7 de outubro de 2016

VIVENDO UMA VIDA CRISTÃ PROTEGIDA DA ANSIEDADE


por Everton Edvaldo

Nunca se viu tantas pessoas ansiosas como na geração moderna. A modernidade trouxe consigo alguns males que estão prejudicando muita gente. Infelizmente os cristãos não têm ficado de fora. Estamos sempre ansiosos e apreensivos quanto ao nosso futuro, família, trabalho. As diversas ocupações diárias nos sobrecarregam, de maneira que ficamos com a mente desgastada.

É comum ver cristãos que parecem não esperar mais em Deus. Vivem presos no "cárcere" das dúvidas esquecendo que sua vida está nas mãos dele. A falta de confiança em Deus abre espaço para a frieza espiritual e o declínio da fé.

Porque será que ficamos frustrados quando não temos conosco aquilo que desejamos? É por causa da ansiedade.
"Para o psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami e em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia, a ansiedade é o pior de todos os males psicológicos." [01]
Vivemos preocupados com o amanhã, o que vamos vestir, comer ou beber. Para tal situação Jesus disse a seguinte verdade:
"Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:31-34).
Devemos buscar primeiro o reino de Deus. Ele deve ser a prioridade nas nossas buscas. Se Deus estiver em primeiro o lugar, a ausência das demais coisas não nos fará mal algum. Entregue as suas preocupações nas mãos de Deus, pois ele tem cuidado da sua vida.

Até mesmo quando o medo bater em nossa porta, estejamos confiantes na rocha que é Jesus. Foi exatamente isso que o salmista declarou no Salmo 56.3: "Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti."

A Bíblia ainda diz que: "O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima." (Provérbios 12:25)

Segundo Heloísa Noronha: "Se não for controlada, a ansiedade pode causar o surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental.Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas." [02]

De longe a ansiedade parece inofensiva, mas a Bíblia já falava sobre ela: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." (Filipenses 4.6).

Podemos não ter tudo que queremos, mas sempre teremos à nossa disposição tudo quanto precisamos para caminhar e viver. "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará", disse o salmista com plena confiança.

Sendo assim, vivamos com alegria e vigor sabendo que Deus está conosco para nos ajudar. Se alimente da Palavra de Deus, cultive uma vida de oração, revista-se das armaduras espirituais e deixe as demais coisas com Jesus. A maior conquista de um guerreiro, não é ser premiado em todos os desafios, mas chegar até o fim, com a sensação de que sua missão foi cumprida! Não desista, nem fique triste; pois a sua trajetória é por demais longa. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5.7). Que Deus nos ajude!

NOTAS:

[01]- http://estilo.uol.com.br/…/ansiedade-e-o-pior-de-todos-os-m…
[02]- Ibid
[03]- Salmo 23.1