7 de outubro de 2016

SAUDADES DO JARDIM DO ÉDEN


Um devocional sobre a relação de 
Adão com o jardim de Deus, antes e depois de ter sido expulso

por Everton Edvaldo


Têm dias que a gente amanhece reflexivo. Hoje eu andei pensando um pouco mais sobre como deve ter sido o cotidiano de Adão após ter sido expulso do jardim do Éden.

Podemos especular que ele passou um bom no Éden. Quantos anos? Não sabemos! A Bíblia não fornece quanto tempo Adão viveu no Jardim do Éden. O que temos certeza é que o Jardim teve um impacto muito grande na vida de Adão. Provavelmente, foi ele mesmo quem transmitiu oralmente à sua descendência os detalhes registrados em Gênesis 2.8-17. Adão conhecia muito bem o jardim plantado por Deus no Éden. Cada rio, árvores, rochas e pedras preciosas, estavam sob a visão de Adão, visto que ele recebeu a responsabilidade de guardar e cuidar daquele jardim.

Após pecar e ser expulso do jardim, a Bíblia não fornece informações de como era o cotidiano de Adão; apenas diz que ele coabitou com Eva e nasceram-lhe filhos e filhas (Gn 4.1; 5.4). Já sobre o jardim, a Bíblia diz que Deus "colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refúgio de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida." (Gn 3.24).

Adão viveu por 930 anos (Gn 5.5), foram mais ou menos 339.450 dias sobre a terra. O criador lhe coroou com glória e honra (Sl 8.5). Com base nesses detalhes podemos imaginar algumas coisas sobre seus sentimentos.

Quantas vezes ele deve ter sentido saudade do jardim. Acredito que até se adpatar, os primeiros meses fora do Éden, foram desafiadores para Adão. Será que se sentiu frustrado quando lembrava que falhou em suas responsabilidades? Não sabemos!

A partir do que vimos, podemos extrair algumas verdades sobre a gente. É difícil lidar com as perdas dessa vida. Às vezes, perdemos coisas que jamais tornarão para nós. A oportunidade é única.Todos nós queremos uma segunda chance para regressar no tempo e concertar os erros. Infelizmente, isso não é possível. A nossa alma, até entende isso, mas se recusa a aceitar. É aí que a dor encontra espaço em nosso coração. Lágrimas escorrem pelo rosto, noite mal dormida, fadiga em excesso ou insônia intensa.

Muitas pessoas se sentem assim atualmente. Elas precisam de ajuda, da nossa compreensão, de uma palavra de ânimo. No caso de Adão, o próprio Deus se encarregou de zelar pela sua criatura, dando-lhe filhos. Hoje, temos a oportunidade de orar e anunciar a mensagem de Deus a todos que estiverem assim. Só o Senhor pode confortar um coração dolorido e traumatizado pelas perdas.

Sendo assim, corra para os pés de Jesus, pois é dele que procede o verdadeiro socorro!