19 de outubro de 2016

EVA, SEUS TRÊS FILHOS E UMA PROMESSA


Por Everton Edvaldo

Leitura Bíblica (Gênesis 3.15,20; 4.1,8,25,26)

Introdução: Ao criar o homem e a mulher, Deus tinha em mente um relacionamento profundo e pessoal com eles. Cada projeto, cada ação visava a participação de sua criatura feita à sua imagem e semelhança. O homem tinha em Deus todas as suas necessidades supridas e em tudo era completo: tinha paz, ânimo, alegria, amor, paciência e retidão. Uma vez que pecaram tudo isso foi deformado e precisava ser restaurado por Deus. Ali mesmo no Éden, cenário da queda, Deus revela ao o homem o plano da redenção, a promessa da restauração através da semente que surgiria e feriria a cabeça da serpente(Gn 3.15). Ao ouvirem isso, Adão e Eva passam a fazer parte da maior promessa que Deus fez ao homem: a Salvação. Através da semente o pecado seria derrotado.

I- EVA, UM CANAL DA PROMESSA: (GN 3.15,2O)

1. Até então a mulher não era chamada de Eva, e sim de mulher, a semente prometida descenderia dela e a mesma tinha um papel importante nesse projeto. Então Adão chama sua mulher de Eva; esta palavra significa "vida", " a que dá vida" ou "doadora da vida".

2. Conforme o Pr. Claudionor de Andrade:"Eva-[Do heb. hawwâ, mãe dos viventes] Criada a partir da costela de Adão, tornou-se a progenitora da raça humana. Através dela, foi o pecado introduzido no contexto do relacionamento entre a humanidade e Deus. Apesar de seu pecado, caber-lhe-ia a honra de dar à luz, através de Maria, um descendente que acabaria por pisar a cabeça da serpente, esmagando assim a inimizade que nos separava do criador (Gn 3.15). Em sua maldição, Deus incrustou lhe a bem aventurança das bem-aventuranças.Eva é a nossa primeira mãe". De acordo com Nemuel Kessler "No ventre de uma mulher estava a esperança de toda a humanidade. Deus reinventou a humanidade através de Eva"

3. Logo, concluímos que Eva tinha um papel proeminente nos planos de Deus, sendo um canal da promessa! Segundo o erudito Matthew Henry: "Deus deu nome ao homem e chamou-o de Adão, que significa "terra vermelha"; Adão deu nome à sua mulher, chamando-a de Eva, que significa "vida". Adão leva o nome do corpo mortal, e Eva o da alma viva. Nossa primeira mãe tinha em seu nome a bênção do Redentor, a Semente prometida, ao ser chamada de Eva, ou Vida; pois Jesus Cristo seria a vida de todos os crentes, e nEle seriam benditas todas as famílias da terra."

II- CAIM E ABEL, DOIS FILHOS DIFERENTES:(GN 4.1,8)

1. "E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: alcancei do Senhor um varão". Segundo Matthew Henry: "Quem sabe se ela pensou que fosse a semente prometida?". Havia em Eva uma expectativa, uma esperança sobre a semente que viria dela, talvez pensou que Caim fosse a semente prometida, era o seu primogênito do Senhor. Caim significa: "possuído", "aquisição", "adquirido". Ainda de acordo com Matthew Henry: "Muitos presumem que Eva tinha a presunção de que esse seu filho era a semente prometida, e que, por isso, ela entendia que havia triunfado nele[...]"

2. Eva também foi mãe de Abel "significa "vaidade": quando ela pensou que tivesse a semente prometida em Caim, cujo nome significa "possessão", ela se deixou absorver tanto com ele, que o outro filho era como vaidade para ela."(Matthew Henry). Os dois foram criados no temor do Senhor, desde pequenos foram ensinados por seus pais a adorarem a Deus através do sacrifícios. Porém, Caim contaminado pela inveja matou seu irmão Abel.

3. Para Myer Pearlman: "A história de Caim mostra como o pecado tornou-se hereditário e conduziu ao primeiro homicídio(vide 1 João 3.12". "Caim matou Abel, o seu próprio irmão, e filho de sua própria mãe, a quem deveria ter amado; o seu irmão mais novo, a quem deveria ter protegido; um bom irmão, que jamais lhe havia feito algum mal."(Matthew Henry) Depois disto "Caim retirou-se da presença do Senhor e jamais encontramos qualquer vestígio de que tenha retornado para seu próprio consolo" "A terra em que Caim habitou foi chamada de Node, que significa "estremecimento", ou "tenebroso", ou ainda "a terra de um vagabundo" o que, deste modo, mostra a inquietude e o desconforto de seu espírito. Aqueles que se apartam de Deus jamais podem encontrar repouso em qualquer outro lugar."(Matthew Henry).

4. Com certeza se passaram muitos pensamentos na cabeça de Eva, sua família havia sido destruída. O diabo havia roubado Caim para si, aquele que outrora era chamado por sua mãe de "possuído", "adquirido" já não fazia parte de seus braços. Já Abel, um verdadeiro adorador e servo do Senhor estava morto. "O único raio de esperança naquele tempo de escuridão era a promessa de Deus de que, um dia, um Redentor nasceria da mulher e venceria a serpente (Gn 3:15). No entanto, Abel estava morto, de modo que não podia erar filhos; e Caim, o homicida incrédulo, havia deixado seu lar para construir uma cidade na terra de Node, a leste do Éden. A promessa de Deus iria mesmo se cumprir? De que modo?"(Warren W. Wiersbe).

III- SETE, A PROVIDÊNCIA DIVINA:(GN 4.25)

1. “Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque disse ela, Deus me concebeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou". Deus pela sua misericórdia deu a Eva outro filho em lugar de Abel; através dessa semente viria a geração do Salvador da humanidade. Segundo BEACON: "O rapaz que substituiu o Abel assassinado recebeu o nome bem adequado Sete significa "designado ou colocado", o que indicava a misericórdia de Deus.

Ele deu a Adão e Eva um filho que preservaria a fé no único Deus verdadeiro. Foi nesta família que o fogo da verdadeira adoração foi luminosamente mantido aceso. Aqui a piedade era possível entre os homens."

2. Vejamos o que os eruditos da Bíblia dizem acerca desse fato: "O Senhor permitiu que Eva concebesse e desse à luz um filho, ao qual ela chamou de Sete ("Concedido"), pois Deus o escolheu para substituir Abel."(Warren W. Wiersbe); "A este filho, por uma inspiração profética, eles chamaram de Sete( ou seja, posto, estabelecido ou colocado), pois, em sua semente a humanidade continuaria até o fim dos tempos. E dele descenderia o messias."(Matthew Henry); "Abel morreu; Caim foi rejeitado; a promessa da redenção passou ao terceiro filho de Adão; Sete( 4.25-26)." (Myer Pearlman). Sete dispôs seu coração à obediência de seus pais, de maneira que teve sua descendência contada em virtudes nas Sagradas Escrituras. Flávio Josefo, grande historiador Judeu diz na sua obra: "Seria demasiado longo discorrer sobre todos os filhos de Adão. Contentar-me-ei em dizer algo sobre um deles, de nome Sete. Educado junto de seu pai, deu-se com afeto à virtude."

3. De acordo com Beacon: "Sete não era verdadeiramente à Semelhança de Deus. Ele possuía o estado corrompido do homem pecador, porque era à semelhança de Adão", porém não se deixou enredar por um caminho ímpio, nem seguiu a mesma trajetória de Caim, antes procurou agradar ao Senhor, Deus de seus pais.

IV- ENOS, E A GERAÇÃO DOS QUE BUSCAM A DEUS: (4.26)

1. "A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos, daí se começou a invocar o nome do Senhor." Quando Enos nasceu, Sete tinha 105 anos e Adão seu avô tinha 235 anos. De acordo com Warren W. Wiersbe: "Há algo extraordinário registrado em relação ao nascimento desse menino: naquela época, o povo começou a reunir-se para adorar Deus, proclamar seu nome e orar. Houve um reavivamento do culto público e das orações sinceras quando os descendentes de Sete passaram a reunir-se em nome do Senhor. Enquanto os descendentes perversos de Caim se vangloriavam de sua força e valentia(Gn 4.23,24), os descendentes piedosos de Sete davam glórias ao nome do Senhor."

2. Nemuel Kessler diz: "Com Caim houve a degeneração da raça humana. A partir de Sete começou a humanidade a invocar o nome do Senhor.[...] os dias de Sete são contados: essa geração salvou a humanidade[...] A morte de Abel tinha tirado a linhagem da salvação, porque na de Caim não há salvação[...] Com Sete começa a linhagem da salvação, que gerou Noé, que continuou a aliança. Foi uma espécie de se adorar formalmente, e possivelmente a espiritualidade do homem dentro da linhagem de Sete estava prosperando, ao passo que a impiedade do homem na linhagem de Caim prosperava cada vez mais. O certo é que Sete conduziu aos homens para mais perto de Deus e seu filho, Enos, deu continuidade e esse processo entre os homens. Foi um grande exemplo de pai! [...]."

3. Resultado: a geração que buscava a Deus veio a ter seus nomes e virtudes registrados na Bíblia; o que dizer de Matusalém o homem que viveu 969 anos? e Enoque que ficou conhecido como "o homem que andou com Deus" e por ele foi tomado? Sem falar de Noé que era um servo justo e reto em meio a uma geração corrompida pelo pecado, alcançando graça aos olhos do Senhor foi salvo juntamente com sua família de um dilúvio universal. Todos eles eram da linhagem piedosa de Sete e ficaram conhecidos como "os filhos de Deus", verdadeiramente essa geração fazia a diferença! Parafraseia a Bíblia de estudo Pentecostal: "Sob o incentivo de Enos, tiveram começo as orações e o culto público ao Senhor(2 Sm 6.2; 1 Cr 13.6; Sl 79.6; Jr 10.25, onde "invocar o nome do Senhor" refere-se ao culto público). Os familiares ímpios de Caim organizavam e dirigiam suas vidas em torno das artes e empreendimentos seculares, e instituíram um modo de vida voltado para a altivez e a arrogância. A família de Sete, ao contrário, invocava "o nome do Senhor", expressando assim a sua dependência dEle. Dessa forma, duas descendências totalmente diferentes foram ocupando a terra- a dos justos e a dos ímpios."

Conclusão: Diante desse relato bíblico podemos aprender o quanto Deus zela pelas suas promessas, várias vezes o inimigo luta para destruir nosso lar, para roubar nossa alegria e tudo o que o Senhor tem nos dado. Abel era um bom filho e ótimo servo, entretanto foi contado entre os mártires do Senhor, este conservou sua vida em justiça, retidão e pureza; por outro lado vemos Caim, um servo rebelde, invejoso e sem amor à família que teve sua descendência destruída pelo dilúvio. Talvez o inimigo pensou que tinha colocado um ponto na história de Adão e Eva, então Deus aparece com uma vírgula mostrando que a última palavra e sentença em nossa vida é dele; a Eva, Deus deu Sete, este honrou a promessa de seu Deus e em tudo conservou sua fidelidade. Com certeza foi um exemplo de adorador, filho, pai e servo. Com essa passagem aprendamos a confiar em Deus e em sua provisão, ainda que o inimigo queira envergonhar e destruir nossa família, o próprio Deus que criou a família fará da nossa uma benção lapidada pela suas próprias mãos. Amém!


                                        BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 9a ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

BEACON. Comentário Bíblico Beacon- Vol.1. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia- Vol 2. Rio de Janeiro: HAGNOS.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento- Gênesis a Deuteronômio. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico de Matthew Henry. 4a ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. 8 a ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

KESSLER, Nemuel. Deus não desistiu de você. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia livro por livro. Rio de Janeiro: VIDA, 1964.

PFEIFFER, Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. 2a ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.


WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: Vol.1, Pentateuco. São Paulo: GEOGRÁFICA, 2006.