19 de outubro de 2016

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!


Por Everton Edvaldo

Leitura Bíblica: (Salmos 30.1-5)

Introdução: A Bíblia está repleta de exemplos onde encontramos os servos de Deus passando por grandes adversidades. Um desses, é o caso de Davi, que apesar de servir a Deus com fidelidade, teve sua vida marcada de lutas e dificuldades. Várias vezes, esse homem escapou ta morte e dos seus inimigos. Embora tanta coisa tenha acontecido com Davi, este nunca deixou de louvar ao Senhor.

O salmo 30 é um exemplo de como Deus honrou o seu servo, demonstrando que, a noite pode até ser escura, mas a alegria vem pela manhã.

I- À SOMBRA DO ONIPOTENTE:

1. Davi expressa nesse salmo, gratidão a Deus por tê-lo livrado dos inimigos que o cercavam; em seu testemunho louvava ao Senhor, pois, não permitiu que os adversários se alegrassem através das suas dificuldades.

2. Podemos notar que Deus até permitiu que Davi fosse perseguido, porém, jamais o desamparou. Ele estava à sombra do Onipotente, e Deus como uma águia, o protegia.

3. Não é diferente nas nossas vidas, quando se dispusemos a buscar a Face de Deus, sempre encontraremos refúgio. Estar à sombra do onipotente significa abrigar-se nos caminhos do Todo-Poderoso.

II- DAVI CLAMA A DEUS:

1. Na sua angústia clamou ao Senhor, e este o respondeu com ânimo e vida, pois, quando estava com dor, ferido e confuso, Deus o sarou.

2. Da cova o fez subir, ou seja, do fundo do poço. Também o preservou; o que nos prova que o Senhor cuida, zela e preserva os seus. Não importa qual seja o nosso problema, o Deus de Davi sempre estará com os ouvidos atentos para nos ouvir, portanto, clamemos a ele, o único que pode nos ajudar.

III- LOUVANDO NA LUTA:

1. Davi mostra por onde passou e como Deus  agiu em sua vida. Na visão de seus inimigos estava tudo acabado para Davi, entretanto esqueceram-se que Deus é o dono da vida e que ele zelava pelo seu servo.

2. Era necessário passar pela aflição e a perseguição. Afinal, não há vitórias sem lutas. Davi depois dessa experiência podia contar a todos, em forma de louvor, o que Deus tinha feito em sua vida, e ainda convidar os santos crentes para louvarem ao grande!

3. Louve ao SENHOR! Não se cale diante das afrontas que te rodeiam. Use a ferramenta que Deus te deu, para entoar cânticos ao Grande. O louvor é uma das formas mais belas de se expressar diante de Deus. Ademais, não desista da luta! Um guerreiro nunca desiste da batalha, pois, sabe que o seu General é poderoso para lhe livrar.

IV- O RAIAR DO AMANHECER:

1. Davi no verso 5, quando afirma que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer, deixa um lema à cada crente que ouvisse este cântico: “Isso que você está passando é por pouco tempo, a graça de Deus é na tua vida mesmo nos momentos mais escuros.” Que mensagem de esperança!

2. A noite simboliza escuridão, tristeza, angústia e trevas, ou seja, Deus tornou a tristeza e a angústia de Davi em alegria!

3. Cada lágrima que Davi chorou foi recolhida pelo Senhor e quando veio a luz do dia, Deus o livrou do deboche de seus inimigos, da dor e da morte.

4. Na nossa vida, não é diferente! Deus está conosco a cada instante, inclusive nas noites mais dolorosas. Embora em algum momento, alguém se levante com uma palavra contrária, devemos sempre acreditar que o que há de vir, virá e não tardará; podem até passar os céus e a terra, mas as palavras do Senhor permanecerão para sempre! As tribulações são passageiras, mas o gozo do Espírito Santo é constante na vida do crente fiel.


Conclusão: Não se desanime, não está nada perdido para você, permita-se passar por esta experiência, louvando a Deus e permanecendo em seus caminhos. Fique tranquilo, pois, na hora certa o Senhor virá te socorrer.