19 de outubro de 2016

REQUISITOS PARA UMA ADORAÇÃO SER ACEITA POR DEUS


Por Everton Edvaldo

Leitura Bíblica: (Levítico 1.1-9)

Introdução: Se olharmos essa passagem sob a visão introspectiva, iremos identificar os requisitos espirituais para uma adoração ser aceita por Deus. Também vamos tratar acerca da adoração cristã sob a óptica divina, e de como a adoração no Antigo Testamento nos deixa um legado espiritual.

I-O QUE É ADORAÇÃO?

1. Definição Bíblica- É uma entrega total de vida (Corpo, Alma e Espírito) para Deus. Na Bíblia podemos ver que através da adoração o homem pode manter um profundo relacionamento com o Senhor.

2. Definição Etimológica- Há vários termos bíblicos que podem assumir o significado de adoração, por exemplo: Abad (hebraico), Sagad (hebraico e aramaico); Latreuo, Sebomai e Threskeia no grego. Segundo o dicionário Bíblico Wycliffe: '' A adoração é representada na Bíblia principalmente por duas palavras: No Antigo Testamento a palavra heb. Shaha (mais de 100 vezes) significando “curvar-se diante”, “prostrar-se”, “venerar”, “inclinar-se perante”, (Gn 22.5; 42.6; 48.12; Ex 24.1; Jz 7.15; 1Sm 25.41; Jó 1.20; Sl 22.27; 86.9 etc), e no Novo Testamento a palavra gr. Proskyneo (59 vezes) significando “prostrar-se”, “prestar homenagem a alguém”, “venerar”, “beijar a mão”, “fazer reverência a”, “adorar”,(Mt 2.2,8,11; 4.9; Mc 5.6; 15.19; Lc 4.7,8; Jo 4.20-22 etc). Essas palavras são constantemente traduzidas pela palavra “adoração”, denotando o valor daquele que recebe honra ou devoção especial.'' (PFEIFFER, p. 31).

3. O Propósito da adoração- Quando adoramos a Deus estamos estabelecendo um relacionamento entre nós e o Criador. A Bíblia diz que podemos adorá-lo com nossa vida, serviço, culto, reverência, oração, oferta, louvor etc. Essa adoração deve ser dada apenas e exclusivamente a Deus, sem reservas e de todo o coração (Ex 20.5; Dt 6.4,5).

4. A adoração no Antigo Testamento- No Antigo Testamento o povo de Israel podia adorar ao Senhor por meio das ofertas e sacrifícios. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal: “Os adoradores apresentavam ofertas com a finalidade de expressarem gratidão e fé, de renovarem a comunhão, de aprofundarem a sua dedicação ao Senhor, ou de pedirem perdão.[..]” A palavra oferta vem do hebraico (Corban) e significa “aproximar-se”, assim concluímos que pela oferta (adoração) o cristão pode aproximar-se de Deus. De acordo com o teólogo pentecostal Myer Pearlman: “ Os sacrifícios foram instituídos como meios pelos quais o povo podia manifestar a sua adoração a Deus”. Sendo assim tanto os sacrifícios quanto as ofertas simbolizavam a adoração de um povo que queria ter comunhão com o Senhor.

II- REQUISITOS PARA O OFERTANTE:

1. Comparecer com uma oferta- No versículo 2 podemos ver que Deus ordena aos filhos de Israel (ou seja, ao seu povo) que quando fosse trazido uma oferta, esta oferta deveria ser de gado, de rebanho, ou gado miúdo. É interessante notarmos que esses animais poderiam ser ofertados por qualquer judeu (desde o rico, ao mais pobre). Aqui aprendemos uma lição: O que Deus nos pede, nós podemos dar. Tudo o que ele nos pedir é porque nós podemos fazer e está dentro do nosso alcance. A segunda lição que nós aprendemos com esse versículo é que não devemos comparecer à presença de Deus de mãos vazias (Ex 23.15; 34.20).

2. À tenda da congregação- O segundo requisito para uma oferta ser aceita por Deus era que não bastava apenas ter a oferta, mas era necessário ''trazer à tenda da congregação''(versículo 3), ou seja, tinha que chegar à presença de Deus. Aprendemos que a nossa adoração deve ser levada a Deus, eu que tenho que levar. É um ato voluntário e espontâneo.

3. Colocar a mão sobre a oferta- Outro requisito era que o ofertante teria que colocar a mão sobre a cabeça da oferta. Segundo Lawrence O. Richards: “Cada sacrifício exigia que o ofertante colocasse a mão sobre a cabeça da sua oferta identificando-se com ele na entrega de sua vida a Deus.” Sendo assim o ofertante provava que não tinha chegado à presença do Senhor com as mãos vazias e que sua vida (juntamente com seus pecados) estavam sendo entregues a Deus. Eu aprendo com isso que o crente deve ter identidade em sua adoração, de modo que não só Deus como todos que estão ao seu redor o reconheça como um adorador. Um verdadeiro cristão adora ao Senhor onde quer que ele esteja.

III-REQUISITOS PARA A OFERTA:

1. Antes de tudo, a oferta deveria ser sem defeito(cf. v.3), isso nos fala de santidade. Isso nos ensina que a adoração do servo do Senhor deve ser santa, sem mancha, sem mácula.

2. Então o novilho devia ser imolado perante o Senhor e o seu sangue tinha que ser apresentado a Deus e aspergido ao redor do altar. O derramamento de sangue representa uma expiação -cobria o pecado. Podemos notar claramente que o sangue aponta para o sacrifício de Cristo, simbolizando um compromisso(pacto) do adorador com Deus. O altar tinha 4 pontas simbolizando um compromisso sob todos os aspectos, circunstâncias e situações. (Obs: O sangue tinha que estar sobre ''todas as quatro pontas'' e não apenas em uma parte delas).

3. A oferta deveria ser cortada e esfolada. Nesse processo a pele do animal( que seria cortado em pedaços) era retirada. Tirar a pele representa a limpeza e cortar a oferta em pedaços simboliza quebrantamento. Aprendemos que um cristão que adora a Deus deve lhe oferecer uma oferta quebrantada e limpa.

4. No versículo 9 está descrito que as pernas e as entranhas da oferta deveriam ser lavados com água. Na Bíblia a água é o elemento que simboliza a palavra de Deus. Sendo assim, ensina sobre a purificação através da palavra de Deus que deixa a nossa oferta lavada e purificada.

IV-REQUISITOS PARA O ALTAR:

1. Os filhos de Arão deveriam por fogo sobre o altar. A oferta, a lenha e o fogo deveriam estar em seus devidos lugares. A lenha e a oferta era colocada em ordem(arrumada). Não é diferente para nós, no nosso altar é indispensável estar tudo em seu devido lugar.

2. E por último a oferta era queimada sobre o altar( o fogo representa a presença de Deus consumindo, ou seja, aceitando a oferta).

3. É importante destacarmos que o que fazia essa oferta ser diferente das outras era que todo o animal, e não uma parte dele, deveria ser consumido pelo fogo. Aprendemos que devemos adorar a Deus sem reservas. Não deve ser uma entrega parcial como a de Ananias e Safira (At 5.1,2) mas total.

Conclusão: Essa mensagem é atual para nossos dias, não se pode adorar a Deus de qualquer jeito, há requisitos para o Senhor recebê-la. Façamos como o apóstolo Paulo: “Apresentemos o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional (Rm 12.1).” Fazendo assim, Deus aceitará a nossa adoração como um cheiro suave.


                                Obras consultadas:

Dicionário Bíblico Wycliffe [Cpad]

Bíblia de Estudo Pentecostal [Cpad]

Bíblia de Estudo Anotada e Expandida- Charles C. Ryrie [Mc]

Bíblia Devocional- Presente Diário[Rtm]

Lições Bíblicas-2 Trimestre 2006- Ezequias Soares [Cpad]

O tabernáculo e a Igreja- Abraão de Almeida [Cpad]

Teologia do Antigo Testamento- Roy B. Zuck [Cpad]

Através da Bíblia livro por livro- Myer Pearlman [Vida]


Comentário Devocional da Bíblia- Lawrence O. Richards [Cpad]