26 de outubro de 2016

A Assembleia de Deus em Pernambuco proibiu seus membros de ler livros Reformados?



Por Everton Edvaldo

Não é de hoje que a Assembleia de Deus (IEADPE) tem sido alvo de ataques pelas redes sociais. Dessa vez, a informação é de que a Igreja proibiu seus membros de ler e comprar livros reformados. A crítica foi feita por Cristielson A. Santos e foi publicada na página “Evangelho Puro&Simples”, o que gerou vários compartilhamentos e comentários sobre o assunto. Antes de analisar a crítica gostaria de disponibilizar o texto original logo abaixo:

“Como não tenho rabo preso com denominação alguma, tenho liberdade de expressar o que penso. É lastimável e deplorável a posição que a ‘empreja’ pentecostal Assembleia de ‘Deus’ Pernambuco está tendo com os membros de algumas cidades, estão com tanto medo que seus membros conheçam o Calvinismo, que estão proibindo os irmãos de comprar e estudar qualquer livro que seja de linha reformada. É o cabresto da religião que quer limitar o conhecimento do povo de Deus, é a maldita religião cega pelo sistema dos ‘coronéis’ que usam o poder para fazer do povo massa de manobra, o que a Assembléia tem é medo de perder membros, medo da receita cair, medo de que o povo mude. Por isso incentivo aos irmãos, não se intimidarem com pressões psicológicas infundadas em achismos religiosos, sejam livres em Cristo, estudem, leiam, comprem livros, estudem a Bíblia, o conhecimento os libertará do engano religioso.”  (Cristielson A. Santos, dia 09/10/16, às 23.10).
O texto causou revolta em muitos leitores que passaram a xingar e a criticar a IEADPE com as palavras mais rígidas possíveis. Primeiramente, vamos analisar a veracidade dessa informação. Não podemos criticar algo sem fundamento ou compartilhar determinada publicação só porque está na internet. Nem toda informação que circula na internet é verdadeira. 

Cristielson não revela de onde tirou a informação de que a IEADPE tem proibido seus membros de comprar e estudar livros de linha reformada. Existe algum documento, pronunciamento, pregação, vídeo ou algo que possa provar o que ele disse? Se sim, então sua crítica é digna de crédito. Se não, (como esse é o caso), então a informação não pode ser tida como verdadeira. Tanto o Cristielson quanto a página “Evangelho Puro&Simples”, não descrevem como ficaram sabendo disso. 

Porém, observando os comentários na página “Evangelho Puro&Simples” notei algo interessante. Uma internauta comentou nessa postagem o seguinte:

O engraçado é que essa proibição não existe. Os membros são livres para lerem o que quiserem. Se não lêem é porque não querem, ou falta de interesse. Não há um cabresto sobre nós, meu irmão. O que há é uma doutrina forte e pessoas convictas do que crêem nas Sagradas Escrituras. Fique na paz do Senhor Jesus.”

Então a página responde à ela com a frase:

“Só se não existe na sua denominação, porque pelo menos 3 membros da ADPE já vieram conversar comigo.”

Seriam essa três pessoas, as responsáveis por essa informação? Também não sabemos.  O que quero especificar é que não é uma atitude inteligente veicular uma informação dessas, baseando-se  no que disseram três membros da Igreja. A IEADPE tem milhares de membros e congregados, e não são duas ou três pessoas que vão falar pela denominação inteira. Jogar algo na internet por que fulano ou ciclano disse, qualquer um faz, difícil é provar o que se afirma. Mas, vamos dar continuidade à nossa análise. 

Baseado nessa suposta informação, o Cristielson, diz que “É lastimável e deplorável a posição que a ‘empreja’ pentecostal Assembleia de ‘Deus’ Pernambuco está tendo com os membros de algumas cidades.”  Podemos perceber que a crítica já começa com um tom depreciativo em cima da IEADPE. Primeiro ela é caracterizada como “empreja” e depois a palavra “Deus” é colocada entre aspas. Eu diria que lastimável é a maneira desrespeitosa como ele se refere à instituição. Ao que parece, o Cristielson desconhece totalmente o trabalho centenário realizado pela IEADPE.

Depois ele diz: “estão com tanto medo que seus membros conheçam o Calvinismo, que estão proibindo os irmãos de comprar e estudar qualquer livro que seja de linha reformada.”  

Na verdade, a liderança da IEADPE nunca proibiu seus membros de comprar ou estudar qualquer tipo de livro. O que a liderança tem enfatizado é que deve-se ter cautela nas leituras que os membros estão fazendo. Isso é totalmente compreensível, visto que muitas pessoas não tem maturidade bíblica e literária e podem correr o risco de acreditarem em tudo quanto leem ou ouvem. Isso não se constitui uma proibição, porém um zelo do ministério com as ovelhas do nosso Senhor Jesus Cristo. Vale também salientar que a liderança da IEADPE não está com medo do Calvinismo, embora tenha todos os motivos para isso. Todos podemos perceber que por onde o calvinismo passa, deixa um rastro de contenda, intolerância e pertubação no meio do corpo de Cristo. Por acaso, estaria errada a IEADPE por se preocupar com seus membros? De forma alguma!

Em seguida ele continua :"É o cabresto da religião que quer limitar o conhecimento do povo de Deus, é a maldita religião cega pelo sistema dos ‘coronéis’ que usam o poder para fazer do povo massa de manobra, o que a Assembléia tem é medo de perder membros, medo da receita cair, medo de que o povo mude.”

Mais uma sessão de ataques é direcionada à instituição e aos seus líderes. O autor do texto dá a entender que os assembleianos precisam de livros reformados para não terem um conhecimento limitado e afirma que a Assembleia tem medo de perder membros, medo da receita cair e medo de que o povo mude.

Sem dúvida, é ilusório pensar dessa forma. A IEADPE é uma das igrejas que mais crescem no país. Ela tem se comprometido seriamente com o Evangelho de Cristo e não depende de nenhum sistema teológico criado por A ou B para crescer. O crescimento da Assembleia de Deus é um presente dado pelo próprio Espírito Santo, fruto de um intenso trabalho de evangelismo e ensino bíblico. Por incrível que pareça, as igrejas que têm perdido seus membros são justamente aquelas que se dizem detentoras da verdade e do "verdadeiro evangelho". Essas, não crescem, pois não investem tanto no evangelismo e precisam ficar “pescando” membros de outras denominação enquanto criticam todas elas.

O que o Cristielson chama de “medo de que o povo mude”, eu chamo de zelo pelas pessoas. A verdadeira mudança  não é aquela que vem através de livros reformados, mas pela Palavra de Deus. Sendo assim, os salvos que fazem parte da membresia da IEADPE já estão transformados pelo poder do Evangelho de Cristo. Dessa forma, é de se esperar que os líderes ensinem suas ovelhas a se protegerem de teologias que em algum sentido sejam nocivas à elas.

Ele termina seu texto dizendo: “Por isso incentivo aos irmãos, não se intimidarem com pressões psicológicas infundadas em achismos religiosos, sejam livres em Cristo, estudem, leiam, comprem livros, estudem a Bíblia, o conhecimento os libertará do engano religioso.”

Para finalizar, eu gostaria de pontuar algumas coisas:

Primeiro, as pessoas devem sim estudar, ler e comprar livros. Contudo, deixo claro que as Escrituras por si só são suficientes e essenciais para o nosso entendimento acerca das coisas de Deus. Os livros reformados não estão no mesmo patamar que a Bíblia e por isso estão sujeitos à falhas e erros.

Segundo, de forma alguma devemos pensar que aqueles que não conhecem os livros reformados são inferiores aos que conhecem ou que eles não estão livres em Cristo.

Terceiro, os livros reformados são algumas das ferramentas para se estudar a Bíblia e não as únicas. Existem outras visões que são dignas de crédito e também merecem ser estudadas.

Meu quarto posicionamento é em relação aos reformados que atuam na internet. Não admiro muito a geração de reformados de internet. Leem dezenas de livros reformados, sem nunca terem lido a Bíblia toda. Aprendem sobre Deus com as lentes de Piper, Sproul, Calvino, Spurgeon, Nicodemus, MacArthur, Pink, Owen e já se acham preparados para criticar todos os que pensam diferente. Me parece que a "Sola Scriptura" está faltando na prateleira da maioria deles.

E quinto, a IEADPE não se sente intimidada, nem ofendida pelos ataques planejados com o objetivo de denegrir a imagem da instituição e de trazer IBOPE para as páginas reformadas, pois bem sabemos que a mentira nunca prevalecerá contra a verdade.

Que Deus abençoe a todos!

55 comentários:

  1. Preciso e cirúrgico, meu irmão e amigo Everton! Boas colocações.

    ResponderExcluir
  2. antonio.osmar7@hotmail.com10/26/2016 4:42 PM

    Muito bom, Everton, concordo com vc

    ResponderExcluir
  3. Excelente réplica ao argumento falacioso desse "Calvinista Alienado".

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns pelas palavras sábio e conciso... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao texto expositivo e explicativo dos fatos irmão Everton Edvaldo! Admiro sua posição a respeito da palavra de Deus e ao Estudo teológico. Sem perder a Luz da revelação da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao texto expositivo e explicativo dos fatos irmão Everton Edvaldo! Admiro sua posição a respeito da palavra de Deus e ao Estudo teológico. Sem perder a Luz da revelação da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Gostei Everton👏👏
    Mas os reformados, são bons..muito bons...são bons não, eles dão de 10x0 nos pentecas

    ResponderExcluir
  8. Os pentecostais só começaram a estudar a Bíblia de fato por acidente e para dar base ao pentecostalismo com sua interpretação espirituosa, texto sem contexto e olhando a Escritura como empirismo e não com intenção de conhecer a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou essa conclusão por ter conversado com alguns dos mais de 15mil membros pentecostais no estado?! 👏👏👏

      Mais uma coisa, alguém que começa falando "eles dão de 10x0 nos pentecas" não estão interessados em nada. Somente em quem esta ganhando numa "guerra" própria. Provavelmente a única coisa que conhece é os livros reformados e ainda sim quer falar de texto fora de contexto?! 👏👏👏👏

      Nao falo dos que acreditam nessa teoria, mas você
      -especificamente- nem "por acidente" deve parece ter tocado em uma bíblia, pois esta aqui só para fazer criticas sem nada construtivo a oferecer.

      Excluir
  9. Os pentecostais só começaram a estudar a Bíblia de fato por acidente e para dar base ao pentecostalismo com sua interpretação espirituosa, texto sem contexto e olhando a Escritura como empirismo e não com intenção de conhecer a Deus.
    SANDRO ARRUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o que importa é que esau serviu jaco e este jaco foi eleito para salvação em romanos 9, obrigado

      Excluir
  10. Acrescento,que,o autor dessa babozeira, deveria saber que a Assembleia de Deus não é uma religião, e sim, uma denominação cristã.Acho que o nobre jornalista autor da matéria, não sabe a diferença entre denominação e religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como o altor deste de comentário, deveria saber que as teorias reformistas também constituem uma religiã.

      Deveria ter o mínimo te modos para fazer uma critica amigo!

      Excluir
    2. Assim como o altor deste de comentário, deveria saber que as teorias reformistas também constituem uma religiã.

      Deveria ter o mínimo te modos para fazer uma critica amigo!

      Excluir
    3. Miqueias, fazer o comentário que você fez, é desconhecer os princípios do protestantismo. Nenhuma igreja/denominação protestante considera-se uma "religião", mas sim, parte da Igreja.

      Excluir
  11. Parabéns irmão....Que Deus continue te abençoando....

    ResponderExcluir
  12. Amém e que essa heresia calvinista não encontre guarida na AD

    ResponderExcluir
  13. Não existe uma proibição explícita da diretoria da igreja, mas existe uma proibição velada, sobretudo nas congregações menores onde o conhecimento é desprezado na maioria das vezes. Quanto as divisões causadas, reconheço que muitos "reformodinhas" tem sido causadores desse tipo de coisa, no entanto uma igreja que proíbe os membros de visitarem outras denominações e que faz declarações como se fosse proprietária do Espírito Santo não tem muito o que falar sobre união.(uma denominação que nem se une à outra AD no estado). Por fim irmãos, desejo de verdade que haja unidade no corpo de Cristo e que apesar das diferenças periféricas na teologia, nos lembremos das verdades essenciais que nos unem debaixo do termo "cristãos protestantes". Quero dizer que reconheço a existência de muitos irmãos piedosos na AD, mas fato que é que existe uma série de proibições veladas e formas de retaliar qualquer membro que venha aderir o pensamento reformado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, nao deveriam proibir, deveriam incentivar o calvinismo na AD, sobretudo num estado quente do nordeste, assim virariam uma geladeira e nao sofreriam tanto com o calor, alias, virariam mortos espirituais e iriam para o necroterio do liberalismo gay, da maçonaria, da TMI, tudo de origem calvinista, eita gelooo

      Excluir
    2. Ótima colocação. Concordo com tudo que vc diz. É verdade.

      Excluir
  14. Excelente!
    Aproveito a oportunidade para fazer um mea culpa, pois pensei que tal informação fosse verídica.

    Deus o abençoe sempre, meu irmão!

    ResponderExcluir
  15. Ótimos argumentos, irmão Everton!

    http://joaopaulomsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. PAZ DO SENHOR MEU AMIGO EVERTON EDVALDO, QUERO AGRADECER A DEUS PELA SUA VIDA, PELO TEXTO EXPOSITIVO E EXPLICATIVO, SOBRE ESSE ASSUNTO, EXISTE PESSOAS QUE NÃO CONHECEM 1% DE NOSSA ISNTITUIÇÃO E QUEREM INVENTAR OU MACULAR A IMAGEM DE NOSSA IGREJA E DOS NOSSOS LIDERES, QUERO TE PARABENIZAR POR SUA ATITUDE E DEFESA, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO RICAMENTE.

    ResponderExcluir
  17. Excelente exposição Everton Deus seja louvado por sua vida.
    Também não pribiria, apenas os adivertiaos dos perigos ensinados por esses suspostos adeptos da teologia reformada. Confesso que tenho lido tais livros, mais antes já sabia dos cuidados que deveria e devo ter.

    Reparei que essa tal moço que fez essa acusação em momento algum demonstrou amor ou defesa pelas escrituras. A grande massa dos calvinistas são assim, defensores natos da doutrina calvinista o que demonstra que não amam a Deus. Quem ama a Deus, guarda os seus mandamentos a sua doutrina e não a doutrina A ou B.

    Pode ver de perto o horror que o calvinismo causa. Em um ministério aqui da cidade de Feira de Santana BA, todos os jovens desse ministério retrocederam para o mundo por causa da divisão, discórdia e confusão que o calvinismo causa da mente e no coração dos incautos. Mais graças a Deus, que os mesmos estão retornando um a um.

    Deus abençoe a IEAPDPE!

    ResponderExcluir
  18. Não fomos proibidos de nada! Somos livres para lermos o que quisermos. Já ao Cristielson que defama e calunia a IEADPE saiba que sua conduta não reflete nem um pouco o que a Pagina Cristianismo Puro e Simples defende. Por favor em nome de Cristo vá se converter!

    ResponderExcluir
  19. Sabe nada esse menino! Precisa ler a Bíblia mesmo! Faltou muito o culto de doutrina! Toda segunda na Av. Cruz Cabugá, 29, Recife/PE e aulas na nossa ESTEADEB é só fazer o curso. Finalizando a Beréia lançou semana passada um livro muito bom sobre o Calvinismo e indico como sugestão para o rapaz - Cristielson, que falseou a verdade Bíblica com posicionamentos infundados num contexto amplo de interpretação e o que vivemos na nossa amada IEADPE.
    Joselma Sousa

    ResponderExcluir
  20. Você foi claro e objetivo meu amigo e irmão Everton.
    A Igreja está edificada sobre o fundamento da verdade e a mentira não prevalece. Deus continue vos abençoando!

    ResponderExcluir
  21. O que se esperar de um calvo fanático?
    Só baboseiras!

    ResponderExcluir
  22. Se a Assembleia de Deus fez essa proibição ela está de parabéns, nos círculos reformados e principalmente entre os calvinistas os pentecostais são tratados como ignorantes, e até zombam dos pentecostais e de seus costumes, zombam dos crentes que falam em línguas, esses cretinos reformados deveriam aprender a evangelizar, pois a única coisa que eles sabem fazer é pesca de aquário, fazem proselitismo ao crentes de outras denominações por isso ficam revoltados com essa proibição, pois como eles são incompetentes para evangelizar e alguém sábio pois tampa no aquário para que eles não pesquem por isso veio o desespero deles, o calvinismo é um câncer, uma doutrina diabólica que coloca Deus como o autor e efetuador do pecado na humanidade segundo calvino(As Institutas, Livro III, cap. XXIII, sessão 8). Tenho muito respeito pelas Assembleias de Deus e se houve essa proibição meu respeito aumenta ainda mais, pois vejo que os líderes que amam o rebanho devem protegê-lo de heresias tão danosas como essa que a reforma trás em seu bojo, a Europa foi contaminada com essa praga que apaga o Espirito e torna a igreja fria e morta, um cemitério de letras humanas, finalmente vejo com alegria atitudes que já deveriam ser tomadas a décadas, pois nas igrejas reformadas não existe literatura pentecostal e nós não reclamamos disso, até que em fim alguém colocou limites nesses pescadores de aquário, precisamos proibir sim esse lixo teológico que é o calvinismo e vacinar o povo pentecostal com a verdadeira doutrina do pentecostalismo clássico das Assembleias de Deus que é uma doutrina pura e genuína, oro para que a Igreja Assembleia de Deus que possui uma casa publicadora produza uma teologia sistemática pentecostal assembleana, eu compraria todo mês umas dez para da de presente quando isso acontecer, não sou assembleano, mas creio na doutrina pregada nas Assembleias de Deus pois é coerente, espiritual, e verdadeira com o crivo das escrituras, paz seja com todos!

    William Jacob Daniel - Igreja Pentecostal Bíblica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iasmim Silva10/26/2017 5:55 AM

      Sou da IEAD-PE, mas não concordo com proibir de comprar os livros reformistas, porque eles também servem para nós. Deus é Senhor sobre todas as coisas, e esses livros reformistas servem sim para nossa edificação, o problema é, que muitos se limitam apenas a eles.
      Mas são livros lindos e certamente inspirados por Deus! E eu não acho que deveríamos ser tão extremistas assim pois Deus nos deu essa diversidade de livros para a nossa edificação e não para assumirmos uma bandeira, de um lado a pentecostal, e do outro a reformista. Não é assim que funciona, vamos para para analisar!

      Excluir
  23. Realmente não há fundamento em tal proibição pois o conhecimento liberta as pessoas da ignorância e até hoje a única proibição que eu conheço da assembléia é de visitar outras denominações

    ResponderExcluir
  24. Irmão Ewerton muito bom o comentário. No mínimo este referido rapaz que fez críticas já foi da AD e começou ler um livro e já queria inflamar os outros com sua teses, antes de alguém querer saber de alguma criatura leia a BÍBLIA para saber do CRIADOR!

    ResponderExcluir
  25. O verdadeiro conhecimento Liberta,quem tem a Bíblia possui o verdadeiro conhecimento, conhecer sobre satanismo não liberta e nem acrescenta espiritualidade, da mesma forma conhecer sobre calvinismo não liberta ninguém, pelo contrario, escraviza o individuo numa heresia perigosa, não precisamos de literatura de tradicionais, somos pentecostais, que esses homens frios fiquem com sua literatura morta, parabéns irmão William Jacob Daniel pela brilhante colocação, e continuem firmes líderes da Assembleia de Deus, continuem varrendo essa abominação calvinista para longe de nossos templos.

    Isaac Samuel

    ResponderExcluir
  26. A arrogância e prepotência desses "reformados" é tão grande, que eles se sentem detentores do verdadeiro conhecimento, e o conhecimento da literatura pentecostal não é suficiente? Fui presbiteriana e nunca vi literatura pentecostal sendo vendida ou exposta em nossas livrarias ou templos na época que eu fui, faz pouco tempo isso, hoje conheço o Deus vivo, que fala e ainda opera, e que é mais que uma história do passado, e aprendi isso numa igreja pentecostal e louvor a Deus por sair da letra reformada e entra na dimensão do espirito que é onde os pentecostais vivem!!!!!

    Sarah Andrade

    ResponderExcluir
  27. Olá! Everton. Graça e felicidade! Li seu texto e observei a sua colocação. Eu fui como você, mas o Evangelho me alcançou. Digo que fui como você porque vivenciei também as experiências que hoje você compartilha: Fui assembleiano, professor de EBD, ligado a IADPE; um defensor dos dogmas, fariseu zeloso pelas leis; porém, Jesus me achou, dentro da AD. Fui tocado pelo Espírito do Evangelho quando li o livro de Atos, sobre a vida de Estevão; e minha vida mudou completamente, e fui transformado pelo poder do Evangelho e na graça redentora de Cristo Jesus. Assim como o Evangelho se manifestou pelo Espirito Santo a mim, e a tantos outros, ele vai se manifestar a você também. Creia! Porque se você crê você vai ver a Glória de Jesus, assim como Estêvão. Jesus te convida para ser levado pelo vento do Espírito, e não ser ativista do templo, do sistema que há no mundo, porque o Vento sopra onde quer e não sabeis de onde vem e nem para onde vai. O Espírito te convida a andar com fé e não por vista.

    Abraços,
    Rafael Lima

    ResponderExcluir
  28. A Paz do Senhor Everton,

    Antes de tudo, quero pedir desculpas por comentar como "Anônimo", mas tenho minhas razões pessoais por isso, espero contar com sua compreensão.

    Hoje sou membro da Assembleia de Deus em Pernambuco, presidida pelo Pastor Ailton José Alves. Tenho muito orgulho disso, de fazer parte de uma igreja organizada, estruturada, que defende a família e cuida dela, forte no ensino, no evangelismo, que tem muito zelo por uma vida de oração, jejum e consagração.

    Mas antes disso, sempre fui criado desde pequeno em uma igreja Calvinista. Não lamento por isso, agradeço a Deus por serví-lo e conhece-lo desde a infância, pois foi muito importante na minha juventude em carregar valores cristãos.

    Mas uma prática sempre achava errado: minha igreja, até hoje, sempre criticava a Assembleia de Deus, criticava o Pastor Ailton, os usos e costumes, o batismo com o Espírito Santo e tantas outras coisas. Às vezes me perguntava: porque criticam tanto? É inveja do crescimento? é inveja da estrutura organizada? é inveja dos jovens que se vestem de modo descente? o que é que causa tanto ódio?

    Quando conheci a Assembleia de Deus vi que tudo isso era mentira! E que os usos e costumes tem princípios bíblicos e quem dera se todas as igrejas também seguissem. Na igreja onde fui criado, os jovens bebem cerveja pois para eles o pecado é se embriagar, os jovens podem usar pircing, fazer tatuagens, pois Deus só quer o coração, as jovens usam shorts, calças, mostrando nuancias de seu corpo, os rapazes vao pra igreja de boné. Isso me incomodava bastante. E sempre recorriam à Bíblia para justificar suas práticas dizendo que Deus só queria o coração e que não estava na Bíblia tais usos e costumes.

    Sabe Everton, eu fazia parte de uma igreja teológica, preocupada com livros e mais livros, confissões de Westminster, catecismos, com uma igreja que ler a bíblia usando o jaleco calvinista, levando ela para o laboratório teológico das razoes e logicas humanas.

    Hoje, descobri que o evangelho é simples e puro, e não me envergonho de fazer parte de uma igreja com irmãos simples, humildes em seus conhecimentos bíblicos, mas que tem poder de Deus, que jejuam, que oram, que se consagram, que são poderosamente usados por Deus.

    Particularmente, não preciso de livros reformados, embora já tenha os lido, mas não vejo proveito mais nisso, na CPAD tem muitos livros profundos. É triste ver jovens se enveredando por esse caminho perigoso do calvinismo onde fui criado.

    ResponderExcluir
  29. Texto relevante, em uma época que está tendendo à intolerância. Uma dica: em casos desse tipo, primeiro procure contatar a suposta fonte - no caso, a liderança da AD Pernambuco. Eles representam a igreja, que é a vítima do suposto boato. Registre ou grave a resposta, para evitar futuras controversias e idas aos tribunais. Faltou vc dizer, no texto, que é membro dessa igreja. Tire um print da página ofensiva. Aproveite ocasioes como essa para defender a Igreja com I maiusculo. Não é só a Assembléia De Deus que sofre acusação de ser atrasada intelectualmente. Dica de um irmão em Cristo, ex-estudante de jornalismo.

    ResponderExcluir
  30. kkkk engraçado q seu everto so agradece ao petecas kkk nao tem como nega a doutrina da eleiçao basta lê romanos8-9 q paulo vai fazer uma abordagem clara e excelente da doutrina da eleiçao. e sem sombra de dúvidas os livros reformada da de 10×0 nu livroas arminiamos

    ResponderExcluir
  31. kkkk engraçado q seu everto so agradece ao petecas kkk nao tem como nega a doutrina da eleiçao basta lê romanos8-9 q paulo vai fazer uma abordagem clara e excelente da doutrina da eleiçao. e sem sombra de dúvidas os livros reformada da de 10×0 nu livroas arminiamos

    ResponderExcluir
  32. A propósito, vá no painel de controle do Blogger e ative a moderação de comentários. Vc escolhe o que vai ser publicado e evita mais gente falando mal da igreja em público.

    ResponderExcluir
  33. Teólogo de esquina literalmente!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. O que dizer de uns que dizem que beber não é pecado, negam os dons espirituais, negam a manifestação do Espírito Santo, dizem que cessaram o ministério dos apóstolos, não fazem evangelismo, dizem que tudo está premeditado (talvez por isso não fazem evangelismo e suas igrejas fecham por falta de membros) entre outras coisas?

    ResponderExcluir
  36. O que a IEAD-PE precisa é se libertar do demônio de Religiosidade que a domina e de seus líderes que mais parecem meninos!

    ResponderExcluir
  37. Iasmim Silva10/26/2017 5:45 AM

    Meu Deus uns são apenas pentecostais e outros apenas reformistas, vocês têm que entender que sem o Espírito Santo de Deus não existiria palavra e a vontade de Deus é que nós tenhamos conhecimento sobre a sua palavra mas sem deixar de buscar o Espírito, que nos vivifica.
    Devemos unir os dois e não separar o que pra Deus é uma coisa só, nós em nossas mentes limitadas que damos mais importância a um e esquecemos do outro. Que o nosso Senhor Jesus Cristo nos ajude, nos dê sabedoria e discernimento.
    E oremos, pois nosso país precisa mais da nossa união, não de discussões e essa divisão que existe atualmente entre nós. Jesus vai vim para buscar a sua igreja, não uma denominação!
    Leiam João 17 e vejam a mensagem de amor, a oração que Jesus faz por nós para que sejamos unidade, para que nele sejamos um só assim como Ele e o Pai são apenas um. Só assim o mundo vai crer que Jesus é o Senhor, o único que pode salvar a todos.
    Que Deus derrame sua infinita graça sobre nós e abra as nossas mentes e olhos para as coisas que ele quer nos mostrar! Em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  38. infelizmente os ditos teólogos de internet que estão aí nao possuem preparo pra estarem nessa ascençao desenfreada nas mídias sociais e só fazem balburdia dividindo o povo de Deus. Sou reformado e reprovo muitas atitudes que mais dividem do que edificam. Abraços fraternais do Pastor Eurico que comenta aqui.

    ResponderExcluir
  39. A irma que comentou não existir isso, não deve frequentar a igreja assiduamente, não participa dis cultos de doutrina ou ainda não faz parte de nenhum órgão onde a cobrança é redobrada.

    Certamente ele também irá dizer que não são proibidos de visitar congregações/igrejas co-irmãs de outras áreas sem ter que pedir autorização ao pastor local.

    O relato acima, faço com propriedade de quem frequenta a IEADPE desde os 15 anos (1985 - qdo o então saudoso Pr. JOSE LEONCIO era vivo e não fazia distinção de rótulo de igreja e vivia e praticava o Salmo 133).

    Em 2016 um amigo nosso, chegou a ser ameaçado de passar por disciplina por ter se ausentado da igreja, da área que fazia parte, para prestigiar um órgão que no passado ele fez parte e comemorava mais um ano de vitoria.

    ResponderExcluir