19 de outubro de 2016

CONHECENDO MELHOR NOSSA PÁTRIA CELESTIAL



Por Everton Edvaldo

Leitura Bíblica: (Apocalipse 21.1-27)

Introdução: No presente estudo, iremos tratar acerca da nossa pátria celestial. Levando em conta que em nossos dias há muitos cristãos que desconhecem o lugar ao qual desfrutarão, tenho por objetivo mostrar o que a Bíblia revela acerca desta pátria. Para quem diz que essa terra é o melhor lugar de se viver e vive conformado com este século, a Bíblia deixa bem claro que existe um lugar melhor nos esperando. Embora a Jerusalém terrestre seja muito conhecida por nós, todo cristão deve buscar conhecer a Jerusalém celestial.

I- NOMES BÍBLICOS PARA ESTA PÁTRIA:

1- Santuário (Sl 20.2);

2- Tabernáculo e Pavilhão (Sl 27.5; 61.4);

3- Santuário, Cidade, A nova Jerusalém (Ap 3.12);

4- Jerusalém lá de cima (Gl 4.26);

5- Monte Sião, Cidade do Deus vivo, a Jerusalém Celestial, Universal Assembleia e Igreja dos primogênitos (Hb 12.22);

6- Reino Celestial (2 Tm 4.8);

7- Cidade Santa (Ap 22.19).


II- HÁ UM LUGAR RESERVADO PARA OS FIÉIS:

1. Podemos notar nas Sagradas Escrituras que houve um interesse de Deus em mostrar e revelar à humanidade um lugar oculto reservado para os fiéis. Sim, é verdade! Existe uma morada celestial para os que servem a Deus.

2. Esse mistério, outrora oculto, foi sendo revelado por Deus gradativamente ao seu povo. A princípio esta revelação começou com o tabernáculo (Ex 25. 8,9). Moisés foi o primeiro a ter contemplado a figura e a sombra das coisas celestiais. O que foi que Moisés viu? O que lhe foi mostrado? Moisés viu o "modelo do tabernáculo" , ou seja, um lugar da presença de Deus (Cf Hb 8.5,6).

3. O autor aos hebreus nos deixa comprovado que existe uma habitação, um lugar onde Deus está presente, este lugar existe e é real! Aleluia! Olha só o modelo que Moisés viu:

-No tabernáculo hebreu havia três compartimentos:

a) O átrio.

-Era onde estava o altar do holocausto e a bacia de se lavar.

b) O lugar Santo.

-Era onde ficava o candelabro, a mesa com os pães da preposição e o altar do incenso.

c) O Santo dos Santos.

- Era o lugar mais sagrado do tabernáculo, guardava a arca da aliança.
          Este tabernáculo é a "figura do verdadeiro" (Hb 9.23,24). Existe um tabernáculo celestial, este é semelhante ao hebreu, porém muito mais glorioso (Ap 11.19; 15.5).

III- DÁDIVAS RESERVADAS PARA OS SANTOS:

1- Teremos um corpo novo, incorruptível e imortal (1Co 15.53);

2- Vestes novas (Ap 3.5);

3- Jesus confessará nosso nome diante do Pai e dos Anjos ( Ap 3.5);

4- Teremos eternamente a presença de Deus;

5- Um novo nome (Ap 2.17);

6- Comeremos da árvore da vida (Ap 2.7; 22.2,19).

IV-DESCRIÇÃO JOANINA DA CIDADE SANTA EM APOCALIPSE:

1. O apóstolo João viu o esta cidade pelo lado de dentro ( 21.10), os profetas do Antigo Testamento viram apenas a sombra da cidade santa. Ao ancião João, aprouve a Deus desvendar este mistério outrora oculto. É no último livro da Bíblia que Deus concretiza sua revelação celestial.

2. No livro de Apocalipse esta habitação é descrita como cidade santa, a nova Jerusalém descida dos céus e tabernáculo (21.2,3).

3. Esta cidade fica sobre uma elevada montanha, a qual tem a glória de Deus (21.10,11).

4. Nela há uma muralha e 12 portas (21.14,15,21; Cf 22.14).

5. Essa muralha é de Jaspe e a cidade é de ouro, rodeada de pedras preciosas (21.18,19).

6. Não precisa de Sol, nem da lua para lhe dar claridade (Confira sua glória 21.23-27).

7. As suas portas nunca se fecharão (21.25)

V-O CRENTE DIANTE DESSA PROMESSA:

1. O cristão cheio da Palavra de Deus sabe que a nossa cidade a qual buscamos não é esta (Hb 13.14), Paulo diz que a nossa pátria está nos céus (Fp 3.20). Essa pátria é a melhor que existe, pois, foi preparada pelo próprio Deus (Hb 11.16). Está reservada para mim e para você, o próprio Cristo falou sobre isso em João 14.3.

2. Esta verdade se encontra por toda Bíblia. Há um lugar glorioso para nós! Quão bela é essa verdade! Nossa existência não cessa com a morte física. Para o justo, a Bíblia revela que haverá galardão (Lc 6.23), coroas (1Co 9.25; 2Tm 4.8; Tg 1.12; 1Pe 5.4; Ap 2.10; 3.11), tesouros (Mt 6.20), herança incorruptível, incontaminável e imarcescível (1Pe 1.4).

3. O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios nos fala que "quando morremos temos parte num edifício, eterno, nos céus (2 Co 5.1,2).

4. Por fim, haverá muita adoração!  Graças a Cristo que triunfou no Calvário nos dando acesso para caminharmos numa cidade celestial, gloriosa, majestosa, incorruptível, santa, perfeita e eterna.


Conclusão: Nesta terra somos apenas peregrinos, por isso, não devemos nos apegar às futilidades terrenas. As estradas desta vida, jamais poderão ser comparadas com as ruas de ouro. Na pátria celestial não há espaço para poluições, cemitérios, desertos, hospitais. Então se alegre no SENHOR e aguarde aquele dia glorioso, em que partiremos desta terra, para a pátria que o nosso Deus preparou.