bom testemunho e acima de tudo teme a Deus.

II- A IMPORTÂNCIA DA COROA PARA UM REI:

       1. No Antigo Testamento existem três palavras hebraicas que foram usadas para a palavra "coroa". São elas: Kether, usada 3 vezes no livro de Ester, significa “coroa” e “diadema”; Nezer, usada 11 vezes no sentido de “coroa” ou “grinalda”. Em Provérbios 4.12 Salomão usou a palavra hebraica Atararah, esse vocábulo é usado 23 vezes em todo o Antigo Testamento e significa "coroa."

      2. De acordo com o Teólogo R.N Champlin: "A coroa era uma peça usada na cabeça, geralmente muito ornada, usada por monarcas e outras pessoas importantes." (CHAMPLIN, V.1, 2013, p. 925).


    3. Como era a aparência dessas coroas? Segundo R.N Champlin: "A arqueologia tem descoberto evidências acerca de muitos tipos de coroas entre os egípcios, tanto através de coroas literais como mediante gravuras em murais e inscrições. Algumas vezes, essas coroas eram elaboradas e ricamente adornadas, como aquela usada por Tutancâmon. Emblemas reais também decoravam essas coroas. Elas incluíam certa variedades de caudas, mas outras consistiam em meros aros de couro, ou um tipo de chapéu chato, com uma espiral na parte da frente, e uma elevada projeção na parte de trás. Algumas coroas eram cônicas, e outras arredondadas." (CHAMPLIN, V.1, 2013, p.926). Em outro texto Champlin explica que: "Essas coroas eram fabricadas de vários metais e, com frequência, eram muito decoradas, algumas vezes até com pedras preciosas." (CHAMPLIN, V.1, 2013, p. 925). (encicoplédia de filosofia).
              

III- LIÇÕES PARA O ESPOSO:

       1. O esposo sabe valorizar sua mulher. No versículo que estamos estudando, Salomão usa a palavra hebraica Issah para mulher, e Baal para marido; aqui baal significa: “homem”, “esposo”, “casado”, “principal”. Ao dizer que a mulher virtuosa é a coroa do seu marido, Salomão pôs a mulher no seu devido lugar, ou seja, em "posição de honra e de glória"; revelando com isso  que a mulher  valor. Em 1 Coríntios 11.7 o apóstolo Paulo escreve que a mulher é a glória do homem. Um marido sábio reconhece o valor que a sua esposa possui. O rei sabia que sua coroa era muito valiosa, por isso, usava-a na cabeça afim de que todos a vissem. A Mensagem de Deus para o esposo é: "Olha, a sua esposa tem valor." Toda mulher gosta de elogios; elogie sua esposa, diga palavras de motivação para ela.

     2. O esposo cuida e protege sua mulher. Nos tempos antigos a coroa era muito cobiçada pelos inimigos do rei, muitos queriam arrancar a coroa de sua cabeça, veja por exemplo 2 Samuel 12.30. Porém o rei devia ser prudente, vigilante e zeloso, cuidando não só do seu reino, como também da sua coroa. Assim como a coroa, a esposa virtuosa é muito cobiçada, logo, é dever do esposo protegê-la. Muitos querem tomá-la e pegá-la para si, por isso devemos ter vigilância e prudência. A recomendação é: “guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11).

       3. A esposa virtuosa é um presente dado por Deus. No Salmo 21.3 Davi nos revela que o rei se alegra por vários motivos, entre eles o de Deus ter colocado em sua cabeça uma coroa de ouro puro. Aprendemos que foi Deus quem o coroou, não era qualquer coroa, mas sim de "ouro puro." A esposa virtuosa é um presente dado pelo próprio Deus. Foi o Senhor quem a deu e foi ele mesmo quem a colocou.

4. Qual significado da coroa para um rei? A coroa significava para os antigos reis: a exuberância e a sabedoria. Era cobiçada por muitos e fazia parte do tesouro real. A coroa sempre estava na cabeça do rei, perto da sua mente e dos seus pensamentos. Ela era coberta por pedras preciosas, fazendo-a brilhar diante de todos. A coroa também simbolizava a glória, a realeza, e a sabedoria de um monarca.


 IV- LIÇÕES PARA A ESPOSA:


       1. Uma esposa virtuosa honra a sua sogra. Em Cantares 3.11 a Sulamita convida as filhas de Sião para contemplar o rei Salomão com coroa com que sua mãe o coroou. A Sulamita sabia da importância que tinha Bate-Seba, a mãe de Salomão. Bate-Seba instruiu seu filho nos caminhos do Senhor desde cedo, ela o criou no caminho da fidelidade, retidão e integridade. Bate-Seba é um exemplo de esposa, mãe e educadora. Além de ser esposa do rei, ela formou o caráter de Salomão. Uma esposa virtuosa observa os passos de sua sogra e reconhece a importância que ela tem. 


       2. Uma esposa virtuosa não procede vergonhosamente. Todo marido se agrada de uma esposa virtuosa, que em tudo é exemplar. Na segunda parte do versículo que estamos estudando, Salomão deixa claro que existem as esposas que procedem vergonhosamente. Tal esposa é a podridão nos ossos, ou seja, traz prejuízo ao seu esposo, desestruturação. Ele usou a palavra hebraica bôs, raiz primitiva que significa: “empalidecer”, “estar envergonhado”, “desapontado”, “atrasar”, “agir de maneira vergonhosa”. O esposo fica decepcionado com os atos e atitudes de uma mulher assim. A esposa virtuosa deve ser exemplo para o seu esposo, de maneira que ele se alegre na presença e companhia dela.


       3. Uma mulher virtuosa anda em unidade com seu esposo. Assim como a coroa sempre está na cabeça do rei, assim também é a mulher virtuosa. Ela é disponível, acessível e atenciosa. Uma boa esposa é aquela que está em unidade com o seu marido. Quando as coisas procedem assim, o lar é edificado. Já dizia o sábio: "A mulher sábia edifica a sua casa". É papel do esposo ser o provedor, protetor, cuidador e mantenedor do lar, mas para a mulher coube-lhe o papel de edificar a sua casa. Nessa mulher exemplar o esposo tem sossego e confiança, pois, sabe que ao chegar do trabalho encontrará o lar em perfeito estado. Na administração do lar, o homem se sente seguro para conversar com ela sobre os projetos. Um lar onde existe unidade, vive em plena harmonia.


       4. Uma esposa virtuosa sabe se vestir. Uma boa esposa se veste elegante como uma coroa. Acima de tudo, ela sabe se adornar sem ser vulgar, sabe se vestir e ser feminina sem ser sensual. Uma mulher virtuosa possui as características descritas em 1 Pedro 3.3. A mulher virtuosa brilha como uma coroa diante de todos, nessa mulher o homem se alegra e sente prazer.


          Conclusão:  A Bíblia está repleta de lições incríveis a respeito de assuntos que dizem respeito a casamento e família. O criador da família usou seus servos para nos orientar a nos relacionarmos com sabedoria. Salomão orientado por Deus registrou que a mulher virtuosa é a coroa do seu marido. Nesse versículo extraímos lições tanto para o homem quanto para mulher. Que Deus nos abençoe ricamente.