13 de outubro de 2016

INFERNO: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA, ETIMOLÓGICA E DEVOCIONAL


Por Everton Edvaldo


Introdução: Não é de hoje que ouvimos falar do Inferno. Desde o Antigo Testamento a Bíblia fala sobre a existência desse lugar e como ele é. Infelizmente existe uma distancia muito grande entre o que a Bíblia diz, e o que as pessoas acham que é. Ao longo dos séculos, lendas, mitos, acréscimos e superstições foram adentrando  na cabeça das pessoas a ponto de atualmente existir uma visão deturpada do inferno propriamente dito.

Essa visão (que é distorcida) está presente principalmente naqueles cristãos que são leigos, isto é, não tem um entendimento tão claro dos variados assuntos bíblicos. Isso ocorre devido ao grande desinteresse dos pregadores em tratar desse assunto, tendo como conseqüência o crescimento de ideias mentirosas. É aí  onde está o perigo! Onde não se prega a verdade, abre-se espaço para a mentira.  Diariamente a boa mensagem do evangelho tem desaparecido dos nossos púlpitos. Não se fala mais em céu, inferno, cruz, juízo, justiça, etc.

Sendo assim, primeiramente precisamos desconstruir esses “falsos pressupostos” para poder expor de maneira clara e objetiva o que a Bíblia diz a respeito do tema a qual iremos abordar. Para isso, é necessário “despir-nos” de nossas próprias  opiniões afim de que possamos aceitar uma mensagem puramente bíblica, devocional e reflexiva. Boa leitura!

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA INFERNO?

Bem, é importante deixar claro que a palavra “Inferno” não existe nos originais da Bíblia.

Infernum ou inferus é um termo latino que significa “as profundezas”, “mundo inferior” ou ainda “lugares baixos.”

A vulgata latina utiliza o termo infernus para representar três termos: Sheol, Hades e Geena sem fazer a devida distinção. Ao ser traduzida para o português, a Bíblia em língua portuguesa usava o vocábulo “inferno” em suas versões. Portanto, devemos ter em mente que quando lemos a palavra “inferno” em nossas bíblias, por trás existem quatro termos envolvidos nos originais. São eles: Sheol, Hades, Geena e Tártaro.

Biblicamente, Sheol e Hades são o mesmo lugar, entretanto, Geena e Tártaro são lugares distintos. Vejamos agora cada um desses lugares.

HADES: O LUGAR INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS

1.     Entendendo os termos:

Na maioria dos versículos (na Bíblia em português) onde se encontra o termo “inferno” no original é hades.

Hades significa: oculto, mundo das almas que partiram, reino dos mortos, a região dos espíritos dos mortos.

Na Septuaginta, Hades ocorre mais de 100 vezes, na maioria das vezes usada para o termo hebraico “Sheol” o mundo subterrâneo que recebe os mortos. A presença desse termo é muito comum nos livros poéticos, por exemplo: (Jó 10.21,22; 26.5; Sl 6.5; 30.9; 139.8; Pv 1.12; 15.24; 27.20). Portanto, hades corresponde ao Sheol no Antigo Testamento.

De acordo com o pastor Severino Pedro: “Em o Novo Testamento, Hades ocorre 10 vezes, e isto somente em Mateus, Lucas, Atos dos Apóstolos e Apocalipse. Nos demais escritos, ocorrem outros termos tais como Abismo, Inferno, Geena, lago de Fogo, etc.”[1] Em Marcos e em João não aparece esse termo. O termo aparece nas seguintes passagens: Mateus 11.23; 16.18; Lucas 10.15; 16.23; Atos 2.27,31; Apocalipse 1.18; 6.8; 20.14.

Infelizmente essa palavra foi traduzida por inferno. O hades não é o inferno propriamente dito, apesar de não deixar de ser um lugar de tormento. O hades é um lugar intermediário ao passo que o inferno é um lugar eterno. Segundo o dicionário VINE: “No Novo Testamento, sempre deveria ser traduzido por “hades”.[2]

2.     O hades é um lugar real?

Sim. Muitos dizem que o hades não existe, ou que foi inventado pela cultura judaica e grega. No entanto a Bíblia afirma que o hades é um lugar real, ou seja, ele existe de fato. Outros dizem que o hades é apenas uma ideia imaginária da mente humana, mas não é isso que a Bíblia ensina. As Escrituras afirmam que lá, há portas, ferrolhos e que Jesus tem as chave de lá (Mt 16.18; Ap 1.18). O inferno nunca foi uma lenda, ele é um lugar real.

De acordo com a Bíblia de estudo palavras-chave: “Segundo a concepção dos hebreus, o Hades era uma vasta câmara subterrânea onde as almas dos mortos existiam em um estado separado até o momento da ressurreição dos seus corpos.”[3]

Para concluirmos, o hades é uma espécie de inferno temporário. Após o juízo final o Hades será lançado no Lago de Fogo e Enxofre (inferno definitivo e eterno) conforme está escrito em Apocalipse 20.14.

3.     O hades é a sepultura dos mortos?

          Não. O dicionário VINE destaca que: “Nunca denota sepultura, nem é a região permanente dos perdidos; no tocante ao tempo, é, para os tais, o estado intermediário entre o falecimento e o destino final no Geena.”[4] O hades não é uma sepultura e sim lugar real e sombrio.

Severino Pedro diz: “Quando se aplica restritamente esta palavra “Hades”, nunca se refere a “sepultura” com outros termos fazem em algum sentido especial. Hades é tomado sempre para descrever o lugar “sombrio” da habitação dos mortos (sem Cristo) entre a morte e a ressurreição.”[5]

A.W. Pink discorrendo sobre Lucas 16.23 declara: ““No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos”. A palavra grega traduzida aqui como inferno é “Hades” (como aparece na RC), que é um termo genérico para o mundo invisível, para onde passam as almas de todos ao morrer. Não há dúvida que se deve ao fato de que as almas dos santos bem como as dos pecadores são descritas como entrando no Sheol, na morte, que levou os tradutores a verter o termo como “sepultura” em vários casos. Mas o fato que tanto em hebraico como no grego existe uma palavra inteiramente diferente usada para “sepultura” deveria ter impedido um erro desses. O Espírito Santo, por toda parte, cuidadosamente preservou a distinção entre os dois termos. Um exame atencioso de cada passagem no Velho e no Novo Testamentos onde essas palavras ocorrem mostrará que há várias coisas que se dizem sobre a sepultura (hebraico: “queber”; grego: “mnemeion”) que jamais poderia ser dito a respeito de “Sheol” ou “Hades”; e muitas coisas são ditas desse último que jamais se podem relacionar aos primeiros. Por exemplo: tanto a palavra hebraica como a palavra grega para “sepultura” ocorrem no plural continuamente; com Sheol e Hades isso nunca acontece. Com frequência, a palavra hebraica e a palavra grega para “sepultura” são usadas como possessão de indivíduos — “minha sepultura” (Gn 50.5); “a sepultura de Abner” (2 Sm 3.32); “e o depositou no seu túmulo novo (de José), que fizera abrir na rocha” (Mt 27.60); “Os sepulcros dos justos” (Mt 23.29) etc. Em Gênesis 50.5, lemos: “no meu sepulcro que abri para mim”. Quanto ao Sheol e ao Hades não se encontram referências desse tipo. Já dissemos o suficiente para provar que nem Sheol nem Hades são a sepultura. Podemos afirmar confiantemente, dessa forma, que nem Sheol nem Hades jamais deveriam ser traduzidos como “sepultura” ou “a sepultura”.[6]

4.     O Sheol também não é  sepultura.

         Infelizmente algumas versões  traduzem “Sheol” por sepultura, no entanto não são a mesma coisa. Sepultura é Queber em hebraico. Sheol é sempre citado no singular ao passo que Queber vem no plural.

Para os judeus, Sheol era o lugar para onde iam os mortos, devido a essa ideia é comum confundir Sheol com sepultura. Alguns pensam que o Sheol é simplesmente o túmulo (o fim e a cessação total da vida e da existência). Assim o Sheol do Antigo Testamento e o Hades do Novo são idênticos.

5.     Os que morreram sem salvação estão no Hades ou no Inferno (Lago de fogo e enxofre)?

Outro ponto a ser observado é a questão dos que morreram sem salvação, isto é, morreram sem Cristo. É comum ouvir no meio evangélico que quando um ímpio morre, ele vai diretamente para o inferno. Biblicamente isto não é verdade. Quando alguém morre sem salvação, ela vai para o Hades e não para o inferno (lago de fogo e enxofre). Alguns usam Lucas 16.23 para afirmar que um ímpio ao morrer, vai para o inferno. Mas o termo que aparece ali nos manuscritos é Hades. Infelizmente foi traduzido por Inferno. Hades e Inferno não são o mesmo lugar.

O pastor Ciro Sanches Zibordi abordou isso da seguinte forma: “Quanto aos ímpios, permanecem no Hades- uma espécie de antessala do Inferno, o qual não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos para a alma (Lc 16.23). Embora, em algumas passagens da Bíblia, o vocábulo hades tenha sido traduzido para “inferno”, Hades e Inferno final não são o mesmo lugar. O inferno final é chamado de lago de fogo (Ap 20.14, 15 [Gr. Limnem Tott Pu-Ros]); “fogo eterno” (Mt 25.41 [Gr. Pur To Ainõnion]). “tormento eterno” (v.46 [Gr. Kolasin Aiõnion]), e Geena (Mt 5.22; 10.28; Lc 12.5).[7]

Atualmente, é para lá que vão todas as pessoas que morrem sem Jesus. Estão plenamente conscientes, aguardando a ressurreição para a condenação. Um dia, todas as almas que estão no Hades, serão julgadas e lançadas no Inferno (lago de fogo) para sempre. Uma vez dentro do Hades, não há mais esperança. Quem está lá não pode voltar, muito menos ir para o céu.

6.     Como é o Hades?

a)      Há uma descida até ele. Severino Pedro esclarece que o Hades jaz “dentro da terra” existe uma descida para chegar até ele. (Mt 11.23; Lc 10.15; 1 Pedro 3.19). Seria no coração da terra.

Sendo assim, o hades nunca é descrito como um lugar nas alturas muito menos plano. Quando a Bíblia se refere a ele, ela o descreve como sendo nas regiões baixas da terra.

b)     Antes da ascenção de Cristo.

De acordo com Severino Pedro: “Antes da ascenção de Cristo, as Escrituras dão a entender que Hades consistia de duas partes, o lugar dos salvos e o dos perdidos. A primeira parte chamada “Paraíso” e o “Seio de Abraão,” ambas as expressões vêm do talmude dos judeus, mas foram empregadas por Cristo e Paulo, em Lucas 16.22; 23.43; 2 Co 12.1-4, respectivamente. Os mortos benditos estavam com Abraão, eram conscientes e eram “consolados” (Lc 16.26). O ladrão crente havia de estar nesse mesmo dia com Cristo no “Paraíso”. Os Perdidos eram separados dos salvos por “um grande abismo” instransponível (Lc 16.26). Um homem que representa os perdidos do Hades é o rico de Lucas (16.26). Ele era consciente, senhor de todas suas faculdades, memória, etc.; e em “tormentos”.”[8]

c)      Após a ascenção de Cristo.

A  Bíblia não declara nada quanto à mudança do hades do seu lugar ou estado após a ressurreição de Cristo. Isto é, o hades continua no mesmo lugar, sendo ainda, um ambiente de tormentos e escuridão. Até hoje o hades recebe os mortos que morreram sem salvação até que sejam julgadas.

Scofield declara: “Hades, depois da ascenção de Cristo, no que diz respeito aos não salvos, a Escritura não revela nenhuma mudança no seu lugar ou estado.”

Quanto aos salvos, parece que não vão mais para o hades, mas para um lugar glorioso, ao qual chamamos de paraíso. A Bíblia diz que subindo aos céus levou cativo todo o cativeiro. Efésios 4.8-10 diz: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.”

Severino Pedro diz: “Antes da ressurreição de Cristo, todos os justos, após a morte, desciam ao “Paraíso”, que naquele tempo constituía um compartimento do Sheol. Entende-se que Efésios 4.8-10, indica a ocasião da mudança. “Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro”. Acrescenta-se imediatamente que Ele (Cristo) tinha primeiro “descido às partes mais baixas da terra”, isto é, à parte do Sheol que era o Paraíso.”[9] [Obs: Como já foi dito acima cima, Sheol e Hades são o mesmo lugar.]

7.     As pessoas que estão no Hades estão conscientes?

Sim. Lucas 16 ilustra muito bem essa questão. Jesus diz que o rico foi levado ao Hades  e estava em tormentos. Ele pede um pouco d’água para matar sua sede. Suas faculdades mentais não estavam ofuscadas muito menos paralizadas. Se não tivesse consciente, certamente não pediria água. Se a pediu, foi porque sabia que esse líquido aliviaria sua dor.

Ele olhou (visão), clamou e conversou com Abraão (fala), pede água e etc. Abraão pede a ele para  lembrar dos bens adquiridos em vida. Ele lembra (memória) da sua família, da quantidade de irmãos. Usa seu juízo moral, expectativas. Tudo isso prova sua plena consciência.

     Pink explica que: “No Hades, os perdidos estão em plena posse das suas faculdades e sensibilidades. Eles enxergam, já que o homem rico viu Abraão ao longe, e Lázaro no seu seio (v. 23). Eles sentem, já que ele estava “em tormentos” (v. 24). Eles suplicam misericórdia, visto que ele pediu — embora em vão — uma gota de água fria para a sua língua (v. 24). Eles     continuam em posse da memória, pois ao homem rico foi pedido que         lembrasse” o que ele tinha recebido durante a sua vida na terra (v. 25).”[10]

TÁRTARO, A REGIÃO DOS ANJOS CAÍDOS

Outro termo que aparece no Novo Testamento é Tártaro. Esse termo grego só aparece em 2 Pedro 2.4. De acordo com Severino Pedro “Nos escritos paralelos ao Apocalipse (especialmente o livro de Enoque), ‘Tártaro’ é a designação usada para o lugar de punição dos anjos caídos. Algumas das referências a esse lugar, na literatura grega, parecem indica que se imaginasse esse no lugar inferior ao ‘hades’, bem como um lugar especial da ira divina.”[11] O romanos o chamavam de tartarus.

Segundo Severino Pedro: “Somente em 2 Pedro 2.4 é que encontramos o vocábulo “tártaroã”, traduzido em nossa versão como “precipitando no inferno”, e na versão pesita “lançados nas regiões mais baixas”. Os textos gregos e contexto aqui representados, levando-nos a depreender que o “Sheol” representa para os perdidos até a ressurreição final e o “Paraíso” para os santos até o arrebatamento; o que, o “Tártato” representa para os “anjos caídos”; isto é; um lugar de espera intermediária até uma solução final.”[12]

Sendo assim, o Tártaro é a região onde parte dos anjos estão aprisionados. A Bíblia não explica o porque que parte dos anjos estão presa e outra parte está solta. Muitos confundem e sem fazer a devida distinção, acabam formulando afirmações equivocadas. O tártaro não é o Inferno propriamente dito. Os anjos caídos do tártaro estão presos, entregues a abismos de trevas, reservados para o juízo. Judas disse: “E a anjos, que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia.” (Judas 6). No ministério de Jesus, os demônios temiam ir para esse lugar (Lucas 8.28,31) também conhecido como abismo.

É importante salientar que não existe um versículo bíblico afirmando que os demônios estão no mesmo lugar que os ímpios. Nem tampouco afirma que os demônios estão no inferno, soltos, atormentando as pessoas.

Um dia, esses anjos caídos, juntamente com os outros também serão lançados no lago de fogo e enxofre, e aí sim, estarão no mesmo lugar, o diabo, os anjos caídos e os ímpios.

GEENA, O INFERNO PROPRIAMENTE DITO

O Geena ilustra bem como será o inferno. Jesus comparou este lugar várias vezes ao castigo eterno. Mas o que era o Geena?

Geena significa: Vale de Hinom. Derivado do vocábulo Gehenna (ou Ge-Hinnom). Segundo a Bíblia de Estudo Palavras-Chave, era: “Um vale estreito que forma o limite meridional de Jerusalém, correndo em direção ao oeste, a partir do vale de Josafá aos pés do Monte Sião. Neste local, os israelitas estabeleceram a adoração idólatra de Moloque, a quem eles queimavam os próprios filhos em sacrifício (1Rs 11.7; 2 Reis 16.3; Jr 7.31; 32.35). Esta prática idólatra foi interrompida e o local destruído por Josias (2 Reis 23.10,14), depois do que ele, aparentemente, foi transformado em uma espécie de aterro sanitário da cidade bem como tornou-se um local de depósito das carcaças de animais e dos cadáveres dos mal feitores que eram deixados sem sepultamento ao ar livre e que, para sua destruição, eram acesas fogueiras de tempos em tempos. (...) Por meio de uma metáfora simples os judeus teriam feito a associação e a transferência do nome do lugar de castigo no mundo por vir, a habitação dos demônios e das almas dos ímpios.”[13]

Severino Pedro disse: “Ali era o lugar onde era jogado o lixo. Isso corresponde a um lugar com mau cheiro, fumaça e odores de putrefação que se encontra fora das cidades.”[14]

É importante frisar que Jesus utilizou a figura do Geena várias vezes para descrever o estado da condenação eterna. A.W. Pink diz: “...nosso Senhor usou o vale de Hinom como um símbolo do inferno, e assinou com o selo da Sua autoridade o mais amplo e mais solene alcance da palavra. Deve-se considerar com cuidado que, quando falava da geena, Ele nunca Se referia ao mero vale literal perto de Jerusalém, mas empregava o termo para designar o lugar dos tormentos eternos.”[15]

Veremos agora uma série de perguntas e respostas sobre o Inferno propriamente dito.

 QUEM CRIOU O INFERNO?

Deus. Existem ideias equivocadas a respeito do inferno que devem ser desconstruídas da mente de alguns cristãos. Muitos opinam que o diabo é o rei do inferno, e que ele está lá com um tridente na mão atormentando as pessoas. Inclusive há hinos afirmando que Jesus tomou as chaves do inferno das mãos do diabo. 

No entanto, a Bíblia não diz que o diabo está no inferno, mas que um dia ele será lançado lá: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20.10). Muito menos afirma que ele tinha as chaves de lá. O que a Bíblia diz é que Jesus simplesmente as tem : “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1.18).

Qualquer lugar da terra ou fora dela foi criado por Deus. O diabo não tem poder criativo, seu papel é destruir, não de construir. Deus criou os planetas, o universo e tudo quanto há neles. O Senhor também é soberano e nada foge de seu controle.

Parece até assustador admitir que Deus criou o inferno. Mas não podemos fugir dessa realidade: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos" (Mat. 25:41).

Essa objeção cai por terra, quando imaginamos que até os lugares mais “terríveis” foram criados por Deus. Não sabemos quando Deus criou o inferno, há especulações que afirmam ter sido na época da criação da terra. Mas a Bíblia se cala quanto a isso. A Bíblia diz que o inferno está preparado para o diabo e seus anjos conforme Mateus 25.41. Fica claro que Deus criou esse lugar. Você acha que o diabo criaria um lugar de prisão e tormento eterno para si próprio?

AS PESSOAS QUE IRÃO PARA O INFERNO, PASSARÃO A ETERNIDADE LÁ OU SÓ UM PERÍODO DE TEMPO?

A Bíblia ensina que o destino final de todos aqueles que não são de Cristo é o Inferno. Porém, vez ou outra, surge alguém dizendo que a morte é o fim de tudo. Outros, até  admitem que o inferno existe, mas que as pessoas passarão só um período de tempo lá e depois irão para o céu. Já outros dizem que a alma será aniquilada. Sobre isso, A.W. Pink declara:O absurdo e a falta de base bíblica do aniquilacionismo são fáceis de expor. Se por ocasião da morte o pecador deixa de existir, por que ressuscitá-lo para depois aniquilá-lo outra vez? A Escritura fala do “castigo” e do “tormento” do ímpio; mas qualquer um pode ver que isso não é aniquilação! Se a aniquilação fosse tudo o que estivesse aguardando os ímpios, eles nunca haveriam de saber que receberam a justa e devida “recompensa” das suas iniquidades! A Escritura fala de graus de punição para os perdidos; mas a aniquilação tornaria isso impossível; a aniquilação nivelaria todas as distinções e desconsideraria todos os graus de culpa. Em Isaías 33.14, lemos o seguinte: “Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?” Longe de serem aniquilados, os pecadores habitarão com o fogo devorador!”[16]

Com tanta especulação é preciso ficar com a verdade Bíblica. As escrituras afirmam que a alma é imortal, isto é, não pode ser destruída. Sendo assim, uma vez dentro do inferno, a pessoa passará a eternidade ali.

            A.W.Pink também cria dessa forma: “Da mesma forma que a primeira morte é a separação da alma do corpo, assim a segunda morte será a eterna separação da alma de Deus — “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” ( 2 Ts 1.9). A respeito desse ponto, a linguagem das Escrituras é extremamente explícita. Em Mateus 25.41, lemos do “fogo eterno”. Em Mateus 25.46, lemos do “castigo eterno”. Em Marcos 3.29, lemos do “eterno juízo”. E em 2 Tessalonicenses 1.9, lemos da “eterna destruição”. ‘Eterno’ (ou ‘para sempre’) é o único e invariável significado de aionios no Novo Testamento. A mesma palavra, traduzida como “destruição eterna”, “castigo eterno”, “fogo eterno” é traduzida como “vida eterna” em João 3.16; “salvação eterna” em Hebreus5.9; “Sua eterna glória” em 1 Pedro 5.10. Não há necessidade de nenhum argumento para provar que nessas passagens é impossível traduzir apropriadamente de outra forma as palavras ‘para sempre’ e ‘eterno’.”[17]

            Parece cruel, mas os pecadores desfrutarão da morte eterna, que é descrita na Bíblia, como a segunda morte. A morte eterna nada mais é do que a separação eterna, definitiva e longínqua de Deus. Pink diz: Da mesma forma que a primeira morte o separa para sempre deste mundo, assim a segunda morte o separa para sempre de Deus.”[18]

QUANDO ALGUÉM MORRE SEM ESTAR SALVA, A SUA ALMA VAI DIRETAMENTE PARA O INFERNO?

Não. Ela vai primeiramente para o Hades/Sheol, um lugar intermediário onde ficam almas aguardando o juízo final. Só após serem julgadas serão lançadas dentro do lago de fogo e enxofre, isto é, o Inferno propriamente dito. O hades não deixa de ser um lugar de tormento, todavia, não se compara ao lago de fogo e enxofre.

O DIABO ESTÁ NO INFERNO?

Não. Desde o Gênesis, a Bíblia diz que o diabo está solto. Podemos ver isso na passagem em que Deus pergunta a Satanás: Donde vens Satanás? Ele responde: “De rodear a terra e passear por ela”. (Jó 1.7). O diabo também tentou Jesus (Mateus 4.1-11). Paulo fala que ele como um leão está ao nosso derredor, procurando a quem possa tragar. Paulo também afirma que a nossa luta é contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Efésios 6.12).

Várias passagens bíblicas sustentam que o diabo não está (ainda) no inferno, mas sim fora dele (isto é: neste mundo, regiões celestiais). Muitas pessoas afirmam que o diabo está no inferno, depois afirmam que ele está na terra. Acreditar nisso é admitir ocultamente que o diabo é onipresente, ou seja, que ele está em vários lugares ao mesmo tempo. É perigoso andar por esse caminho. Sendo um ser caído, Satanás pode ser veloz, mas jamais poderá estar em dois lugares ao mesmo tempo. Temos que ficar com apenas duas opções: ou ele está no inferno, ou ele está na terra. Nesse caso, ficaremos com a Bíblia que apóia a segunda opção.

É bem verdade que alguns crentes afirmam ter sido arrebatados em espírito e alegam ter visto o diabo lá, porém não devemos igualar nossas experiências pessoais com a autoridade Bíblica. É errado e até herético agir dessa forma. Experiências pessoais jamais substituirão verdades Bíblicas.

Um dia, ele também será julgado e lançado no lago de fogo e enxofre, lugar do qual nunca mais poderá sair!

Sendo assim, a Bíblia não descreve o diabo como um ser que entra e sai do inferno a hora que quer. A verdade é que ele nunca esteve lá!

O INFERNO À LUZ DA BÍBLIA:

Agora que já explicamos algumas coisas, focaremos em como a Bíblia descreve esse lugar tão tenebroso. Sempre que você pensar em inferno tenha em mente dois termos que são equivalentes. São elas: Geena e Lago de fogo e enxofre. Ou seja, Geena e lago de fogo são o mesmo lugar. Esse será o lugar de detenção final dos perdidos.

1.      O inferno é um lugar antes de tudo sombrio. Não há luz ali, pois predominam as trevas mais profundas. Segundo Severino Pedro: “Não haverá lugar que esteja tão distante de Deus, que nem mesmo o menor raio de luz chega a ele. Será um tatear em trevas palpáveis, sem uma centelha de esperança, em eterna separação de Deus, no lugar do qual o salvador diz: “... ali haverá pranto e ranger de dentes.”[19]

2.      Um lugar de castigo.  Com fogo eterno, trevas exteriores, tormento, castigo, morte e ausência de Deus. (Confira  Mateus 8.12; 25. 41,46; Romanos 2.5; 1 Ts 1.9; Ap 14.10,11; 21.8).
            Segundo A.W Pink: “Não haverá lugar de descanso no inferno; nenhum refúgio onde possam encontrar um pouco de trégua; nenhuma fonte refrescante onde possam refrescar-se. Não haverá nem mudança nem variação no seu destino. Dia e noite, para todo o sempre, serão punidos. Sem nenhuma esperança de melhora, afundarão em indescritível desespero.”[20]

A.W. Pink ainda explica que: “O Filho de Deus asseverou que “ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt 13.42). É muito significante que Cristo tenha Se referido a isso exatamente sete vezes — denotando o completo sofrimento e angústia deles (Veja Mt 8.12; 13.42,50; 22.13; 24.51; 25.30; Lc 13.28).”[21]

3.      Um lugar terrível. Pink diz: “O destino final dos ímpios é chamado de “tormento”. Sabemos disso pelo fato o arqui-inimigo de Deus haverá de sofrer, quão terrível não deve ser esse lugar! Esse tormento significa nada mais nada menos do que a mais excruciante dor de que o fogo eterno onde serão lançados os ímpios é “preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41), o que, mais do que esclarecer quem o haverá de suportar, especifica e reforça a enormidade e o horror desse castigo. Esse versículo expõe a severidade do castigo dos perdidos. Se o fogo eterno foi “preparado para o diabo e seus anjos”, quão insuportável não será! Se o lugar do tormento eterno, no qual todos os descrentes serão lançados, é o mesmo onde que somos capazes de conceber. Não temos nem ideia de quanto o sofrimento do inferno haverá de exceder qualquer dor que se possa sentir aqui na terra.”[22]

4.      Um lugar cheio de ímpios. Ali estarão as pessoas mais terríveis que já viveram nessa terra. Estarão covardes, incrédulos, abomináveis, assassinos, impuros, feiticeiros, idólatras, mentirosos e etc (Ap 21.8). O inferno será a maior penitenciária existente em todo o universo. Lá estarão Caim, Judas, apóstatas, enganadores, pedófilos, bárbaros, ladrões, blasfemadores, os que praticam o homossexualismo, desobedientes, demônios, o diabo, em fim: todos aqueles que morreram sem salvação.

ALGUNS VERSÍCULOS BÍBLICOS QUE FALAM SOBRE O INFERNO:

 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” (Daniel 12.2-3)

“E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.” (Isaías 66. 24)

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado na Geena.” (Mateus 5.29)

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mateus 10.28)

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” (Mateus 23.15)

“Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” (Mateus 23.33)

“E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.” (Marcos 9.45-49)

“Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” (Mateus 3.12)

“E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 8.12)

“e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13.42.50)

“Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes Mateus 22.13)

 “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” (Mateus 25.41)

 “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,” (Marcos 9.43)

Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,” (II Tessalonicenses 1. 6-9)

 “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.” (Hebreus 10.26-27)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21. 8)

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”  (Apocalipse 20.10)

O QUE OS PAIS DA IGREJA FALARAM SOBRE O INFERNO:

É muito comum encontrar nos escritos dos pais apostólicos, textos que fazem referência ao inferno. Esse assunto já era amplamente aceito por cristãos das mais variadas igrejas. Vejamos alguns deles.

Inácio de Antioquia:

Não vos iludais, meus irmãos, os corruptores da família não herdarão o Reino de Deus. Pois, se pereceram os que praticavam tais coisas segundo a carne, quanto mais os que perverterem a fé em Deus, ensinando doutrina má, fé pela qual Jesus Cristo foi crucificado? Um tal, tornando-se impuro, marchará para o fogo inextinguível, como também marchará aquele que o escuta. Por isso, recebeu o Senhor unção sobre a cabeça para exalar em favor da Igreja o perfume da incorrupção. Não vos deixeis ungir pelo mau odor da doutrina do príncipe deste mundo, de forma que vos leve cativos para longe da vida que vos espera. Por que não nos tornamos prudentes, aceitando o conhecimento de Deus, isto é, Jesus Cristo? Por que morrermos tolamente, desconhecendo o dom que o Senhor nos enviou de verdade?” (Inácio de Antioquia, Carta aos efésios, 16-17)[23]

Justino Mártir:

“E disse mais: “Não temais aqueles que vos matam e depois disso nada mais podem fazer; temei antes aquele que, depois da morte, pode lançar alma e corpo no inferno”. Deve-se saber que o inferno é o lugar onde serão castigados os que tiverem vivido iniquamente e não acreditaram que acontecerão essas coisas ensinadas por Deus, através de Cristo.” (I Apologia 19.7)[24]

“Quanto a alcançar a imortalidade, nos foi ensinado que só a alcançam aqueles que vivem santa e virtuosamente perto de Deus, assim como cremos que serão castigados com fogo eterno aqueles que viveram injustamente e não se converteram.” (I Apologia 21.6)[25]

“Porque entre nós, o príncipe dos demônios do mal chamado Satanás, diabo, serpente ou caluniador, como você pode saber, se você descobrir, por nossas escrituras, e que ele e todo o seu exército junto com os homens que o seguem serão enviados para o fogo para serem punido por toda a eternidade sem fim, que é o que de antemão foi anunciado por Cristo” (I Apologia 28)[26]

“E se também vós ledes como inimigos estas nossas palavras, além de matar-nos, como já dissemos antes, nada podeis fazer. A nós, isso nenhum dano causará; a vós, porém, e a todos os que injustamente nos odeiam e não se convertem, trazer-vos-á castigo de fogo eterno.” (I Apologia 45.6)[27]

“Assim é que os profetas anunciaram duas vindas de Cristo: uma, já cumprida, como homem desonrado e passível; a segunda, quando virá dos céus acompanhado de seu exército de anjos, quando ressuscitará também os corpos de todos os homens que existiram; revestirá de incorruptibilidade os que forem dignos, e enviará os iníquos, com percepção eterna, ao fogo eterno, junto com os perversos demônios. Vamos mostrar como foi profetizado que isso deverá acontecer.” (I Apologia, 52)[28]

“O fato é que em todas as partes há gente disposta a nos levar à morte. Exceto os que estão persuadidos de que os iníquos e intemperantes serão castigados com o fogo eterno e que os virtuosos e que viveram de modo semelhante a Cristo, viverão impassíveis com Deus…” (II Apologia 1. 2)

“Todavia, logo que conheceu os ensinamentos de Cristo, não só se tornou casta, como procurava também persuadir seu marido à castidade, referindo-lhe os mesmos ensinamentos e anunciando-lhe o castigo do fogo eterno, preparado para os que não vivem castamente e conforme a reta razão.” (II Apologia 2. 2)[29]

“No princípio, Deus criou livres tanto os anjos como o gênero humano e, por isso, receberam com justiça o castigo de seus pecados no fogo eterno.” (II Apologia 6. 4)[30]

“Eles receberam merecido tormento e castigo, aprisionados no fogo eterno. Se eles agora são vencidos pelos homens em nome de Jesus Cristo, isso é aviso do futuro castigo no fogo eterno que os espera, juntamente com aqueles que os servem. Todos os profetas anunciaram isso de antemão e isso também nos ensinou o nosso mestre Jesus.” (II Apologia 7. 4-5)[31]

“E não se oponham  a que costumam dizer os que se têm por filósofos, que não são mais que apenas ruído e espantalhos o que afirmamos sobre a punição que os ímpios devem sofrer no fogo eterno” (II Apologia 9)[32]

“…mas Deus poderosamente as tirará de nós, quando ressuscitar a todos, tornando uns incorruptíveis, imortais, isentos de dor e colocando-os em seu reino eterno e indestrutível, e enviando outros para o suplício do fogo eterno.” (Diálogo Com Trifão 117)[33]

Martírio de Policarpo:

“Quem não admiraria a generosidade deles, a perseverança e o amor ao Senhor? Dilacerados pelos flagelos a ponto de ser ver a constituição do corpo até as veias e artérias, permaneciam firmes, enquanto os presentes choravam de compaixão. A sua coragem chegou a tal ponto que nenhum deles disse uma palavra ou emitiu um gemido. Eles mostravam em seus corpos, mas que o Senhor, aí presente, conservava com eles. Atentos à graça de Cristo, eles desprezavam as torturas deste mundo e adquiriram, em uma hora, a vida eterna. O fogo dos torturadores desumanos era frio para eles. De fato, tinham diante dos olhos escapar do (fogo) eterno, que jamais se extingue; com os olhos do coração olhavam os bens reservados à perseverança, bens que o ouvido não ouviu, nem o olho viu, nem o coração do homem sonhou, mostrados pelo Senhor àqueles que não que não eram mais homens, mas que já eram anjos.” (Martirio de Policarpo, 2. 3-4)[34]

Discurso a Diogneto:

“Então, ainda estando na terra, contemplarás porque Deus reina nos céus. Aí começarás a falar dos mistérios de Deus, amarás e admirarás aqueles que são castigados por não querer negar a Deus. Condenarás o engano e o erro do mundo, quando realmente conheceres a vida no céu, quando desprezares esta vida que aqui parece morte e temeres a morte verdadeira, reservada àqueles que estão condenados ao fogo eterno, que atormentará até o fim aqueles que lhe forem entregues. Se conheceres esse fogo, ficarás admirado, e chamarás de felizes aqueles que, pela justiça, suportaram o fogo passageiro.…” (Discurso a Diogneto, 10, 7-8)[35]

Atenágoras:

“Sabendo, porém, como sabemos, que Deus vigia nossos pensamentos e nossas palavras, tanto de dia como de noite, e que ele é todo luz e vê até dentro do nosso coração; acreditando, como cremos, que, ao sair desta vida, viveremos outra melhor, contando que permaneçamos com Deus e por Deus inquebrantáveis e superiores às paixões, com alma não carnal, mas com espírito celeste, embora na carne; ou acreditando que, se cairmos como os demais, espera-nos uma vida pior no fogo (porque Deus não nos criou como rebanhos ou bestas de carga, de passagem, só para morrer e desaparecer); crendo nisso, dizíamos, não é lógico que nos entreguemos voluntariamente ao mal e nos joguemos a nós mesmos nas mãos do grande juiz para sermos castigados.” (Atenágoras, Petição a favor dos Cristãos, 31)[36]

Ireneu de Lião:

“No Novo Testamento, [1062] cresceu fé dos homem sem Deus, ao receberem o Filho de Deus como um bem adicionado a fim de que os homens tivessem a participação de Deus.Da mesma forma aumentou a perfeição do comportamento humano, pois somos instruídos a abster-senão só de más ações, mas também dos maus pensamentos(Mt 15.19) de palavras ociosas, expressões vãs (Mt 12.36) e licenciosos discursos (Ef 5.4):deste modo também ampliou a punição daqueles que não acreditam na Palavra de Deus,que desprezam sua vinda e recusam, porque não vai ser mais temporária, mas eterna. Para tais pessoas,o Senhor dirá: ‘Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno’ (Mateus 25.41), e será para sempre condenado. (Santo Ireneu, contra as heresias IV. 28.2)[37]

Cipriano de Cartago:

“Que glória para os fiéis haverá então, que castigo para os não crentes, que dor para os infiéis por não haver querido crer em outro tempo neste mundo e não poder agora voltar atrás e crer. A geena sempre em chamas e um fogo devorador abrasará aos que ali irem, e não terão descanso seus tormentos nem fim em nenhum momento. Serão conservadas as almas com os corpos para sofrer com inacabáveis suplícios. Ali veremos sempre ao que aqui não olhamos por um tempo, e o breve prazer que tiveram os olhos cruéis nas perseguições será contrapesado pelo espetáculo sem fim, segundo o testemunho da Sagrada Escritura, quando disse “Seu verme não morrerá, e seu fogo não se extinguirá, e servirão de espetáculo a todos os homens… Então será em vazio o arrependimento, vãos os gemidos e sem eficácia os rogos. Tarde crêem na pena eterna os que não quiseram crer na vida eterna.” (Cipriano, A Demetriano, 24)[38]

Basílio de Cesárea:

 “É evidente que as obras são a causa de que alguém acabe por ser condenado ao suplício, uma vez que somos nós mesmos os que não nos dispomos para ser merecedores do queimamento, de modo que os vícios da alma são como faíscas de fogo que produzimos para acender as chamas da geena, como no caso daquele rico que se queimava no fogo de seus próprios prazeres que o abrasavam. Contudo, a intensidade do fogo devorador será maior ou menor, segundo sejam os dardos lançados sobre cada um pelo maligno.” (Basílio de Cesárea, Comentário sobre Isaías 1.64)[39]

“… não está presente no inferno quem louva, nem no sepulcro quem se lembra de Deus, porque tampouco está presente o auxílio do Espírito Santo. Como se pode, pois, pensar que o juízo se efetua sem o Espírito Santo, enquanto que a Palavra mostra que Ele mesmo será também a recompensa dos justos, em vez do penhor, entregue a todos, e que será a primeira condenação dos pecadores quando se lhes despojar a mesma coisa que pareciam ter?” (Basílio de Cesárea, O Espírito Santo 16.40)[40]

Gregorio Nazianzeno:

“Conheço o temor, a agitação, a inquietude e o quebramento do coração, a vacilação dos joelhos e outras penas semelhantes com que são castigados os ímpios. Vou dizer, todavia, que os ímpios são entregues aos tribunais da outra vida pela justiça parcimoniosa deste mundo, de modo que se mostra preferível ser castigados e purificados agora, que ser encaminhados aos suplícios da vida após a morte, quando já será o tempo de castigo e não da purificação.” (Gregório Nazianzeno, Discursos 16.7)[41]

Jerônimo

“São muitos os que dizem que no futuro não haverá suplício pelos pecados nem se lhes aplicará castigos que venham do exterior, mas que a penas consistirá no pecado mesmo, e em ter consciência do delito, não morrendo o verme no coração e ardendo o fogo na alma de um modo semelhante a febre, que não atormenta o enfermo por fora, mas que, apoderando-se dos corpos, castiga sem usar qualquer instrumento externo de tortura. Estas persuasões são laços fraudulentos, palavras vazias e sem valor, que deleitam como flores aos pecadores, mas que lhes infundem uma confiança que lhes conduz aos suplícios eternos” (Jerônimo, Comentário a Carta aos Efésios, 3.5.6)[42]

João Crisóstomo:

 “A dupla pena do inferno: o fogo e a privação de Deus. Aparentemente não há aqui mais que um só castigo, que é o ser queimado pelo fogo, porém, se cuidadosamente o examinamos, veremos que são dois, pois o que é queimado é ao mesmo tempo banido para sempre do reino de Deus. E este castigo é mais grave que o primeiro”. (João Crisóstomo, Homilías sobre Mateus 23.8)[43]

UMA PALAVRA AOS CRISTÃOS:

Caro leitor, se você é cristão, tenha em mente que o Senhor Jesus te livrou desta condenação. Jesus não te livrou apenas do pecado e da morte. Ele te proporcionou um caminho de pleno gozo e paz. Você já se imaginou no inferno? A sensação é terrível não é? Pois bem. Você tem motivos de sobra para dar graças a Deus. Permaneça no Senhor para que possa herdar a rica e bendita esperança que já nos aguarda.

Fora de Deus só existem densas trevas, mas com ele habita plena luz. Pare um pouco para pensar. Reflita! O sacrifico do calvário foi algo muito sério. Sua alma foi comprada da morte por um preço de sangue, um sacrifício perfeito.

A sentença que contra nós estava apontada foi removida. Já não resta condenação para você. As chamas não irão te consumir, a morte já não tem poder algum sobre sua vida. Para você não haverá gritos, nem dor, nem castigo. O inferno será o destino dos rebeldes e daqueles que praticam a iniqüidade. No entanto, para nós, os que cremos, houve mudança de rota! Já não caminhamos tortuosamente; pelo contrário, estamos caminhando para a Canaã celestial. Não devemos mais temer a morte, porque o nosso Deus é o dono da vida, e ele mesmo nos vivificou através do seu filho.

As enfermidades podem até nos acometer no tempo presente, mas desaparecerão ao tocar da trombeta onde os corpos dos santos serão transformados e glorificados. Ó quão maravilhosa é essa bendita esperança!

Você agora é Igreja e as portas do Hades não prevalecerão, pois o dono dela é Jesus. Diante de Jesus até as fortalezas mais fortes caem por terra. Se alegre no Senhor. Você agora é livre da morte eterna, e é considerado justo diante de Deus. Novamente, eu repito: permaneça firme do Senhor!

Quero chamar sua atenção para outro ponto. Você se sente muito feliz por não estar mais caminhando rumo à perdição.  No entanto, existem pessoas morrendo sem salvação e nós não podemos ficar conformados com a nossa salvação e ignorar as milhares de pessoas que morrem diariamente. Você se alegra em saber que  a maioria das pessoas vão para o inferno? Certamente não. Então te pergunto: O que tens feito para que as pessoas cheguem ao conhecimento da verdade? Em Provérbios 24.11 o sábio diz: “Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar."

Deus não tem prazer na morte do ímpio, ele disse: Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel 18.23),  no verso 32, Deus diz: Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.”

Pedro disse: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3.9). Paulo falou : “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:3,4).

A igreja deve despertar para isso! Todos os dias, milhares de pessoas morrem sem Jesus, sentenciadas para a condenação eterna. Só de imaginar que a maioria das pessoas desfrutarão da segunda morte, comove qualquer coração. Devemos estar atentos ficar atentos! Não é tempo de brincadeira. De Deus não se zomba, existe uma batalha espiritual por vidas. O diabo e seus demônios lançam tropeços, cegueira e impedimento para que as pessoas não conheçam a Jesus Cristo. Não podemos ficar calados, anunciemos as boas novas do Evangelho.

Conclusão: Por toda a Bíblia vemos de uma forma clara que existe um lugar de castigo para todos os que dão as costas a Deus aqui nesta terra. Esse lugar é popularmente conhecido como Inferno. Mas até lá, estão presas no hades, um lugar intermediário, onde há tormentos. Tais pessoas estão em plena consciência do que fizeram e do que estão sentindo. O inferno será o destino final de todos que viveram em iniquidade. Diante disso, surge a necessidade de ensinar a verdade bíblica. Não podemos só falar ao pecador de céu e omitir seu destino caso continue sem Cristo. Jesus falou várias vezes do inferno, confrontando o pecado e anunciando o futuro juízo. Se o pecador não se converter dos seus caminhos, é certo que a sua morada eterna, dolorosa e definitiva é o Inferno.

 NOTAS:


[1] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág. 162
[2] Vine, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: CPAD, 2004. Pág. 689
[3] Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
[4] Vine, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: CPAD, 2004. Pág. 689
[5] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág. 162
[6] PINK. A.W. O castigo eterno. Consultado em http://www.monergismo.net.br/textos/livros/castigo-eterno_awpink.pdf
[7] ZIBORDI, Ciro Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro. CPAD, 2012. Pág.89
[8] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág 162
[9] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág 164
[10] PINK. A.W. O castigo eterno. Consultado em http://www.monergismo.net.br/textos/livros/castigo-eterno_awpink.pdf
[11] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág 167
[12] Ibid. Pág 168
[13] Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
[14] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág 169
[15] PINK. A.W. O castigo eterno. Consultado em http://www.monergismo.net.br/textos/livros/castigo-eterno_awpink.pdf
[16] PINK. A.W. O castigo eterno. Consultado em http://www.monergismo.net.br/textos/livros/castigo-eterno_awpink.pdf
[17] Ibid
[18] Ibid
[19] SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014. Pág 163
[20] PINK. A.W. O castigo eterno. Consultado em http://www.monergismo.net.br/textos/livros/castigo-eterno_awpink.pdf
[21] Ibid
[22] Ibid
[23] http://www.cacp.org.br/o-inferno-na-biblia-e-nos-primeiros-pais-da-igreja/
[24] Ibid
[25] Ibid
[26] Ibid
[27] Ibid
[28] Ibid
[29] Ibid
[30] Ibid
[31] Ibid
[32] Ibid
[33] Ibid
[34] Ibid
[35] Ibid
[36] Ibid
[37] Ibid
[38] Ibid
[39] Ibid
[40] Ibid
[41] Ibid
[42] Ibid
[43] Ibid

 OBRAS CONSULTADAS:

Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
PINK, A.W. O castigo eterno.
SILVA, Severino Pedro da. Escatologia. CPAD, Rio de Janeiro, CPAD, 21º impressão, 2014.
VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
ZIBORDI, Ciro Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro. CPAD, 2012.


  SITES ACESSADOS:
http://www.monergismo.net.br/textos/livros/castigo-eterno_awpink.pdf