7 de outubro de 2016

SOBRE "ORAÇÃO PELO FACEBOOK"


por Everton Edvaldo

É muito comum hoje em dia, ver as pessoas postando quase tudo que acontece na vida. Nós compartilhamos frases, momentos alegres, fotos e tantas outras coisas nas redes sociais. Como se não bastasse isso, tornou-se popular a prática de "orar pelo Facebook". (Desde já vale salientar que não estou me referindo àqueles que pedem oração, mas àqueles intercedem por meio da Internet)

Quero fazer algumas considerações práticas, para não radicalizar minha crítica. Existem, no mínimo, dois grupos de pessoas que fazem oração pelo Facebook.

Primeiro, aqueles que inocentemente ou por falta de uma orientação bíblica, postam suas orações em prol de A, B ou C.

Segundo, aqueles que propositadamente e com objetivo de se exibir, mobilizam orações pelas pessoas através da Internet. É desse grupo que eu gostaria de falar. Vamos aos fatos:

Qual seria o objetivo de mostrar sua vida espiritual com Deus através da rede social? Já vi muitas postagens de pessoas afirmando que oram 3, 4 horas por dia, jejuam, vão aos montes, etc. Posso estar precipitado, mas a nossa vida de oração só deve ser conhecida diante de Deus. É algo particular, íntimo e exclusivo; você não precisa mostrar para ninguém. Até porque orar é conversar com Deus.

O que Jesus diria sobre esse assunto? No Evangelho segundo Mateus ele ensinou: "E, quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, A FIM DE SEREM VISTOS PELOS OUTROS. Eu lhe asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, QUANDO VOCÊ ORAR, VÁ PARA SEU QUARTO, FECHE A PORTA E ORE A SEU PAI, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará." ( Mateus 6.5,6 - NVI)

Acho que agora ficou mais claro. Por outro lado, eu não estou afirmando que orar pelo Facebook seja ineficaz, mas apenas argumentando que não existe algo de mágico ou poderoso nessa prática. Quando Jesus estava perto de sua crucificação, ele procurou um lugar exclusivo onde pudesse falar com o Pai. Este lugar se chamava Getsêmani. Ele poderia muito bem ter ido à praça principal de Jerusalém e ali clamar a Deus para que todos pudessem vê-lo, mas para surpresa de todos, ele escolheu o anonimato.

Para finalizar, quero deixar um conselho: quando bater o desejo em nosso coração de orar pelo Facebook, lembremos que existe um Getsêmani nos esperando, a fim de ali, falarmos a sós com o Pai.

Deus abençoe a todos.